Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Há diferenças!

Há ideias que são boas quando uma pessoa as tem e que são más quando outra pessoa as tem. Ontem levei uma lição de humildade que já era necessária há um tempo...

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Prémios do ano! 2005

Ok, agora é para ter votos. Quem quer que visite o raio do blog tem de votar nisto. Não custa nada e até o podem fazer como anónimos.
Já agora, podem fazer publicidade a esta votação em outros blogs, só para ver se apanho uma audiência maior neste post...
Funciona assim: Eu nomeio 5 de cada categoria e vocês só podem votar nesses! Neste primeiro ano, há apenas 3 categorias, que são coisas que normalmente são faladas neste blog. Ainda pensei em criar a categoria "equipa de futebol do ano", mas vocês apenas votariam na vossa... por isso nada disso.
Então aqui vai:
Os nomeados para a categoria de melhor CD do ano são:
  • Chemical Brothers - Push the Button
  • Depeche Mode - Playing the Angel
  • The White Stripes - Get Behind Me Satan
  • Gorillaz - Demon Days
  • Goldfrapp - Supernature

Os nomeados para a categoria de melhor filme do ano são:

  • O Fiel Jardineiro (The Constant Gardener)
  • King Kong
  • Dear Wendy (Querida Wendy)
  • Sin City
  • O Fatalista

Aparentemente tenho de colocar aqui outra categoria...

Os nomeados para a categoria de melhor filme que os distribuidores não puseram em exibição num local onde eu os pudesse ver no ano em que foram feitos são:

  • Torremolinos 73 - 2003
  • The Life Aquatic with Steve Zissou (Um peixe fora de água) - 2004
  • Hotel Rwanda - 2004
  • The Saddest Music in the World (A canção mais triste do mundo) - 2003
  • I (heart) Huckabees (Os Psicodetectives) - 2004

E a última categoria é para comics. Para não ser demasiado picuinhas, aqui ficam numa única categoria. Assim, os nomeados para a categoria de melhor comic do ano são:

  • Hellblazer (Mike Carey, vários)
  • 100 Bullets (Brian Azzarello, Eduardo Risso)
  • Desolation Jones (Warren Ellis, J.H. Williams III)
  • Defenders (J.M. DeMatteis, Keith Giffen, Kevin Maguire)
  • 303 (Garth Ennis, Jacen Burrows)

Votem bem!

Etiquetas:

Vida em geral...

Pois é, nos últimos tempos a minha vida tem sido meio seca. Estou no estágio (do qual não posso falar mal por razões contratuais, por isso nunca me verão dizer o nome) a fingir que trabalho. Na verdade vou fazendo qualquer coisa, mas a um ritmo muito reduzido. E os horários? Ai, os horários... Entro e saio mais ou menos às horas que quero, o que é bom, ou então não, porque não tenho razões para me disciplinar. Em todo o caso, poderia estar a fazer um trabalho mais produtivo, quanto mais não seja para a minha futura empresa, cuja ideia final ainda não existe, mas vai crescendo lentamente... Mas não, continuo a jogar CM 03 (sim, 3!!) como se amanhã não existisse (sim, até às 4 da manhã...) e (desta vez, já luto pelo título com o Estrela da Amadora e já tive um convite para ir treinar o FCP... que recusei obviamente!) a aproveitar o mais possível a vida fácil. Mas no fundo já tenho é saudades de trabalhar. Mas a sério e não para algo que não interessa a ninguém, como é o que estou a fazer agora.
2005 acabou por ser um ano inferior em tudo menos em termos académicos (como substituição de termos profissionais). Infelizmente não foi o ano bom que eu desejaria depois do horrivel 2004. Ou seja, aparentemente tenho conseguido ter bons anos apenas em determinados aspectos da minha vida, mas não em todos. Aguarda-se ansiosamente 2006, que é ano de mundial. E em ano de mundial... eheheheh!
Chega de queixas! Está na hora de trabalhar para melhorar as coisas!

Etiquetas:

Broken Flowers


Broken Flowers é o novo filme do Jim Jarmush, com o Bill Murray a fazer de palhaço triste, tal como vi numa crítica na imprensa nacional. É a história de alguém que recebe uma carta a dizer que tem um filho de 19 anos. O seu amigo "detective" decide que ele deve ir investigar e visitar as suas antigas namoradas de há 20 anos atrás e descobrir quem é a mãe. O filme é todo numa toada calma, muito como os outros filmes de Jarmush que vi, como Coffee and Cigarettes ou Ghost Dog. Tanto o Bill Murray como as restantes atrizes estão muito bem. No entanto, penso que o filme falha graças apenas ao seu final, uma vez que até lá, o filme está bem construído e estruturado.
Nota final: *** (só por causa do fim, senão seria ****).

