Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

quarta-feira, agosto 31, 2005

Ui...

3 (ou teriam sido 4?) Kronembergs (pints), 2 Hoegardens (é assim que se escreve?), 2 shots de Tluaca, ou lá como é que aquilo se chama e 2 shots de Zubrovka... Foi suficiente para me por bêbado há 12 horas atrás. Porque é que o quarto ainda está a rodar??? Comemoração de final de tese...

Etiquetas:

terça-feira, agosto 30, 2005

Sempre fui fã do Cronemberg...

Ácerca do seu novo filme, baseado numa banda desenhada com o mesmo nome, "A history of violence" (com o teu amigo do Senhor dos Aneis, Patrícia), David Cronemberg, o realizador declarou o seguinte: "I'm not actually a violent person, but I had to learn to kill with my bare hands to make this movie. So I could now kill a critic, any critic, in seconds. It'd be so fast people wouldn't know why he dropped to the ground. And I'm tempted to sometimes." David, pá! Sempre admirei bastante o teu trabalho!! Críticos, tenham cuidado...

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 29, 2005

Torremolinos 73

Mais uma prova de que o cinema espanhol está entre os mais consistentes do mundo. Um Javier Cámara ("Habla con ella" e "La mala educacion") quase irreconhecível e uma fantástica Candela Peña ("Todo sobre mi madre" e "Te doy mis ojos"), num dos filmes mais divertidos que jamais vi no cinema. Pelo menos a primeira parte. No fim, toca em temas mais sérios e perde um pouco o ritmo, mas é sempre feito de forma consistente, com um registo sério e com objectivos bem definidos que consegue alcançar plenamente. A história é a de um vendedor de enciclopédias fracassado a quem é "proposto" (a alternativa é o desemprego) filmar-se a si e à sua esposa na cama (ou noutro lado qualquer...) sob pretexto dos filmes serem vendidos na Escandinávia como parte de uma "enciclopédia de hábitos sexuais do mundo". A partir daí, digamos que a sua paixão pelo cinema vai aumentando dia a dia. Ao mesmo tempo, a fama da sua esposa como actriz pornográfica nos países nórdicos também... No final, há escolhas a serem feitas, por ambos os membros do casal.
Este filme TEM de ser visto por toda a gente que gosta de cinema.
Nota final:*****
PS: Tenho imediatamente de começar a ver filmes do Bergman...

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 26, 2005

Os comics da semana

A minha última semana de comics em Brighton (talvez, depende do meu estado de sobriedade na próxima 5a feira para ir à loja) só teve DC...
Jack Cross 1 - Warren Ellis, Gary Erskine - "Now terror has something to fear", avisa o slogan na capa. Bloody hell!!! E como!!!! Nem sei como é que esta coisa sai com o logotipo da DC e não pela Vertigo ou pela Wildstorm!? E onde é que está o aviso que é para leitores adultos??? Bolas, já consigo imaginar as pobres criancinhas americanas (por acaso não consigo, porque acho que cada vez menos as crianças americanas têm tempo para comics) a comprarem isto e a irem chorar para dentro do armário... Pesado!!! Vou continuar a comprar!
Other World 6 - Phil Jimenez - Parece que esta série mudou de 12 números para... algo diferente. Segundo o site da DC, o "primeiro acto" acaba no número 7. Este número é sobre a cidade tecnológica, os inimigos do mundo da magia... BLÁ, BLÁ, BLÁ... estou a começar a arrepender-me de ter comprado isto.
Hellblazer 211 - Mike Carey, Leonardo Manco - John Constantine, Hellblazer - literalmente! Constantine continua a sua viagem pelo inferno e entra nos domínios de Rosacarnis... Ou serão os domínios de Nergal? Ou serão os domínios de... John Constantine? Mais uma ou outra jogada desesperada do maior mágico do planeta... E John, não se enfiam cigarros acesos nos olhos dos nossos filhos adolescentes! Mesmo que esses adolescentes sejam os filhos resultado de um casamento de apenas um dia, mas vivido 20 anos com uma demónia...
LAST, BUT DEFINETELY NOT LEAST...
Top 10 - The 49rs - Alan Moore, Gene Ha - É LINDO!!!!!!!!! Mais uma obra prima do mestre Moore!!!! Não tenho palavras para descrever esta história. Digo apenas que se trata do início da força policial na cidade de onde todos são super-seres! É 1949, a guerra acabou há pouco e tudo quanto é super-ser está a ser recolocado ali. Afinal, quem é que quer viver ao lado destes seres? Mas há que policiar a cidade... e como todos nós sabemos, quando cidades americanas crescem, há sempre crime, gangs e descriminações entre grupos "étnicos"... Tudo isto e uma história de amor! Ao nível do melhor que o DEUS MOORE jamais escreveu. Sim, isso inclui From Hell (filme com o Johnny Depp), V for Vendetta (em breve um filme com a minha ex-futura esposa Natalie Portman), League of Extraordinary Gentlemen (filme manhoso com o Sean Connery) ou Watchmen (em breve um filme com não sei quem...). Este também tem potencial para filme, embora como todos os que referi e que já vi até agora, os filmes nunca cheguem aos calcanhares da banda desenhada original. Amigos, valeu bem a pena gastar 16 libras nisto!

Etiquetas:

Gorillaz - Demon Days

Estes tipos são excelentes! O seu primeiro album foi muito original e diferente de tudo o que eu conhecia até então. Este novo album é muito original e diferente de tudo o que eu conheço até agora. Com a excepção do album passado. Não sei se me fiz entender, mas o que isto significa é que Demon Days é album para se ouvir com muita atenção e perguntar de onde é que estes tipos tiram estas ideias!
Nota final: *****

Etiquetas:

Sussex Arts Club

Ontem fui a um (quatro) concerto no Sussex Arts Club, um hotel-pub-club todo intelectual, onde por exemplo a Bryn foi à sua primeira reunião do seu "robot-club" (um clube de geeks que gostam de robots - eu vi imagens... impressionante!) e onde normalmente a melhor noite de dança da cidade ("It came from the sea") acontece.
Ontem foram 4 concertos. O(a) apresentador(a) que também cantou, é alguém chamado Britch, nome que resulta da fusão de Brit com Bitch... Vestido(a) com uma camisa com o padrão Union Jack e com um casaco branco que mais parecia uma bata, por cima, este(a) senhor(a) tinha um aspecto bastante peculiar, com a sua fraca cabeleira e com a careca à mostra. Tinha uma voz potente e um repertório cuja coisa mais parecida que já ouvi seria talvez Tricky, mas versão "feminino" (o "o" final é propositado). As músicas eram todas sobre o seu mundo, onde o ser gay é a coisa mais importante, o que me parece um pouco frustrante. Interessante, mas não é o meu tipo de coisa.
A primeira banda a tocar eram uns sujeitos chamados "The Poppycocks". "Come closer and smell the poppycocks, if you dare!", foi o desafio destes senhores. Uma banda bastante descontraida, com 3 sujeitos, o guitarrista/vocalista lembrava-me remotamente o Brian Ferry tanto em aparência como no estilo empregue a cantar. O baixista lembrava-me o Miguel Ângelo dos Delfins, e bolas, se o raio da banda não era uma espécie de Roxy Music e Delfins a cantar coisas do repertório de Divine Comedy, era algo muito parecido... O baterista não me lembrava ninguém. Mas acho que a Katie disse qualquer coisa sobre ele parecer alemão. Ou dono de um talho. Ou dono de um talho alemão... Qualquer coisa assim...
A segunda banda chama-se "Miss Pain". Este tinha tudo para ser o meu "act" preferido mas não foi. Primeiro, a banda eram 2 meninas engraçadas e um clone do Brian Molko (sim, eles abundam por aqui). Todos estavam em uniforme militar! O seu equipamento eram vários sintetizadores, uma guitarra e aquele instrumento cujo nome não sei, mas que quero um (desde que vi o concerto de... eram Nightmares on Wax?) isso sei! Estou a falar de uma espécie de antena que reage à proximidade da nossa não com estática ou qq coisa assim... Espero que saibam do que estou a falar. O raio do grupo era todo tecnológico e isso foi a sua perdição. Não sei quantas vezes terão tocado antes, porque antes do concerto estiveram imenso tempo a parametrizar todo o equipamento e era divertido vê-las com os seus caderninhos de apontamentos a meter as definições todas certinhas... Depois, durante as músicas, literalmente LIAM as letras de outros cadernos. Depois um dos amplificadores deixou de funcionar e uma das meninas teve de contar uma história para entreter a audiência enquanto pediam o amplificador a uma das outras bandas. Depois houve um instrumento (este sim, completamente desconhecido para mim), que basicamente era uma caixa preta do tamanho de uma caixa de disquetes, com luzinhas, que a menina-comandante-da-força-aérea tentou fazer com que fizesse algum som ao microfone, mas que foi um enorme barrete... E o concerto até começou bem, com uma ideia fantástica que foi na primeira música, a vocalista começou por fazer o aquecimento, a marchar e a fazer alongamentos e a pedir ao público para acompanhar, tudo ao som de uma batida electrónica bem porreira! Enfim, apesar dos problemas técnicos, o tipo de música era o mais de acordo com o meu gosto. A rever, se possível.
A última banda foi "The Peppetes". Muito engraçado a nível visual, esta banda de 7 ou 8 pessoas, não é bem o meu estilo. Todos tinham o seu "uniforme". Os rapazes, os instrumentistas, todos tinham os seus pullovers com iniciais (o que não era a melhor escolha, tendo em conta o calor que estava). As meninas, vocalistas, todas com vestidinhos curtíssimos, a imitar os anos 60, e com penteados a condizer, estavam o máximo. E ainda por cima, todas elas eram lindas! Mas o repertório... era isso mesmo. Música americana dos anos 60, aquelas bandas de meninas a cantar com coreografias todas engraçadas coisas sobre "amores adolescentes", "o meu novo namorado", "gosto de rapazes em uniforme", "a minha mãe não me deixa sair"... enfim, não o meu género, apesar de estilisticamente estarem muito bem.
Pena estar tão cansado, porque a noite continuou com DJs, mas sinceramente ontem não era o meu dia para dançar.
Uma nota final para como o pessoal estava vestido. Eu preciso de lições de estética inglesa e de renovar o meu guarda-roupa. Mais os rapazes do que as meninas, que essas estavam de qualquer maneira.

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 25, 2005

Portugal para ingleses.

Nem eu acho que somos assim tão tristes como este sujeito nos descreve. Mas que é esta a ideia que muitos têm do nosso país (quando sabem onde é), isso sim.

Etiquetas:

Liga dos Campeões - Prognósticos (sim, já)!

Basicamente é uma tradução de um post que fiz num fórum sobre bola, cujo link está aí ao lado.
_
Grupo A - Corrida a 2, parece-me. Não sei quem irá para a Taça UEFA entre Brugges e Rapid, mas acho que a Juventus e o Bayern se qualificarão facilmente...
Grupo B - Grupo interessante. Se o Arsenal continuar a desapontar na Europa, o Ajax e o Sparta têm hipóteses de passar. Não me parece que o Thun tenha qualquer hipótese de ir sequer à Taça UEFA.
Grupo C - Grupo fácil para o Barcelona. Mas quem virá em 2o e 3o entre Panathinaikos, Bremen e Udinese? Vai ser interessante de seguir.
Grupo D - O sorteio podia ter sido pior para o Benfica, mas acho que vão ser corridos facilmente. Estão extremamente fracos este ano. Mas também, não sei quão fortes estão o Villareal e Lille. Man Utd vai ganhar este grupo a menos que haja um super Villareal... Não é impossível.
Grupo E - Grupo muito interessante e equilibrado. Acho que o Fenerbahçe acaba em último, mas não é certo que o Milão passe (apesar de provavelmente passar). PSV deve querer vingar-se do ano passado e o Schalke era a equipa mais forte do pote 3.
Grupo F - Férias na primeira metade da época para o Real e Lyon. Será que se importarão com quem ganha o grupo? Não faço ideia de quem é pior este ano entre o Rosenborg e o Olympiacos.
Grupo G - AHAHAHAHAHAHA! Anderlecht vai ser corrido. O 3º classificado entre Liverpool, Chelsea e Bétis tem fortes hipóteses de ganhar a Taça UEFA.
Grupo H - O FC Porto teve um sorteio sortudo e com um pouco mais de sorte pode ser que ganhe o grupo, apesar de ser comparativamente fraco este ano. É o grupo mais fraco.

Etiquetas:

Tese

Acabei agora a primeira versão completa da coisa. Agora tenho de rever tudo, integrar os capítulos todos (foram escritos separadamente), adicionar as correcções da supervisora, escolher os quadros que vou por em anexo e rever o inglês. Esperemos que, se tudo correr bem, lá para segunda ou terça, esteja a imprimir e a entregar.
Depois vou para os copos.

Etiquetas:

10 bandas...

Eis 10 bandas ROCK que eu nunca tinha ouvido falar há coisa de uns meses e agora gosto incondicionalmente. Uma pena não fazer anos agora, senão podia avisar o mundo todo que não tenho os CDs dos nºs. 9, 6 e 5 e chorar até alguém mos oferecer.
Aqui ficam por ordem de gosto!
10 - The Killers
9 - Kaiser Chiefs
8 - Death From Above 1979
7 - Modest Mouse
6 - !!!
5 - Postal Service
4 - Yeah Yeah Yeahs
3 - Bloc Party
2 - Interpol
1 - The Arcade Fire
Alguém quer recomendar algo? Eu sou mais pela música de dança, mas estes rockeiros-popeiros convenceram-me...

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 24, 2005

Hoje acordei todo político...

Left, Right
All my soldiers march
All my people march
All my soldiers march
All my soldiers march with me
All my soldiers march with me
All my soldiers march with me
All my soldiers march with me
He laid on his back,
His firearms by his side
Hearin no sound
Just watchin the fireworks in the sky
I walk by
Look down he still smiling
Cause he’s done fightin
A fallen soldier
Now his war’s over
Don’t matter which side is wrong or right
Some innocent lives will be lost on the battlefield tonight
So hungry to kill
Only his death can curb his appetite
Live ammo hit the flesh
And it feels so right
I’ve embellished my life
Now God please tell me is this what death’s like?
His death in a sense …kept his innocence
Heavy hearted spouse
Clingin on to anything intimate
She can find around the house
What’s the difference between Bush and Saddam?
Sheik Ahmed Yassin, Osama Bin Laden
Or Idi Amin…
Fidel Castro
It seems to me they on the same team
They hate only lead to innocent blood streams
If it’s so important
To fight for mankind
Well I don’t see none of they kinfolk
Out there on the front line.
And I’m a soldier
Right here – hip-hop – with my guns by my side
Ready to ride till I die
And I’m a soldier
And you can see it in my eyes
Even when the man dies
They say a soldier never cries
And I’m a soldier
Until the day they take my life
All my soldiers march with me
Left, Right
All my soldiers match with me
Left, Right
I thought I told ya
This is the story of a soldia
Stand up stand up stand up
Stand up stand up stand up
US stand up
UK stand up
France stand up
Spain and Portugal, Germany stand up
Slovakia stand up
China stand up
Palestine, Kosovo, Ghetto World stand up
This is a live nigga PSA
From the one and only ghetto bullhorn
Come to warn you
There’s a war goin on outside
And you can’t run
You can’t hide
All my soldiers march
All my people march
Ghetto funk march
Whole world march!
All my soldiers march
All my people march
The Chemical Brothers feat.* Anwar Superstar
Push the Button
* como eu odeio "feat.s"

Etiquetas:

Desilusão

Udinese 3 - Sporting 2
Como na época passada, o Peseiro começa por desiludir com tácticas maradas, o Liedson parece que não joga com a mesma motivação, se calhar falta um Pedro Barbosa no meio campo e a vender Enakharire e comprar Tonel parece-me algo que não foi bem pensado.
Lá se foram 3 pontos de bónus para as equipas portuguesas na Europa (para além de terem perdido os pontos dos dois jogos). Ainda por cima, de todas as equipas portuguesas na Europa, o Sporting será o único cabeça de série, pelo que prevejo uma época NEGRA para os portugueses nas competições Europeias.
Veremos se me engano.

Etiquetas:

terça-feira, agosto 23, 2005

Apostas

Probabilidades das equipas ganharem a Superliga
Companhia ..........Bet365..... Coral..... BetandWin
Porto ....................11/8........... 1/1....... 1,9
Benfica ..................7/4 ............9/5....... 2,65
Sporting Lisbon ...4 ..............10/3....... 5,5
Sporting Braga ....16.............................. 17
Boavista ................20............ 20............ 26
Rio Ave .................50.............................. 67
Guimarães ............66 ............................100
Belenenses ...........100 ...........................150
Marítimo ..............100 ...........................101
Gil Vicente ............200 ..........................151
Nacional ................200 ..........................151
Penafiel .................200 ..........................300
Académica ............500 ..........................500
Naval .....................500 ..........................500
Paços Ferreira ......500 ..........................750
Setúbal ..................500 ..........................250
Uniao Leiria ..........750 ..........................1000
Amadora ...............2000 ........................2000
.
Portanto o que isto quer dizer é que o Estrela da Amadora, nestas duas casas de apostas que lhe dão hipóteses de ganhar a Superliga, dizem que é mais improvável do que o inferno gelar... Aproveito para perguntar o seguinte... A Superliga agora é patrocinada por uma destas empresas de apostas. Será que não será do seu interesse pagar o mínimo de prémios possível? Espero que o patrocinador não ajude quem lhe dá mais interesse. É mesmo típico de uma coisa retrógrada como o futebol português aceitar um patrocínio de uma empresa de apostas. Não sabem que no caso de algo tão desacreditado como o futebol, não basta ser mas também parecer? A mim não me parece sério um campeonato onde o principal patrocinador tem algo a ganhar ou a perder com o resultado final da competição.

Etiquetas:

The Island

Pois... fui ver. A minha ex-futura-esposa Scarlett Johansen estava lá, e era ficção científica realizada por um tipo experiente (apesar de nem por isso excelente) por isso resolvi ir ver. Como dizer, em termos de fotografia, da forma como é filmado, cenas de acção, o design de TUDO, o filme está excelente. Mas tem um pequeno grande problema... o argumento tem mais furos do que uma peneira... É assim, se não se importarem com pormenores como num sítio onde se conseguem detectar pesadelos quando um gajo está a dormir, não se conseguir detectar que um tipo fura o recolher obrigatório abrindo uma porta que não faz sentido não estar fechada, dado o grau de controlo que nos querem fazer crer que existe naquele sítio... Se conseguem perceber como é que raio um tipo cujo trabalho é injectar líquidos em tubos durante toda a sua vida tem como responsabilidade secundária APENAS ir a locais supostamente contaminados com algo mortal (não explicado) fazer algo que nem sequer se percebe bem o quê... e que fica com a chave do seu supervisor sem que ele note nada (num sitio com mais controlo do que o pentágono)... enfim... Ah! E claro, quando se cai de um logotipo pendurado num arranha céus, basta ter uma rede para nos apanhar... Especialmente quando parte do arranha céus, do logotipo e de um helicóptero que nos tenta atingir com rajadas de metralhadora cai connosco. Enfim, visualmente brilhante, achei o argumento risível. A ver apenas se gostarem muito de um dos actores, ou se forem fanáticos por filmes de acção/ficção científica.
Nota final: **

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 22, 2005

See! Now! Our sentence is up!

"We made gods and jailers because we felt small and ashamed and alone. We let them try us and judge us and, like sheep to slaughter we allowed ourselves to be... sentenced. See! Now! Our sentence is up!"
The Invisibles, vol.3, nr.1

Etiquetas:

domingo, agosto 21, 2005

FC Porto 1 - Estrela 0

Começámos o campeonato. A perder, como todos esperavam. Ouvi o relato, pois era a única forma de acompanhar o jogo que eu tinha. Segundo me pareceu fomos incapazes de criar qualquer situação de perigo que o FC Porto não pudesse controlar. Boas exibições do Bruno Vale, do Maurício, o nosso central brasileiro, e do Manú, o sujeito emprestado pelo Benfica. Gostei da táctica que o Toni utilizou. 4-4-2, mas com os "2" da frente a serem extremos, por forma aos laterais do FC Porto não poderem subir. Claro que ficámos com o vazio total lá à frente, mas como ninguém esperava que fossemos ao futuro estádio Dr. Jorge Nuno Pinto da Costa para mandar no jogo, até foi uma táctica aceitável. Claro que o resultado está à vista. Aguentámos enquanto pudemos, mas não foi suficiente. No final ainda tivemos alguns fogachos, mas claro, tudo controlado pelo FCP. A semana que vem, outro teste difícil. O Boavista, que fora de casa, e treinado pelo Carlos Brito, deve ser só retranca e contra-ataque. Veremos o que acontece. Veremos, não, porque é o meu último fim de semana fora de Portugal (gulp!) e por isso não vou poder estar no José Gomes a apoiar a equipa...
Já agora, Naval e Gil Vicente começarem a ganhar, foi mau! Já estamos 3 pontos atrás deles... BAH! Estes são dois dos que temos de ultrapassar rapidamente!

Etiquetas:

Fórmula 1 - Tiago Monteiro

Eu não sou pessoa que normalmente goste de dizer mal, especialmente sem ter o conhecimento completo das circunstâncias... mas vou fazer algo parecido. Não tenho televisão em Inglaterra e por isso para acompanhar acontecimentos desportivos, ou é futebol no pub (se for futebol inglês, espanhol - só vi um jogo o ano todo - ou competições europeias) ou é na internet. Eu gosto muito de Fórmula 1. Sei que o desporto está em declínio, talvez desde a morte do Ayrton Senna, ou da troca do Nigel Mansell desta disciplina pela, na altura, Fórmula Indy americana. Mas mesmo assim, acompanho as corridas pela internet (sim, só mesmo um geek para acompanhar uma coisa monótona como uma corrida de Fórmula 1 de uma forma tão monótona como olhar para os tempos e para um comentário escrito na internet).
Este ano temos a "sorte" de ter um piloto português na competição, Tiago Monteiro. Sorte, entre aspas, porque eu de bom grado trocava o piloto pelo grande prémio (e nem me façam começar a falar sobre isto, porque quando ficámos sem grande prémio nem imaginam os nomes que eu chamei aos responsáveis do governo e aos donos do autódromo fernanda pires da silva - minúsculas propositadas -, mais conhecido como autódromo do Estoril. Na altura pareceu-me um caso paradigmático de "NACIONALIZAÇÃO JÁ! ESTOU-ME A LIXAR PARA OS VOSSOS DIREITOS RELATIVAMENTE À PROPRIEDADE PRIVADA!!!!" Bom, ok, já me acalmei, é para verem como eu realmente sinto relativamente a este assunto. Foi uma perda enorme para o país em termos tanto de projecção internacional, como de ganhos directos em termos de turismo e consumos, etc.).
Bom, não querendo dizer muito mal do senhor, tenho acompanhado a sua carreira desde os tempos em que foi para a "segunda divisão" dos Indy Carts ou lá como se chama a principal competição equivalente nos States... Mesmo lá, era absolutamente um "condutor de taxi", ou seja um piloto que andava pelos 8os ou 10os lugares, sempre sem condições de ganhar corridas. Ou seja, é bom poder chegar lá, mas nunca foi um pretendente a qualquer título. Fiquei MUITO surpreso quando ele foi para a Jordan. A Jordan era uma das minhas equipas preferidas e lembro-me bem quando a dada altura o Heinz Herald-Frentzen ao volante de um Jordan, estava a liderar uma corrida e ficaria a poucos pontos da liderança do campeonato quando o sistema electrico falha e ele tem de abandonar... Foi uma frustração e podia ter mudado a história dos campeonatos recentes de Fórmula 1. Mas como não é fácil fazer contra-factuais, especialmente com desporto, fico com as memórias.
Ora a Jordan está despedaçada e o que era antes, já não é mais. O ano que vem vai ser uma equipa russa chamada Midland, segundo sei. Bom, este é portanto um ano de transição. E quem é que a Jordan vai chamar para este ano de transição? Um piloto indiano desconhecido e... o Tiago Monteiro. Ora, este piloto é bastante seguro e foi uma boa aposta para uma equipa que se quer renovar. O homem está a provar isso mesmo ao acabar todas as corridas... em último ou perto!!! Ou seja, é um condutor de táxis! Chega ao destino, mas o mais devagar possível!!!!
Hoje estou a escrever isto porque estive a seguir a Fórmula 1 pela internet, como costume. Então não é que o sujeito hoje consegue ficar atrás do seu colega de equipa (indiscritível como é que alguém consegue ser pior do que este) e ainda de um Minardi, a equipa de desporto profissional (de todos os desportos profissionais!) mais masoquista do universo (porque perdem, perdem, perdem, perdem... e continuam a tentar... e a perder!)! E para além disso, consegue dar um toque na traseira do 2o classificado, Juan Pablo Montoya (há pedais - um deles é o travão!!!!), fazer com que ele dê um pião, e... perca o 2o lugar para o Alonso que assim só perde 2 pontos na luta pelo mundial de pilotos para o Raikkonen!! Ou seja, hoje, o Tiago Monteiro contribuiu activamente para a monotonia do campeonato do mundo, sendo MUITO MAU! Bolas... E as ironias do destino fazem com que este senhor tenha sido o primeiro português num pódio de Fórmula 1, quando tenho a certeza que é muito pior piloto do que o Pedro Lamy, que fazia constantemente melhores tempos que o seu colega de equipa Giancarlo Fisichella, que hoje terminou em 4o, está nos primeiros lugares do campeonato e já ganhou corridas. Realmente o desporto tem destas coisas.
Bom, claro que também há dias maus, mas acho que este senhor não acrescenta muito ao desporto automóvel... E trocava-o por uma corrida de Fórmula 1 regularmente no Estoril...

Etiquetas:

The White Stripes - Get Behind Me Satan

Mais um album para os White Stripes, uma das bandas mais misteriosas, mas firmes do rock contemporâneo. Este novo album é mais variado, não tão "rock-intensive" como o anterior. Não vos vou tentar aborrecer com qualquer tipo de crítica. Só um "COMPREM"! Ou alternativamente pirateiem...
Nota final: ****

Etiquetas:

Crash - não o do Cronemberg...

Ontem fui ver Crash, um filme sobre racismo em Los Angeles... escrito por canadianos. Confesso que as minhas expectativas estavam mais altas do que o normal, para um filme deste género. Isto porque já tinha visto boas críticas sobre o filme e algumas opiniões fundamentadas eram-lhe favoráveis.
Eu achei o filme absolutamente mediano. Não é nada original, chega a ser monótono em algumas partes. Depois, o estilo é todo "Magnólia", com várias histórias diferentes que se tocam em algum ponto, chegando ao ponto de haver cenas absolutamente iguais, como por exemplo uma em que todas as personagens são filmadas em pose contemplativa, com uma musiquinha melancólica (pelo menos não é a Aimee Mann - nada contra a senhora)!
O filme tem dois pontos altos em termos emocionais e alguns twists engraçados, o que faz com que para o cinéfilo compulsivo como eu, valha a pena ver. A questão é que este filme também pode agradar a pessoas que vão menos ao cinema e de facto dá um retrato interessante sobre a tensão racial que existe. Mas como disse a minha amiga que veio comigo ver isto, apenas a personagem do Matt Dillon tem realmente exploradas as motivações do seu racismo.
No entanto achei o filme de certa forma exagerado na exploração do racismo. Ehehe, e o curioso que só agora é que me apercebo que fui ver este filme com alguém de outra raça (uma das visadas de forma mais baixa no filme). Nota final: ***

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 19, 2005

O campeonato de futebol começa hoje - Liga Zandinga

O campeonato de futebol começa hoje!! Finalmente! Entretanto inscrevi-me numa iniciativa do blog 4-4-2, cujo link está aí ao lado, chamada Liga Zandinga. Essencialmente, é uma espécie de "vamos mandar bitaites sobre o que se vai passar no campeonato deste ano"! Vão ao blog e compreendam as regras.
Eis o meu formulário de inscrição. Espero enganar-me no campeão...
LIGA ZANDINGA - Formulário
NOME (OU NICK): o dono da loja
CLUBE: Estrela da Amadora
BLOG (SE TIVERES): (nao coloquei)
PRÉMIO JIMMY HAGAN - Classificação final
1.º FC Porto
2.º Sporting
3.º Benfica
PRÉMIO MÁRIO JARDEL - Melhor marcador
1.º Liedson (Sporting)
2.º McCarthy (FC Porto)
3.º Simão (Benfica)
PRÉMIO MAMADU BOBÓ - Jogador mais indisciplinado
1.º McCarthy (FC Porto)
2.º Cléber (V. Guimarães)
3.º Luís Coentrão (Gil Vicente)
PRÉMIO LUÍS CAMPOS - "Chicotada psicológica" (por ordem cronológica)
1.º António Sousa (Rio Ave)
2.º Manuel Cajuda (Naval)
3.º Ulisses Morais (Gil Vicente)
PRÉMIO ROBERT KELLY - Melhor ataque
1.º Sporting
2.º FC Porto
3.º Benfica
PRÉMIO JOSÉ MARIA PEDROTO - Melhor defesa
1.º V. Guimarães
2.º Benfica
3.º FC Porto
PRÉMIO CASA PIA - Classificação final
16.º Rio Ave
17.º Gil Vicente
18.º Naval
GUARDA-REDES INVICTO: Helton (FC Porto)
AUTO-GOLO: Ricardo Rocha (Benfica)
HAT-TRICK (OU MAIS): Liedson (Sporting)
EXPULSÃO DIRECTA: João Vieira Pinto (Boavista)
SUB-21 TITULAR: Rafael Coutinho (E. Amadora)
SUPLENTE MARCADOR: Mantorras (Benfica)
A minha táctica baseou-se no pressupostos estatísticos que a média é uma boa estimativa e que em princípio os resultados do ano anterior não se modificam muito. Depois com algum fervor clubístico meti o Estrela fora dos últimos 3 lugares (oxalá não fique em 4º a contar do fim, pois também desceriamos de qualquer maneira), e que o Rafael Coutinho vai ser a revelação da temporada! Veremos. Ah, já percebi que me enganei, pois pensava que o Helton ia ser o títular do FCPorto, quando parece que o Co prefere o Baía... menos uns pontos.

Etiquetas:

Os comics da semana

Mais uma semana, mais comics. Acho que os senhores da loja de banda desenhada já não estão a separar nada para mim... Já os avisei que me ia embora. Mas bom, as compras da semana foram as seguintes:
Promethea Ω - J.H. Williams III - Compilação das capas de Promethea. Eu normalmente não compro estas coisas, mas as capas de Promethea valem bem a pena! Algumas delas são absolutamente obras primas e decidi comprar, até porque ainda tenho TUDO o que foi publicado pela ABC nas edições originais.
100 Bullets 63 - Brian Azzarello, Eduardo Risso - Mais um número dos previstos 100 números que esta série que eu tive a sorte de começar a comprar desde o início. No início estranhei, mas a série em breve tornou-se das minhas preferidas! Agora, a trama está muito mais complicada. A premissa inicial da história é brilhante. Imaginem que vos era dado para a mão uma mala com uma arma e 100 balas que se forem descobertas pela polícia, qualquer investigação seria abortada, ou seja, poderiam em teoria matar 100 pessoas sem que qualquer problema vos acontecesse (ou em alternativa, espetar com 100 balas numa só pessoa, eheheh). Daqui parte-se para a explicação de como é que tal acontece, porquê e o que é que está em jogo. Uma GRANDE série de comics de crime, que não é recomendada por mim... É OBRIGATÓRIO QUE A LEIAM! Para quem gosta de cinema de crime, histórias de mafia, violência, jogos de poder e balas (100 de cada vez), esta série é excelente! Preciso de reler isto, porque a história está complicada nesta altura!
Top 10 1 de 5 - Paul di Filippo, Jerry Ordway - 2 títulos ABC numa semana? Que estranho! E este eu nem sequer sabia que ia sair. Mas quando o vi nas prateleiras, tive de o comprar! Top 10 conta a história do corpo policial de uma cidade onde TODOS OS CIDADÃOS TÊM SUPER-PODERES! Uma espécie de balada de Hill Street para os super-poderosos, a série original escrita pelo Alan Moore foi das coisas mais originais a jamais serem publicadas em banda desenhada. Esta mini-série parece seguir as pisadas da primeira série, mas com um ritmo ligeiramente mais acelerado. O sr. di Filippo não é nenhum Alan Moore, mas por agora parece interessante.
Green Lantern 3 - Geoff Johns, Carlos Pacheco - A nova série regular de Green Lantern parece estar a demorar um pouco para arrancar. Já aqui disse que sou fã do trabalho do Johns. Li grande parte do seu "run" de Flash e gostei do que lá aconteceu. Gosto do que li em JSA e em Titans. Em Green Lantern, a sua responsabilidade é maior, porque foi durante muito tempo o meu herói preferido da DC. Em parte por sua culpa passou a ser o Flash. A outra metade da responsabilidade é dos escritores e em particular dos editores da DC que permitiram que se passasse uma enorme palhaçada com a personagem Hal Jordan. Este é, de novo, o Lanterna Verde do sector 2814. Nesta altura, os desenhos do Carlos Pacheco, possivelmente o meu desenhador preferido de títulos regulares (que curiosamente descobri exactamente ao mesmo tempo que o meu escritor preferido, Warren Ellis, nas páginas de... [pasmo] Excalibur!!) servem e sobram para justificar a compra do título, mas espero que as coisas aqueçam em breve. Espero ansiosamente a série de Green Lantern Corps que é escrita pelo mesmo Johns e que sairá em breve.
Defenders 2 de 5 - Keith Giffen, J.M. deMatteis, Kevin Maguire - O tratamento JLI para Defenders continua em grande forma. Desta vez temos uma ideia do que será ser uma criatura demoníaca e ter de crescer com uma irmã mais velha que nos ignora ou despreza alternadamente e a explicação dos mistérios do universo por meninas surfistas de Long Island... ah, e a grande batalha entre os Defenders e Dormammu. A ler!

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 18, 2005

Dear Wendy

O mais recente filme de Thomas Vinterberg, o realizador de "Festen" (se não viram, não sabem o que estão a perder) é muito bom! Em apenas hora e meia ou lá qual foi a duração do filme descreve montes de coisas importantes para a vida de qualquer pessoa. Senão vejamos, o filme descreve histórias de amor material (seria apenas material?), sentido de dever, solidariedade entre grupos, sentimentos de desadequação, como lidar com as nossas próprias inibições, sentido de estética, ética, pacifismo, controlo e posse de armas, medo, ordem, instituições, devoção por passatempos e a nossa capacidade (ou não) de andarmos na rua a olhar de frente por quem passamos.
O realizador consegue misturar todas estas coisas criando uma história interessante, num universo quase real, com cenários que eu adorei (todos industriais! - foi filmado na Alemanha, apesar da história se passar nos EUA) e com personagens que nos conseguem interessar. De certa forma lembrou-me um pouco histórias de banda desenhada com grupos de super-heróis, em que cada um tem os seus próprias características distintas no seio de um interesse comum.
As persongens formavam um grupo coeso e as suas interacções, se bem que pouco exploradas no seio do filme pois não havia tempo para mais, eram muito interessantes e plausíveis. O final tem todo o sentido. De certa forma é inescapável e o próprio fatalismo como tal é tratado diz muito das intenções do autor (o argumentista é o Lars von Trier, e sabendo como ele "gosta" de americanos, teria de ser qualquer coisa assim), mas é forte e mais do que isso, para além da "mensagem" que supostamente quer transmitir, entretem.
Nota final: ****

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 17, 2005

Futebol internacional no estádio José Gomes

O estádio do meu clube hoje vai ser o palco de um dos primeiros (se não mesmo o primeiro) jogos internacionais de que eu tenho memória, naquele local. Os mais atentos perceberão que a selecção nacional joga hoje... mas nos Açores! Então quem é que vai à Amadora jogar? As selecções de Cabo Verde e de Angola! É capaz de ser a primeira vez que eu sei um jogo em que AMBAS as equipas jogam em casa. Muito apropriado, penso eu.
Só espero é que o Estrela ganhe dinheiro com isso e que o relvado esteja em bom estado para a recepção ao Boavista daqui a uma semana e meia.

Etiquetas:

Finalmente!

O United States of Mind voltou a ser actualizado depois de uns meses (bolas!) de inactividade! Já estava na hora, não? Eu gosto do que o Jon Snow escreve (não o inglês escritor de baboseiras, mas sim o autor do blog). Oxalá a próxima actualização não seja em Novembro...

Etiquetas:

Longa história...

Ok, para resumir:
1) Encontrei os 120 dias de Sodoma na net
2) Procurei sadismo na net
3) Encontrei este site
4) Está em Húngaro (acho eu)!!!
5) Tal como alemão devia ser a lingua do heavy metal, húngaro devia ser a língua da pornografia sádica.
6) http://www.fetishsex.hu/
7) Procurem o link para algo chamado "Electro szex" (que eu não faço ideia do que quererá dizer...)
8) Esqueçam este post!

Etiquetas:

terça-feira, agosto 16, 2005

Cozinha do caos - Dieta de Mercúrio

Sim, eu dou nomes de astros às minhas dietas. A dieta desta semana, é a dieta de Mercúrio. Mercúrio, para quem não sabe é uma pequena esfera essencialmente composta por planícies e crateras e uma temperatura média de 179º centígrados. É o planeta que mais rapidamente dá a volta ao Sol no nosso sistema solar, o que acontece a cada 58,6 dias... O seu nome advém do deus romano dos mensageiros devido à sua velocidade. E é devido à sua velocidade e à sua temperatura que eu dou o nome a esta dieta.
Ingredientes:
Pão, Manteiga, Chá, Água.
Preparação:
Meter a água no fervedor e o pão na torradeira ao mesmo tempo.
Quando a água ferver e o pão torrar, meter respectivamente o saco de chá na água e a manteiga no pão (não confundir...).
Comer pelo menos uma vez por dia.

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 15, 2005

Modest Mouse

Como prenda de aniversário deram-me uma cópia pirata de um CD de um grupo chamado Modest Mouse. O CD tem como título The Moon & Antartica. Na mesma onda do pop calmo de ou de rock melancólico, estes não me convencem muito, tenho de confessar. Basta dizer que bocejei um bocado enquanto os ouvia. Talvez tenha sido por hoje ter sono... mas não os recomendo assim tanto. Em todo o caso, ainda nem sequer ouvi o album todo uma vez, por isso talvez o juizo seja um pouco apressado. Uma das novas bandas rock que toda a gente vai conhecer (ou se calhar já conhecem e eu é que não) em algum tempo. Ah! Quase de propósito, a última música do CD (que começou agora) é uma rockalhada decente, quase a lembrar Pixies... Vou ter de ouvir isto novamente.

Etiquetas:

Os comics da semana

Esta semana foi curta em termos de comics. Marvel principalmente, mas apenas porque à pressa me esqueci de apanhar o último 100 Bullets! BAH!
Ultimates 2 Annual 1 (?!?!!?) - Mark Millar, Steve Dillon - O primeiro anual de Ultimates à primeira vista é um "spotlight" do Nick Fury e porque é que ele faz o que faz no universo Ultimate. Acaba também por mostrar os Ultimates "reservas". Porque é que o Mark Millar resolveu fazer isto? Eu acho que está ligado (apesar da história não falar uma única vez nesse aspecto) ao facto do Nick Fury poder ser o tal traidor do título mensal. Até agora, as opiniões dividiam-se entre Hawkeye, Black Widow, Nick Fury, Wasp e Captain America. Com o Hawkeye supostamente morto (sim, também o Ultimate Hawkeye), a Wasp a não entrar bem nos parâmetros do que se passou no último número e o Captain America a dificilmente fazer seja o que for à traição, a dúvida está entre a Black Widow e Nick Fury... A minha aposta é na Black Widow, mas o Nick Fury ainda é uma hipótese! Lá estou eu a falar do título mensal em vez deste anual. Isso deve-se mesmo ao bom que é ler Ultimates 2. Mas este tem uma particularidade. É desenhado pelo Steve Dillon, o mesmo de Preacher, Hellblazer entre outros! E como! Eu acho que ele é melhor a desenhar cenas mais mundanas como fez nestes dois títulos que referi, mas é encontra sempre uma forma de nos surpreender com o seu estilo calmo em histórias de acção super-heroística como este. Um grande bónus numa edição que vale o preço.
The New Avengers 8 - Brian Michael Bendis, Steve McNiven - Neste "arco" (decidi aportuguesar algumas expressões de geek americano), fala-se da origem do Sentry, uma personagem relativamente recente do universo Marvel que foi introduzida como se fosse um velho conhecido. Não estou a gostar da forma como tudo está a ser feito. No número passado ele é introduzido na história como se fosse uma personagem de banda desenhada (o Paul Jenkins, o seu criador, aparece nestes dois últimos números). E agora? Agora ninguém me diz que não é possível que o Sentry não seja na verdade o Thor desaparecido. Veremos. Esta série está cheia de altos e baixos. Há vezes em que acaba em enormes "cliffhangers" (não, não traduzo) e tem muitas ideias engraçadas. Outras vezes é uma desilusão imensa! Este número foi uma desilusão imensa. Para tal também contribuiu o facto da arte não ter sido do habitual "esqueci-me-do-primeiro-nome" Finch, que é um grande desenhador. E não é que eu não goste do Steve McNiven (ver Ultimate Secret!!!!), mas a arte do Finch muitas vezes compensa as palhaçadas de argumento do Bendis... e desta vez não houve Finch!
X-Men 174 - Peter Milligan, Salvador Larroca - O sofrimento continua enquanto eu não me decido a poupar dinheiro nesta coisa... Mistique quer ser X-Men. Todos os X-Men têm voto na matéria. Quando a acabam por aceitar, Nightcrawler acaba por lhe pedir para se afastar por um bocado para ele se habituar à ideia de ter a mãe ali à volta... Entretanto um aluno tem um curto-circuito amoroso pela Mistique e numa cena absolutamente ridícula, luta com ela! Este título é uma miséria, tem tudo para ser uma telenovela venezuelana e eu estou a perder dinheiro!
The Invisibles, vol. 7 - The Invisible Kingdom - Grant Morrisson, vários, muitos! - A última parte da Opus Magnum (minha opinião) do Grant Morrisson. Para quem nunca leu Invisibles, esta série falava sobre a eterna luta entre a opressão e a liberdade... mas em termos extra-universais, com os maus da fita a serem insectos repressores, os bons... a quase não aparecerem e os iluminados da Invisible order, um grupo anarquista de resistência à "Outer church". Ou seja, esta coisa fala de tudo o que é importante no mundo. Ah, sim, tem o bónus de explicar a totalidade da existência (segundo percebi, o nosso universo é apenas uma projecção situada na margem do plano inferior, na intercepção com o plano superior, mas já bem dentro do plano superior...)! Porquê ter dúvidas existenciais ou professar uma religião? Basta ler Invisibles! Mais facilmente compreensível com uma trip de ácido (provavelmente...), o sétimo volume da série republica todos os 12 números da terceira série. Grant Morrisson escreve (só ele o poderia fazer), e nada menos que 19 artistas (incluindo uma página pelo Morrisson "himself"!) desenham! Comprei esta série em fascículos, mas quero-a ter em paperback porque sim. Estou a relê-la e posso dizer que continua tão complicada como antes! Uma das obras mais inovadoras, complexas e intrigantes de sempre na banda desenhada. A ler imediatamente!

Etiquetas:

Creation

Domingo à noite não é dia de sair... É para ficar em casa, relaxar, ganhar energias para a semana complicada que se aproxima... ou então não! Eu e o André fomos até ao Creation, a discoteca mais manhosa da rua mais manhosa da cidade mais manhosa do país mais manhoso da União Europeia (ok, a parte da cidade e do país foi exagero). Lá passamos uma hora e meia ou duas horas a ouvir uma diversidade incrível de músicas, desde Nirvana a Cher, Village People a Queen, Pulp a Gina G (sim, sei quem ela é e sou fã - representou o Reino Unido com uma canção no Festival da Eurovisão num dos últimos anos em que eu vi essa coisa). Pelo meio, duas ou três ameaças de porrada (imediatamente sanadas pelos "bouncers"), várias tentativas de engate (a mim!!) prontamente recusadas, outras tentativas de engate (entre diversos elementos que estavam à procura de alguém - qualquer alguém) bem melhor sucedidas, fantásticos passes de dança (eu aprendi um novo - depois mostro...) e algumas meninas fantásticamente despidas (e sem problemas em mostrá-lo activamente). Em suma, mais uma fantástica experiência... Ah, um conselho aos turistas tugas no UK... vão à Zara e comprem uma daquelas t-shirts de super-heróis que eles agora lá vendem. A minha de X-Men (que me recuso a usar em Portugal porque todos têm uma) faz um sucesso impressionante por estas bandas! Toda a gente me dá pancadinhas nas costas por a usar (desde bouncers, a geeks, a meninas simpáticas, etc). Ontem foi um casal de lésbicas que me veio cumprimentar pelo meu "fashionable taste" por ter uma destas t-shirts... "Fashionable"? Eu gosto dos "xis-mén"!!!!

Etiquetas:

Premiership

O André visitou-me! Felizmente, ele gosta tanto de futebol como eu e durante o tempo que não estivémos a visitar a cidade, estivemos nos pubs a ver a primeira jornada do campeonato inglês! Vimos três jogos: Middlesbrough - Liverpool (0-0), Arsenal - Newcastle (2-0), Wiggan - Chelsea (0-1). Uma média paupérrima de um golo por jogo, com os candidatos do costume a sentirem mais dificuldades do que o esperado. O Liverpool já está a perder dois pontos relativamente aos outros candidatos. Não é bom. Grande golo o do Chelsea, que ganhou sem merecer. O Arsenal suou para ganhar ao Newcastle que estava muito bem organizado na defesa e quem sabe este ano possa complicar as coisas. Scott Parker a jogar regularmente no meio campo deve dar para mais do que o ano passado. Se ao menos conseguissem um avançado decente para acompanhar o veterano Shearer, que está a seis golos de bater o record de golos por um jogador do Newcastle(e tenho a certeza que terão mais dinheiro e possibilidades de comprar avançados do que por exemplo o Benfica), seriam equipa para dar muitas dores de cabeça na luta pela Champions League. Aqui os jogos já começaram. 6a feira é em Portugal...

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 11, 2005

Londres

A minha mãe visitou-me em Brighton. Fomos armados em turistas para Londres. Andámos naquelas excursões em autocarros de dois andares sem capota e passeámos pela cidade toda! Foi bem divertido, apesar de não termos entrado em nenhum monumento (ela diz que prefere ver conhecer mais em geral do que pouco no particular). Adorei!

Etiquetas:

Amsterdão

Fui a Amsterdão. Não me lembro.

Etiquetas:

Bruxelas

Fui a Bruxelas. Bonita cidade. Quero voltar! E quero ver outras cidades na Bélgica, como Antuérpia, Brugges, Gent... Preciso de uns 5 ou 6 dias para a Bélgica! E os gofres!?!?!?! Bolas... Que bons... Quero mais!

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 05, 2005

A day at the races

Ontem fui com o Bruno e a Joana, mais uns quantos colegas meus da universidade às corridas de cavalos. Aparentemente, não é todos os dias que isso acontece aqui em Brighton e como já estava semi-combinado há algum tempo, e tanto o Bruno como a Joana pareciam interessados, lá fomos.
Decidimos que iriamos apostar, para ter a totalidade da experiência. Houve 6 corridas, a primeira às 17h55, e a última às 20h25. Primeiro vimos o que se passava. O hipódromo, aparentemente, é um dos mais "idiossincráticos" do Reino Unido (vi isto num dos vários jornais que circulavam a descrever o que se ia passar, com listagens de jockeys, cavalos, probabilidades, etc...). De facto, ver o mar enquanto não se conseguem ver os cavalos, e o facto da pista ser um forma de "U" é bastante invulgar.
Bom, decidimos apostar na 2a corrida. Eu tinha decidido que não iria esbanjar dinheiro e que o ia fazer só por diversão. Eu apostei 2 libras no "Punctuation". O Bruno aposta 7 libras no "Pillars of Wisdom". O cavalo do Bruno ganhou a corrida!!! Lá levou ele umas 21 libras!!! Eu perdi duas! Tá mal! Vemos a 3a corrida (sempre regadas com cerveja) e apreciamos os resultados dos meus colegas que alguns ganham (poucos) e outros perdem (a maioria).
4a corrida, eu vi um cavalo chamado "League of Nations" que me agradou. O Bruno também escolhe esse. Como não quis dar azar, decidi mudar a minha escolha para o "Kwai Baby", que os jornais descreviam como tendo "no chance"! Mas como as probabilidades estavam a 66 para 1, pensei, perder, só perco 2. Se ganhar, ganho 132! Porque não? A resposta é, porque o "Kwai Baby" acabou em último a uns 3 cavalos de distância do penúltimo, e o "League of Nations" ganhou distanciado!!! Eheheh! O Bruno e a Joana, acabavam de pagar um casaco que o Bruno comprou no mesmo dia!!!! E acertaram no cavalo vencedor em duas vezes que apostaram! Eu acredito que o cavalo não tivesse ganho se eu tivesse apostado nele...
Última corrida, o Bruno aposta no favorito para ganhar, cujo nome não me recordo... Eu aposto num outsider com hipóteses, o "Phluke", mas não o digo a ninguém! Superstição! Resultado final, o Phluke ganha e eu recupero 14 libras! Considerando tudo, em termos de apostas, ganhei 8 libras, mas como paguei isso como preço de entrada, digamos que saí de lá não tendo ganho nem perdido dinheiro com apostas, mas tendo-me divertido imenso! Como o Bruno notou, a adrenalina sobe, só de vermos os cavalos a chegarem a grande velocidade!
Enfim, uma tarde muito bem passada.

Etiquetas:

quinta-feira, agosto 04, 2005

The Arcade Fire

Já recebi as minhas primeiras prendas de anos, apesar do meu aniversário só ser para a semana que vem. Uma delas foi um CD de uma banda chamada The Arcade Fire entitulado "Funeral". Estou a ouvi-lo agora e gosto bastante. São canadianos e texano(s) numa banda sediada em Montreal. O curioso é que me aperecebo que toda a gente está a ouvir isto (pelo menos nestas bandas...). Entra na categoria do rock indie com tendências para o urbano-depressivo. Uns Tindersticks mais acelerados... Muito emocional, mas sem dúvida, a valer a pena ouvir.
Nota final:****

Etiquetas:

terça-feira, agosto 02, 2005

Manifesto anti Mário Soares

Quem me conhece sabe que me caracterizo politicamente por ser de esquerda. Sinceramente, acredito mais em ser de cima do que de esquerda ou de direita porque acho que depende de muita coisa, e por exemplo, em termos de política de defesa e de administração interna sou mais de direita do que de esquerda em vários aspectos. Mas socialmente e economicamente estou mais para os lados do camarada Marx do que com o padre Adam Smith (mal sabia ele que algum dia seria associado a este género de coisas)...
Aproximam-se as eleições presidenciais. Sou um republicano convicto, acho que a monarquia é um atentado directo a "todos os homens (e mulheres) nascem livres e iguais" e por isso estou contente por viver numa república e não ter pessoas que, por direito de nascimento, são classificadas, mesmo que apenas em determinados círculos, FORMALMENTE superiores a mim. Acredito na nossa constituição que é bastante equilibrada e acho que o papel do Presidente da República está bem definido para o funcionamento democrático (com todas as coisas boas e más que a democracia tem) do país.
O candidato da direita (veremos se o CDS se continua a resumir a viver à sombra do PSD e não apresenta um candidato próprio) será, tudo indica, Cavaco Silva. Este senhor tem como currículo pegar no país mais atrasado da Europa Ocidental e, à custa de muita injecção de dinheiro, revolucionar a nossa economia, credibilizando-a, afastando tiques de economias planeadas, anacrónicos no contexto europeu, e pô-la no século XX. No final dos seus longos mandatos como primeiro ministro, eu já não o podia ver à frente. A postura arrogante de quem está no poder há muito tempo sem adversário à altura dava-me naúseas. O senhor foi derrotado nas eleições pelo vergonhoso António Guterres e o país derrapou lentamente para o pântano... de onde eu espero que saia em breve, após aquilo que espero, seja o nosso período de ajustamento para a economia do séc. XXI.
Voltando às eleições presidenciais, a esquerda, nomeadamente o PS, demorou até encontrar um candidato. Faltam personalidades carismáticas à esquerda nacional. O vergonhoso Guterres arranjou um tacho na ONU, o António Vitorino não aceita nenhum tipo de cargo político para o qual tenha de ser submetido a uma eleição (medo de perceber que, apesar de provavelmente mais competente do que outro qualquer, o POVO - esse monstro - preferiria outro sujeito qualquer) e a perspectiva de ver o Freitas do Amaral como presidente de esquerda (apesar de ele ser coerente quando diz que o que ele achava que era centrismo há 20 anos atrás passar agora por esquerda) era incompatível com os resquícios de socialismo que ainda há no Partido Socialista. Falou-se então em Manuel Alegre, alguém da ala esquerda do PS, recém derrotado na corrida ao posto de "Big Kahuna" (não sei o nome exacto) do partido, que praticamente funcionaram como umas nada democráticas eleições primárias para primeiro ministro, visto que era impossível o PS não ganhar as eleições ao indiscritível Pedro Santana Lopes.
Primeiro hesitante, depois a recusar essa possibilidade, finalmente Manuel Alegre aceita o desafio e diz estar disponível para avançar pelo partido. Mas nas entranhas do monstro maligno que é o PS, a ala direita do partido (aquela que manda nas coisas agora), particularmente o actual primeiro ministro, desconfio eu, não ficam muito contentes em ter alguém tão... de esquerda a concorrer a um cargo tão importante. Alternativas? Só uma... Mário Soares, o ex-primeiro ministro, ex-presidente.
Fiquei intrigado com a possibilidade de alguém que já foi presidente por duas vezes poder voltar a ser. Pensava que era algo que se podia fazer apenas um determinado número de vezes e não um determinado número de vezes SEGUIDAS. Infelizmente, é a segunda opção que ocorre. Em primeiro lugar, devo dizer que se há um limite de idade inferior para se ser Presidente da República, não percebo porque é que não há um limite superior. De preferência um que afastasse imediatamente este senhor da possibilidade de se recandidatar. Não gosto de ver gente tão velha nos destinos da nação. Para avôs, já nos bastaram os 48 anos de ditadura maligna... Mas porque é que raio é que eu não quero que ele se recandidate?
Aqui ficam as minhas razões:
1 - Amiguinho dos americanos durante o PREC, foi fundamental no não estabelecimento de um regime comunista "soviético". A troco de quê? As amizades da família com elementos de reputação duvidosa como Franks Carluccis e afins dão-me uma certa urticária. E não, nem todos os fins justificam os meios.
2 - Ajudou no processo de descolonização. E como! Ainda não percebo como é que coisas como é que S. Tomé e Principe não é um protectorado nosso (como a França tem os seus), Cabo Verde uma Região Autónoma como os Açores ou a Madeira (nunca houve luta armada em Cabo Verde e apesar dos intelectuais do PAIGC serem naturais do arquipélago, o músculo estava todo na Guiné-Bissau) e Timor é entregue ao seu próprio destino da forma que foi. Ainda temos os monárquicos (alguns se calhar terão uma melhor memória histórica) a afirmar que Cabinda também deveria ter sido mantida pois não pertencia senão em termos administrativos a Angola.
3 - Primeiro Ministro incapaz de credibilizar a economia, potenciar o desenvolvimento social e fazer o país dar o salto que deu quando alguém mais capaz assumiu o poder.
4 - Presidente da República que se notabilizou por passear mais do que qualquer outro e servir de contrapoder ao Primeiro Ministro mais do que qualquer outro.
5 - Capaz de "puxar o tapete" ao seu "camarada" Manuel Alegre, servindo assim (a troco de quê, não se sabe) os interesses da ala direita do PS...
Tudo isto me deixa um pouco nervoso e parece-me que estamos em presença de mais uma prova que a classe política portuguesa deixa muito a desejar em termos de transparência, sentido de missão e ética (para não falar de competência).
Estou ansioso por ver a reacção dos partidos mais à esquerda...

Etiquetas:

O pedido de desculpas à Alice

Muitos de vocês conheceram a minha ex-namorada Alice. Tivemos alguns bons anos juntos. Sim, anos. Mas já foi há muito tempo. Ontem apercebi-me que lhe devia um pedido de desculpas. É verdade, depois de termos acabado tudo há mais de quatro anos (o tempo voa...), agora é que percebi. Mais vale tarde que nunca, acho eu...
A razão... Fui ontem arrastado para uma noite de música brasileira num pub chamado The Standard. A dada altura, quem me arrastou quis variar e fomos para o andar de baixo onde passava salsa. Quem conhece a Alice sabe que ela nos derradeiros meses da nossa relação começou a aprender salsa e segundo sei, as danças de salão tornaram-se uma parte importante da sua vida, pelo menos como um hobbie sério. Ela tentou ensinar-me a dançar, o que é normal, considerando que saíamos juntos à noite e que eu seria o par natural dela. O meu interesse por danças de salão era na altura e ainda é hoje... NULO! Ou seja, acabei por não me dedicar a esse hobbie dela. Não é por isso que lhe devo desculpas, porque afinal, os hobbies de cada um são pessoais e eu também não a tentei endoutrinar relativamente a banda desenhada.
Mas ontem apercebi-me do facto de que fazer os passos de dança, é relativamente fácil (apesar de eu ser um nabo a dançar, e o que é relativamente fácil para mim torna-se extremamente difícil). O que é difícil, é realmente ser um par. Ou seja, dançar com alguém, aperceber-nos do que a outra pessoa vai fazer, por instinto, prática ou empatia. E para esse instinto, prática ou empatia acontecer, é preciso que tentemos perceber o que a outra pessoa quer, e tentarmos participar um pouco nos processo mentais dela. O que eu percebi ontem foi que ao não tentar dançar com ela, ao não me disponibilizar para perceber as reacções e os movimentos dela, estava a ser egoísta. Ou dizer "não sei dançar, não quero aprender", estava pura e simplesmente a negar-lhe a possibilidade de interagir comigo. Ou seja, é necessário abdicar um pouco do "eu" e ser por um momento "nós". Nunca fui capaz de fazer isso por ela. E por isso, aqui fica um pedido de desculpas atrasado uns 4 anos e meio!
Ah, e já agora Alice, obrigado por me teres ensinado os poucos passos de dança que eu sei! Asseguro-te que me estão a ser úteis em funções sociais.

Etiquetas:

ARGH! - Vão ver isto já! E tirem notas!

Bolas! Adorava ver esta coisa! Alguém pode ir por mim e dizer-me como é? Para quem não sabe, adoro história medieval, e um veleiro do século XIII seria um sonho! Se alguém for, podem perguntar quanto tempo demoraria a chegar da Arménia até Portugal no séc. XII de barco? Bolas, que pena não poder ir ver...

Etiquetas:

segunda-feira, agosto 01, 2005

Futebol 2005/06 - os 3 grandes

Já vi os três grandes de Portugal a jogar. Todos contra equipas britânicas, em diferentes períodos de estágio, em diferentes contextos. Assim, vi o Benfica - Chelsea (0-1), o Celtic-Sporting (2-2) e o Arsenal - F.C.Porto (2-1).
Tenho estado ao corrente dos desenvolvimentos e das críticas dos restantes jogos através dos blogs e dos jornais e cheguei a algumas conclusões.
Benfica - Mantém a estrutura do ano passado em que conseguiu o título porque foi o menos mau e o mais constante dos 3 grandes e que o Braga e Boavista (o Guimarães apesar de ter acabado à frente do Boavista nunca teve o título em vista, ao passo que o Boavista andou a poucos pontos do primeiro lugar até muito perto do fim).
A baliza está muito bem entregue quer ao Quim quer ao Moreira. Veremos se o Koeman baralha tudo novamente ou acredita no Trapattoni.
A defesa está sólida com o Luisão (que afinal acabou por se adaptar ao futebol europeu) e com o Ricardo Rocha. Pergunto-me se algum dos outros centrais brasileiros lhe vai roubar o lugar. As faixas laterais são mais fracas. Com a saída do Miguel, o lado direito está entregue ou ao Alex ou ao João Pereira. Nenhum dos dois me dá grandes garantias, mas o Alex parece que fez um bom campeonato. O lado esquerdo está na mesma, com a diferença que o Fyssas já se foi e veio um Léo. Pelo jogo que vi, a defesa parecia segura.
No meio campo está o melhor ponto do Benfica. Gostei das trocas de bola no jogo contra o Chelsea, mas precisam de um número 10. Nunca vi o Nuno Assis fazer um bom jogo pelo Benfica, o Karyaka só se for a gozar que funciona nessa posição e o Simão e o Geovanni são soluções de recurso e rendem mais nas faixas. No entanto o "miolo" (céus...) está bem entregue ao Petit, Manuel Fernandes e, dizem as crónicas, ao recém chegado Beto. Não o vi fazer um bom jogo contra o Chelsea, mas sim um bom remate. Se agora melhorou, ainda bem para o Benfica.
O ataque é o ponto fraco desta equipa. O Nuno Gomes não marca os golos que a equipa precisa e o Mantorras não aguenta o jogo todo. Esperam-se reforços, porque senão arriscam-se a não marcar um único golo na Liga dos Campeões.
O treinador parece apostado em ser uma espécie de continuação do Trapatonni. E porque não? Se o ano passado resultou...
F.C.Porto - Renovação um pouco mais comedida que o descalabro do ano passado. Compraram algumas peças importantes e com muita categoria. Veremos se a instabilidade continua ou não. Os órgãos de comunicação social não deram muita importância, mas há uma entrevista do Costinha à última edição da revista Sábado onde ele afirma que havia fortes pressões de parte de certas entidades externas sobre os jogadores que prejudicaram o rendimento da equipa. Se tal não acontecer este ano, veremos o que podem fazer. Para mim, os grandes candidatos a ganhar o campeonato novamente. E a fazer boa figura na Liga dos Campeões (1/4 final).
Na baliza tem dois dos melhores guarda-redes a actuar em Portugal. Sim, sou fã do Baía e acho que ele ainda tem lugar na selecção. O ano passado, o F.C.Porto só lutou até ao fim pelo campeonato porque ele lá estava. O Helton tem potencial para lhe tirar o lugar. 'Nuff said.
A defesa. O calcanhar de Aquiles da equipa. O lado direito tem o desconhecido (para mim) Sonkaya. O lado esquerdo tem o fiável Nuno Valente, mas nada brilhante. E longe vão as exibições do tempo em que o Mourinho treinava a equipa. Os centrais são os mesmos do costume e o Jorge Costa já tá a ficar entradote. A velocidade já não é a mesma. Pedro Emanuel e Ricardo Costa a titulares parece que não é a mesma coisa. Costuma-se dizer que as defesas é que ganham campeonatos. Esta não parece feita para isso. Mas...
O meio campo do F.C.P. pelo jogo que vi parece-me muito bom! Não sei se é obra do treinador ou se são os jogadores que são excelentes (ou ambos), mas para arrancarem aplausos na Arena de Amsterdão a jogar contra o Arsenal, é preciso algo. Ninguém me convence que o público holandês não sabe o que é jogar bonito e eficiente. Segundo sei, o tal Lucho González é uma pérola. Nas faixas não estou tão confiante, mas sei que têm pessoal que cumpre. Hélder Postiga a número 10 parece-me demasiada invenção. Não digo que não saiba jogar à bola, mas parece-me uma adaptação desnecessária.
No ataque está o Benny McCarthy, de quem eu sempre fui fã. Se ele este ano se convencer que quer jogar no F.C.P. e realmente jogar e não andar à cotovelada a toda a gente, pode fazer uma grande época. Lisandro López provou que pode estar no lugar certo à hora certa no jogo contra o Arsenal. Veremos o que acontece.
O treinador - Duvido que aconteça o mesmo este ano que na atípica época do ano passado. Este ano só deve haver Co e este senhor já provou que sabe fazer equipas jogarem à bola. Vide o AZ Alkmaar que fez suar (e muito) os senhores que se vestem de verde e branco para as bandas do Campo Grande.
Sporting - O ano passado foi um ano frustrante para o Sporting. Na minha opinião, jogaram o melhor futebol, mas foram demasiado inconstantes e sofreram um início de campeonato mau. Foram eliminados nos penalties na taça contra o Benfica num jogo que até os benfiquistas dizem ter tido sorte com as decisões da arbitragem. No campeonato, lutaram até à penúltima jornada onde perderam como podiam ter ganho em casa do futuro campeão. Na taça UEFA chegaram à final e perderam de forma parva, com a defesa e o guarda-redes a dar os buracos do costume, mas que numa final não se podem dar. E este ano? A estrutura está lá, o treinador é o mesmo... Será que conseguirão eliminar ou diminuir as falhas do ano passado?
Na baliza está o titular da selecção nacional. O ano passado não foi o seu ano. A imprensa inglesa dava o Dudek como certo no Sporting. Não sei como, essas notícias não parecem sequer ter chegado a Portugal. Eu acho que o Sporting devia investir num guarda-redes. E o títular da baliza de Portugal há de ter algum mercado. Os suplentes não me agradam por aí além.
Na defesa, saiu o Enakharire. Este senhor fez grandes exibições, mas o Sporting fez menos pontos por jogo no campeonato passado com ele em campo do que com qualquer outro jogador. E o golo que faz acabar as esperanças leoninas na Taça UEFA podia ter sido evitado por ele e não foi. Será um bom sinal a sua saída? Não creio que os jogadores das escolas que este ano estão no plantel principal o possam substituír. Mas Beto e Polga continuam. Se ao menos o Polga começar a dar menos buracos. O jogo contra o Celtic foi penoso em termos defensivos.
No meio campo o Sporting tem imensas soluções. Saíu Viana e entrou Luís Loureiro. Assim à primeira vista, não parece ser uma boa troca, mas temos de ter em conta a progressão do João Moutinho, a surpresa do ano passado. Rochemback, Custódio, Carlos Martins e Tello são todos senhores para fazer em conjunto o meio campo mais forte da Superliga... quando não estão em dia não.
O ataque é talvez o ponto mais forte da equipa. Liedson afinal continua. Se os seus níveis de motivação continuarem fortes, pode vir a fazer outro campeonato como o ano passado. E Deivid (nome ridículo) promete. Adicionalmente, Pinilla e Douala parecem querer lutar pela titularidade. Douala inventou aqueles golos contra o Celtic.
O treinador, José Peseiro passou de besta a... assim, assim durante o ano passado. Veremos o que ele consegue fazer, mas apesar de algumas falhas, é capaz de ser dos melhores treinadores a tirar partido do material que tem disponível.
Que comecem os jogos! O primeiro é o meu Estrela a tentar ganhar a liderança no estádio Dragão! Acho bem começar com o jogo mais difícil da época. Se correr mal, o mais difícil já tá feito. Se correr bem, há sempre espaço para melhorar!

Etiquetas: