Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

domingo, agosto 21, 2005

Fórmula 1 - Tiago Monteiro

Eu não sou pessoa que normalmente goste de dizer mal, especialmente sem ter o conhecimento completo das circunstâncias... mas vou fazer algo parecido. Não tenho televisão em Inglaterra e por isso para acompanhar acontecimentos desportivos, ou é futebol no pub (se for futebol inglês, espanhol - só vi um jogo o ano todo - ou competições europeias) ou é na internet. Eu gosto muito de Fórmula 1. Sei que o desporto está em declínio, talvez desde a morte do Ayrton Senna, ou da troca do Nigel Mansell desta disciplina pela, na altura, Fórmula Indy americana. Mas mesmo assim, acompanho as corridas pela internet (sim, só mesmo um geek para acompanhar uma coisa monótona como uma corrida de Fórmula 1 de uma forma tão monótona como olhar para os tempos e para um comentário escrito na internet).
Este ano temos a "sorte" de ter um piloto português na competição, Tiago Monteiro. Sorte, entre aspas, porque eu de bom grado trocava o piloto pelo grande prémio (e nem me façam começar a falar sobre isto, porque quando ficámos sem grande prémio nem imaginam os nomes que eu chamei aos responsáveis do governo e aos donos do autódromo fernanda pires da silva - minúsculas propositadas -, mais conhecido como autódromo do Estoril. Na altura pareceu-me um caso paradigmático de "NACIONALIZAÇÃO JÁ! ESTOU-ME A LIXAR PARA OS VOSSOS DIREITOS RELATIVAMENTE À PROPRIEDADE PRIVADA!!!!" Bom, ok, já me acalmei, é para verem como eu realmente sinto relativamente a este assunto. Foi uma perda enorme para o país em termos tanto de projecção internacional, como de ganhos directos em termos de turismo e consumos, etc.).
Bom, não querendo dizer muito mal do senhor, tenho acompanhado a sua carreira desde os tempos em que foi para a "segunda divisão" dos Indy Carts ou lá como se chama a principal competição equivalente nos States... Mesmo lá, era absolutamente um "condutor de taxi", ou seja um piloto que andava pelos 8os ou 10os lugares, sempre sem condições de ganhar corridas. Ou seja, é bom poder chegar lá, mas nunca foi um pretendente a qualquer título. Fiquei MUITO surpreso quando ele foi para a Jordan. A Jordan era uma das minhas equipas preferidas e lembro-me bem quando a dada altura o Heinz Herald-Frentzen ao volante de um Jordan, estava a liderar uma corrida e ficaria a poucos pontos da liderança do campeonato quando o sistema electrico falha e ele tem de abandonar... Foi uma frustração e podia ter mudado a história dos campeonatos recentes de Fórmula 1. Mas como não é fácil fazer contra-factuais, especialmente com desporto, fico com as memórias.
Ora a Jordan está despedaçada e o que era antes, já não é mais. O ano que vem vai ser uma equipa russa chamada Midland, segundo sei. Bom, este é portanto um ano de transição. E quem é que a Jordan vai chamar para este ano de transição? Um piloto indiano desconhecido e... o Tiago Monteiro. Ora, este piloto é bastante seguro e foi uma boa aposta para uma equipa que se quer renovar. O homem está a provar isso mesmo ao acabar todas as corridas... em último ou perto!!! Ou seja, é um condutor de táxis! Chega ao destino, mas o mais devagar possível!!!!
Hoje estou a escrever isto porque estive a seguir a Fórmula 1 pela internet, como costume. Então não é que o sujeito hoje consegue ficar atrás do seu colega de equipa (indiscritível como é que alguém consegue ser pior do que este) e ainda de um Minardi, a equipa de desporto profissional (de todos os desportos profissionais!) mais masoquista do universo (porque perdem, perdem, perdem, perdem... e continuam a tentar... e a perder!)! E para além disso, consegue dar um toque na traseira do 2o classificado, Juan Pablo Montoya (há pedais - um deles é o travão!!!!), fazer com que ele dê um pião, e... perca o 2o lugar para o Alonso que assim só perde 2 pontos na luta pelo mundial de pilotos para o Raikkonen!! Ou seja, hoje, o Tiago Monteiro contribuiu activamente para a monotonia do campeonato do mundo, sendo MUITO MAU! Bolas... E as ironias do destino fazem com que este senhor tenha sido o primeiro português num pódio de Fórmula 1, quando tenho a certeza que é muito pior piloto do que o Pedro Lamy, que fazia constantemente melhores tempos que o seu colega de equipa Giancarlo Fisichella, que hoje terminou em 4o, está nos primeiros lugares do campeonato e já ganhou corridas. Realmente o desporto tem destas coisas.
Bom, claro que também há dias maus, mas acho que este senhor não acrescenta muito ao desporto automóvel... E trocava-o por uma corrida de Fórmula 1 regularmente no Estoril...

Etiquetas:

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tiago Monteiro deu mais a este pais que muitos outros artistas da bola, ou coisa que o valha... o Tiago Montero (como lhe chamam) ao menos e Portugues e os comentadores na televisao estrangeira falam nele... ao menos ficam mais uns quantos a saber onde fica este pais a beira mar plantada que se chama Portugal!!

agosto 21, 2005 9:59 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

Sim, de acordo... mas que o homem é mau, isso sim! Só tem simpatizantes (em Portugal) precisamente por ser português, porque o desempenho dele está ao nível de um Baumgartner, De La Rosa ou de outro qualquer que piloto mau que entretanto já caiu no esquecimento...

agosto 22, 2005 1:03 da manhã

 
Blogger Senador said...

Acho que o Tiago poderia ser um óptimo piloto secundário de uma melhor equipa, tipo capacho do chefe de fila!

agosto 23, 2005 12:48 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

Não sei... Lá está, gostava de o poder ver competir com outro tipo de carro. Mas a mim parece-me mesmo o tipo de piloto que não deixa saudades a ninguém.

agosto 23, 2005 5:38 da tarde

 
Blogger B. said...

alguém me dizia no outro dia que parece uma parvoíce ouvir os atletas com expressões "espero ficar entre os primeiros 18"...
agora fico a pensar... o que dirá o Tiago Monteiro?

agosto 23, 2005 5:44 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home