Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

terça-feira, agosto 02, 2005

O pedido de desculpas à Alice

Muitos de vocês conheceram a minha ex-namorada Alice. Tivemos alguns bons anos juntos. Sim, anos. Mas já foi há muito tempo. Ontem apercebi-me que lhe devia um pedido de desculpas. É verdade, depois de termos acabado tudo há mais de quatro anos (o tempo voa...), agora é que percebi. Mais vale tarde que nunca, acho eu...
A razão... Fui ontem arrastado para uma noite de música brasileira num pub chamado The Standard. A dada altura, quem me arrastou quis variar e fomos para o andar de baixo onde passava salsa. Quem conhece a Alice sabe que ela nos derradeiros meses da nossa relação começou a aprender salsa e segundo sei, as danças de salão tornaram-se uma parte importante da sua vida, pelo menos como um hobbie sério. Ela tentou ensinar-me a dançar, o que é normal, considerando que saíamos juntos à noite e que eu seria o par natural dela. O meu interesse por danças de salão era na altura e ainda é hoje... NULO! Ou seja, acabei por não me dedicar a esse hobbie dela. Não é por isso que lhe devo desculpas, porque afinal, os hobbies de cada um são pessoais e eu também não a tentei endoutrinar relativamente a banda desenhada.
Mas ontem apercebi-me do facto de que fazer os passos de dança, é relativamente fácil (apesar de eu ser um nabo a dançar, e o que é relativamente fácil para mim torna-se extremamente difícil). O que é difícil, é realmente ser um par. Ou seja, dançar com alguém, aperceber-nos do que a outra pessoa vai fazer, por instinto, prática ou empatia. E para esse instinto, prática ou empatia acontecer, é preciso que tentemos perceber o que a outra pessoa quer, e tentarmos participar um pouco nos processo mentais dela. O que eu percebi ontem foi que ao não tentar dançar com ela, ao não me disponibilizar para perceber as reacções e os movimentos dela, estava a ser egoísta. Ou dizer "não sei dançar, não quero aprender", estava pura e simplesmente a negar-lhe a possibilidade de interagir comigo. Ou seja, é necessário abdicar um pouco do "eu" e ser por um momento "nós". Nunca fui capaz de fazer isso por ela. E por isso, aqui fica um pedido de desculpas atrasado uns 4 anos e meio!
Ah, e já agora Alice, obrigado por me teres ensinado os poucos passos de dança que eu sei! Asseguro-te que me estão a ser úteis em funções sociais.

Etiquetas:

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

bem... devias repensar o título do post. ou não?

agosto 02, 2005 2:06 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

Acho que não? Porquê?

agosto 02, 2005 6:43 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

ok. Hugo:

Não precisas de te desculpar... porque não eras obrigado a aceitar os meus hobbies, apesar de saberes que era algo mto importante para mim :) As pessoas aproximam-se ou distanciam-se nos pequenos detalhes e a dança era um deles (que serviu para nos afastar)... mas apesar de tudo não me arrependo, porque o mundo da dança permitiu-me conhecer meio mundo e ajudou-me a descontrair muitas vezes!!! E despertou muitas sensações diferentes!!! Fico feliz por saber que hoje amadureceste e consegues compreender um pouco daquilo que senti quando comecei a dançar!!! Um grande beijo e vai dançando por mim :) Alice

agosto 14, 2005 9:10 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Olha a Alice!!!!!!!!!
Olá!!!

O meu post é para "parabenizar" o teu amadurecimento! Gostei daquela coisa do "abdicar do "eu" por um "nós""! Acho que é bonito da tua parte.

O que me parece que ainda não percebeste foi o poder que saber dançar confere a um homem!!! Nem tu, nem meio mundo! Provavelmente daqui por 20 anos todos os homens vão saber dançar um mínimo (numa perspectiva optimista!), mas o tempo que andaram a perder até lá...

E sim, qualquer nabo pode aprender a dançar! O que por seu lado... não me parece tão bem, porque mais uma vez os "nabos" vão invadir tudo quanto é sítio...
...baaaaaah! mas vamos ser confiantes e nessa altura eu já saí do mercado!
:)))

Pelo menos para já, quando não são gays, os dançarinos são interessantes! (só um dançarino é que sabe ter aquela "puxada"...!)

Nota: não falei de "bailarinos" pq essa gente do ballet é meio esquisita!...

agosto 14, 2005 10:28 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

Eu sei bem o poder que o dançar confere a um homem! Por estas bandas há um mexicano que todas as minhas amigas dizem ser FEIO e SEBOSO, mas quando ele as começa a chocalhar (sim, porque apesar de vocês as duas dominarem o mundo das danças de salão normais, as danças de festa mexicanas, dúvido que conheçam - "Quebradita" diz-vos alguma coisa?), elas babam-se todas! Ou seja, um dos gajos mais feios e sebosos de toda a Brighton (um gajo de qm eu gosto, apesar de tudo), é quem tem tido mais sorte com as senhoras... mas só depois de as chocalhar!
Mas infelizmente, vou ter de continuar a espalhar o meu charme através de outras formas que não a dança! Menos um nabo a dançar! ;)

agosto 15, 2005 12:04 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home