Etiquetas:

Oliver Twist


No sábado, foi dia de Oliver Twist. A adaptação do romance de Charles Dickens é a história de um orfão que se farta de sofrer e quando chega a Londres, associa-se a um grupo de bandidos crianças, mas com uns mentores mais "hard core". No fim, acaba por se lixar... Não me atrevo a criticar Dickens, mas não tendo lido o original, parece-me que a adaptação deve ser bastante fiel ao livro. Como filme, não é muito emocionante, apesar dos excelentes trabalho de cenários, guarda-roupa e caracterização.
Nota final: ***

Etiquetas:

King Kong



Sim, eu sei que toda a gente diz que é uma porcaria! Eu não achei! Achei que é o filme mais emocionante da história do cinema! A história é bem plausível, cheia de referências clássicas, que podem passar por clichês, mas na verdade são homenagens aos velhos filmes do género. Jack Black está assustador (e uma com uma fantástica semelhança com Orson Welles, propositada, obviamente) como vilão bem intencionado. Há cenas onde é impossível controlar o coração que sai disparado com o que se passa no ecrã. A história , claro, é a que se sabe. Quanto a mim, este filme é uma pérola do cinema de acção. É das coisas mais bem conseguidas que vi nos últimos tempos. Nota final: *****

Etiquetas:

Cinema!

Tenho visto muito cinema ultimamente. Aqui ficam as críticas aos últimos 3 filmes que vi...

Etiquetas:

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Proof


Fui ver este filme sobre a filha meio maluca de um matemático maluco. Filme menor do Anthony Hopkins, Gwyneth Paltrow e mesmo do Jake Gyllenhaal. BAH! Também não é assim tão mau como isso, mas é mesmo mediano... Tão mediano que não digo mais nada sobre ele.
Nota final: ***

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 13, 2005

O Fatalista


Ontem fui ver um filme português chamado "O Fatalista". Não conhecendo o original do qual foi adaptado, dava a impressão que se colava a um texto. Os desempenhos dos actores mais pareciam teatrais do que em cinema. No entanto, ficou uma impressão agradável com tudo o que era dito. A história era muito engraçada e o caminho que as personagens percorrem está cheio de recantos engraçados em Portugal, penso que especificamente no distrito de Portalegre. A relação entre o "patrão" e o "criado" é singular e no final há um "twist" também interessante. Uma verdadeira surpresa! Dou-lhe um extra por ser feito em Portugal (é sempre bom ver cinema português que trás qualquer coisa de novo). Assim, a nota final é: *****

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Poluição na Europa


Cientistas holandeses fizeram um mapa da Poluição na Europa... Acho que o Leste do Algarve é um bom sitio para se estar...
Confundo sempre... Leste é o Barlavendo ou o Sotavento. E o que é que o Catavento tem a ver com isto?

Etiquetas:

Domingo cultural

Vão ver a exposição sobre o ano internacional da Física na Gulbenkian. Eu fui. Aproveitem, e lá perto está uma galeria de arte (cujo nome me esqueci, mas a morada é o nº 120 da av. Miguel Bombarda) onde está patente uma exposição de quadros do nosso futuro presidente, Manuel João Vieira (e visitem o seu site de candidatura, http://www.vieira2006.com) intitulada "Cemitério dos Prazeres".

Etiquetas:

Sporting 0 - Estrela 1

Pois é, fomos ganhar a Alvalade. Parece que fizemos um jogo de retranca, pau e ronha, mas ganhámos. Ultimamente parece que no futebol o que vale a pena é fazer isso. Não é que me esteja a queixar, porque de facto precisamos dos pontos e muito, se é que nos queremos safar. Mais, se fossemos os únicos a fazer isso, ficaria muito triste, mas infelizmente, somos apenas mais uns em oito ou nove equipas que se limitam a fazer isso em todo o lado. Tenho pena que o façamos. E se realmente os jogadores do Estrela passaram metade do jogo a mandarem-se para o chão, merecemos descer de divisão. Prefiro perder jogos justamente do que ganhar à sacana anti-desportivo. Mas o facto é que poucos são os clubes na primeira divisão que não o fazem. Em Portugal, seria urgente que alguém fizesse algo relativamente a isso, mas quem manda está preocupado em manter o seu lugar e os seus previlégios e não em fazer ondas.
Assim, subimos para 11º lugar e espero que assim nos consigamos manter, de preferência com vitórias mais merecidas, nomeadamente com algumas do tipo das que nos escaparam estupidamente em casa, como contra o Braga, o Marítimo ou o Nacional, em que jogámos melhor e empatámos ou perdemos de forma ridícula. Algumas destas vitórias menos merecidas compensam estes azares, mas o que eu quero mesmo é que joguemos bem e ganhemos quando merecemos. Por agora, só espero que o U. Leiria (o próximo que se segue) leve na tromba! Mas historicamente, temos um azar do caraças com os leirienses, pelo que não estou muito optimista...

Etiquetas:

Já não há gatas lá em casa...

Foram saindo durante o fim de semana. A minha qualidade de vida aumenta, mas parecendo que não, sinto a falta...

Etiquetas:

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Fim do ano!

Amigos, a vida passa a correr! O ano está quase a acabar, e como todos, passa muito depressa. Parece que ainda ontem aprendi a andar e hoje já estou a pensar em Planos Poupança Reforma! Para marcar o fim de mais um ano, estou à procura de uma festinha! Se alguém souber de alguma agradável, de preferência fora de Lisboa, façam o favor de me convidar!

Etiquetas:

Ota e TGV

Hoje li a coluna (página) do Miguel Sousa Tavares no Público. Apesar dele ser um dextro incorrigível, eu até acho que a maioria das coisas que ele diz até fazem algum sentido. Nessa medida, apesar de algumas coisas menos certas, ele foca alguns pontos interessantes na sua análise à construção do aeroporto da Ota e do TGV.
Basicamente ele diz o seguinte: se o TGV vai retirar tráfego aéreo a entre Lisboa e as cidades do Porto e de Madrid, será que a expansão do aeroporto será mesmo necessária? E óbvio, ele questiona também como é que Lisboa precisa de um novo aeroporto se outros com o mesmo nível de tráfego só têm previsto uma nova revisão de capacidade lá para 2020... Enfim, cada vez mais acho que o TGV é uma inevitabilidade (e poderá ser um sucesso comercial entre Lisboa e Porto), mas que o novo aeroporto é uma idiotice evitável e que é um projecto que (novamente) vai beneficiar alguns privados à custa do dinheiro dos contribuintes.
BAH para o governo!

Etiquetas:

Liga dos Campeões - a avaliação dos prognósticos

No dia 25 de Agosto, fiz previsões para a fase preliminar da Liga dos Campeões. Vão ao arquivo, se fizerem favor.
Assim, no Grupo A, previ que Juventus e Bayern se qualificassem. Acertei. Para a UEFA, não fiz previsões. Foi o Brugges.
No Grupo B, mais uma vez pus demasiada fé nos Checos. Disse que tinham possibilidade de passar e que o Thun não ia fazer nada. Até punha a hipótese do Arsenal não passar. Errei no Thun. Arsenal (felizmente) passou ganhando o grupo à vontade. Thun foi para a UEFA. Ajax ficou em 2o, como previsto.
No Grupo C, previ que o Barcelona passava facilmente, mas não me atrevi a prever quem passava com eles ou ia para a UEFA. De facto foi equilibrado, mas Bremen passou à fase seguinte, Udinese foi para a UEFA e Panathinaikos (mais fraco do que nos anos anteriores) foi eliminado).
No Grupo D, a grande surpresa: previ que Manchester United ia ganhar o grupo facilmente e que o Benfica ia ficar em último. Grande erro, Manchester só marcou golos ao Benfica e por isso foi eliminado. O Benfica, não fosse o frango do Rui Nereu em casa com o Villareal, tinha ganho o grupo. Ou seja, trocando o Manchester pelo Benfica, até tinha acertado...
No Grupo E, acertei, apesar das minhas dúvidas especialmente entre Schalke e PSV.
No Grupo F, acertei também em quem passava à fase seguinte. Quanto à UEFA, não arrisquei prognóstico, passou o Rosemborg, confirmando o Olympiacos como o clube mais triste da Europa.
No Grupo G, a risada tentava denotar a minha certeza de que o Chelsea se ia vingar da eliminação "estranha" do ano passado pelo Liverpool. Nisso enganei-me. Veremos no entanto se o Bétis pode ou não competir pela final da Taça UEFA, como previ...
No Grupo H, outra grande surpresa, desta vez pela negativa, no que respeita a uma equipa portuguesa: o FC Porto ficou em último no grupo mais fácil. Co, és um bocado idiota...
Boa sorte para o sorteio do Benfica. Não vejo ninguém com quem os lampiões possam passar. Por ridículo que possa parecer, as equipas mais acessíveis serão o Arsenal, o Liverpool e o Lyon. Ou seja, não lhes dou grande probabilidade de passar...

Etiquetas:

A razão pela qual o Senhor dos Aneis é um grande filme...

Ontem fui ver As Crónicas da Narnia. O filme é a adaptação de um clássico (aparentemente, uma vez que eu nunca tinha ouvido falar daquilo) ao estilo do Senhor dos Aneis. A história descreve como quatro irmãos são envolvidos na luta pelo poder num reino dentro de um armário chamado Narnia. Os efeitos especiais alternam entre o bom e o mau, a fluência da história é boa, mas determinadas coisas parecem pouco credíveis ou mal explicadas. Na verdade, a própria acção é um bocado tosca e as motivações das personagens são demasiados infantis ou indecifráveis. O resultado final é a prova que para se fazer um bom filme de fantasia não é preciso apenas pegar num bom (?) livro e ter efeitos especiais. É também a prova que o Senhor dos Aneis, é uma triologia de ENORME qualidade.
A nota final deste filme: **

Etiquetas:

Eu e as meninas...

Aparentemente ando absolutamente às avessas com algumas das meninas que me rodeiam. Várias andam a tomar decisões erradas, a fazer escolhas absurdas, a ter comportamentos erráticos! Bolas, parece que eu e elas andamos completamente ao contrário! Meninas, ouçam as minhas palavras: Se me conhecem e estão prestes a tomar uma decisão, FAÇAM O CONTRÁRIO DO QUE ESTÃO A PENSAR! A sério, é melhor para vocês! Definitivamente não entendo as mulheres...

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Dia de regressos

Ontem, antes do cinema, foi também dia de voltar a jogar futebol. Meus amigos, durei TRÊS MINUTOS com fôlego! O que isto quer dizer é que tenho de começar a fazer exercício regularmente e deixar de ter tantas borgas... Acho q deveria ir beber copos apenas uma vez por cada vez que fizesse exercício. BAH! Preciso de me começar a mexer. Como será que eu faço exercício em Manila?

Etiquetas:

O Fiel Jardineiro

Ontem voltei ao cinema depois de mais de quatro semanas ausente! Acho que nunca tinha estado tanto tempo sem ir ao cinema desde que vim para Lisboa em 1995, ou mesmo antes, quando vivi em Xelorico da Beira...
Mas que regresso! Eu pensava que ia ver um filme calminho de fim de tarde, relaxado... tipo história de amor simpática. Em vez disso sai-me uma conspiração da indústria farmacêutica e o desprezo que o mundo ocidental, nomeadamente a grande indústria tem pelo continente africano e pelas suas populações. Também de assinalar a corrupção dos governos, neste caso, o do Quénia. Quanto ao filme em si, brilhante a forma como a história (complicada) é mostrada, a fotografia e a selecção dos cenários naturais é excelente e o resultado final é brilhante! Sem dúvida um excelente filme. Vão ver! Já!
Nota final: *****

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Estrela 1 - Gil Vicente 0

Oh céus... não fui ver este jogo, mas vi as imagens na televisão e vi o comentário n'O Jogo... Parece que ganhámos um jogo em que ninguém fez nada de jeito com um golo decorrente de um penalty duvidoso. Muita luta e pouco jogo... Marcou o nosso capitão Pedro Simões. E jogámos com o nosso único ponta de lança semi-decente, o Anselmo, desde início. Não jogou o Manú, provavelmente já a habituar-se ao banco na Luz. Que mal há no Igor? E espero que venham reforços brevemente! Se não houverem, descemos de divisão...

Etiquetas:

Consciência tranquila

Sim, mais um sonho fantástico que tive! Acho que tenho alguns remorsos do que NÃO ando a trabalhar. Sim, porque hoje sonhei que pura e simplesmente tinha ignorado uma obrigação profissional.
Mais detalhadamente...
Depois de umas chuvas torrenciais onde há montes de danos, destruição e problemas vários, vejo-me envolvido no esforço de reconstrução, onde a minha função principal é... FAZER DOIS DUETOS EM ESPECTÁCULOS EM DIAS CONSECUTIVOS COM UM FAMILIAR MEU! Todos vós conhecem a minha veia artística, particularmente no que diz respeito a cantar... por isso sabem como é normal este sonho (de facto, os psicanalistas também poderão argumentar que eu sempre quis ser cantor e ando a reprimir isso...). Bom, mas para mim, mais chocante do que o meu papel na reconstrução da sociedade ser cantar, é o facto de eu ter absolutamente ignorado as minhas obrigações, não comparecendo no primeiro espectáculo porque podia aparecer no dia seguinte e não aparecendo no segundo espectáculo... porque não me apetecia!
Garanto-vos: eu não sou assim com as minhas obrigações! Ou será uma crise de consciência?

Etiquetas:

sexta-feira, dezembro 02, 2005

O meu novo site preferido

Adoro a internet. Eis o meu novo site preferido: http://www.passport2manila.com/ Acho que o vou ler de uma ponta à outra!

Etiquetas: