Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Valkyrie (2008)

Este filme conta a história da última conspiração (segundo o filme houve várias) contra o regime de Adolfo Hitler na Alemanha da 2a Guerra Mundial. Nela, o coronel Claus von Stauffenberg (representado por Tom Cruise) organiza um atentado bombista com o objectivo de matar Hitler e dá ordens para que o exército na reserva tome conta de Berlim com o pretexto de um suposto golpe de estado pelas SS.
Como todos sabemos, o golpe não resultou, mas segundo percebi ao ler um pouco sobre esta história real, é bastante fiel na forma como apresenta as razões para o fracasso do golpe. Na prática, este golpe esteve bastante perto de resultar apesar de Hitler não ter morrido no atentado bombista.
Sinceramente gostei. O Cruise até é bom actor e o a forma como está filmado pelo Bryan Singer, o ritmo do filme, a divisão entre a preparação, a execução e o fracasso do golpe, bem como a apresentação de um elenco de conspiradores tão grande é conseguida de forma muito eficiente.
Desta forma, são duas horas muito bem passadas. Nota final: ****
PS: Ao ler sobre o filme percebi que foi muito controverso na Alemanha... por causa do actor principal. Ao que parece o Tom Cruise não é muito apreciado na Alemanha porque a sua religião é a Cientologia, que é considerada como um... "culto perigoso". Interessante.

Etiquetas:

Música este ano

O ano começou e por agora voltei a ouvir música de acordo com sugestões de algumas pessoas ou por interesse num ou noutro artista. Assim, aqui vai a lista de albuns que descarreguei da net no mês de Janeiro.
Kings of Leon - Only by the Night (2008) - A voz do tipo é irritante, mas a parte instrumental parece-me boa. ****
Elbow - The Seldom Seen Kid (2008) - Uma interessante surpresa, (obrigado pela sugestão Guida), calminho, mas que também apresenta algum nível de novidade. ****
Los Campesinos - We are Beautiful, We are Doomed (2008) - O único album que saquei assim mais ao acaso. Saíu-me o tiro pela culatra. Quer dizer, não é totalmente mau, mas parece-me que não é muito original e acabou por não me interessar muito.
Portishead - Third (2008) - Este sim, uma bela confirmação. Tinha lido críticas mixtas sobre quão bom (ou mau) seria, mas ouvi e é totalmente a meu gosto. *****
AC-DC - Black Ice (2008) - Ainda o tenho de ouvir mais vezes, só ouvi uma, mas por agora, parece-me um belo exercício de estilo, mostrando aquilo a que estamos habituados destes tipos. ****
Bruce Springsteen - Working on a Dream (2009) - O novo do Boss tem uma sonoridade surpreendente. Não sei bem explicar, mas não é exactamente o que eu esperaria de um disco deste mano, mas vai bem ao encontro do "novo ano". ****
Franz Ferdinand - Tonight (2009) - Ok, este ouvi-o também só duas vezes e, um pouco como o do Springsteen, tem uma sonoridade... diferente. Talvez por serem mais recentes e, tenho quase a certeza, mais maleáveis pelas tendências comerciais, não me surpreende tanto a "modernidade" do som. Mas isso não é um factor negativo, bem pelo contrário, foi uma boa aposta. *****
Só para que não digam que não apoio a indústria discográfica, vou comprar um ou dois destes CDs.

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 22, 2009

A corrente de 2009?

Em resposta ao desafio de Mr. S, aqui está a minha contribuição para a cadeia. Não nomeio ninguém para a continuar, já que não sou supersticioso.
Em todo o caso, parece que a coisa inclui colocar uma foto minha, escolher um artista e depois responder a perguntas com títulos de músicas dele. Ok, então aqui vai com um dos meus artistas preferidos, que já tive a oportunidade de ver ao vivo em ambientes tão diferentes como... o festival de música de Benicassim e o... Frágil?
A foto:
Enfim, eis-me descrito através das palavras de Jay Jay Johanson.
1) És homem ou mulher? Mirror Man.
2) Descreve-te: My Way.
3) O que as pessoas acham de ti? Automatic Lover.
4) Como descreves o teu último relacionamento? Far Away.
5) Descreve o estado actual da tua relação: I.O.U> My Love.
6) Onde querias estar agora? Milan Madrid Chicago Paris.
7) O que pensas a respeito do amor? Rush.
8) Como é a tua vida? Keep it a Secret.
9) O que pedirias se pudesses ter só um desejo? 100.000 Years.
10) Escreve uma frase sábia: Believe in Us.

That's all folks...

Etiquetas:

domingo, janeiro 18, 2009

Cinema recente

Slumdog Millionaire (2008)
Uma bela surpresa. De Danny Boyle, o mesmo realizador de Trainspotting, The Beach (ok, não pode acertar sempre, eheheh), 28 Days Later, o engraçado Millions e o espectacular Sunshine, mais um excelente filme.
Este filme conta a história de Jamal Malik, um distribuidor de chá num call center, que teve uma infância muito difícil. Mas estava escrito que ele e o seu amor de sempre, Latika, ficariam juntos. Tal como talvez esteja escrito que ele deverá ganhar o "Quem quer ser milionário" indiano. Mas como é que ele, um rapaz que não é instruído consegue chegar à última pergunta em condições de ganhar? Pois é a forma como ele consegue as respostas que o filme retrata.
Imagino que o filme possa não ser muito popular na India, pois mostra algumas imagens que não são o típico "Bolliwood". Mas em todo o caso é uma história bem imaginada, bem filmada e até com bons actores (e a actriz, a lindíssima Freida Pinto). Sem dúvida são duas horas bem passadas.
Nota final:
A) Quatro Estrelas
B) 4*
C) ****
D Todas as anteriores
______________________________________________________________________

The Spirit (2008)
Pois é, grandes expectativas... defraudadas. Na linha de Sim City e de 300, as suas outras grandes obras adaptadas ao cinema, Frank Miller desta vez pega numa personagem que não é a sua, mas não consegue transmitir a mensagem.
Talvez tenha sido do actor, Gabriel Macht, que para mim, não consegue transmitir uma persongem com que consigamos simpatizar. Sinceramente, durante parte do filme estava a torcer para que ele levasse uma carga de porrada. Também poderá ter sido pelo facto de que ele contracena com actrizes LINDAS, o que me deixa um bocado com inveja.
De facto, o elenco feminino deste filme inclui Jaime King, Eva Mendez, Scarlett Johansson, Paz Vega, Stana Katic (a investigar posteriormente) e Sarah Paulson.
The Spirit luta no filme contra "The Octopus", um extravagante Samuel L. Jackson, que pretende obter o sangue de Hércules. Para tal, terá de fazer uma troca com Sand Saref (Eva Mendez). Visualmente muito rico, tanto o argumento como a execução deixam espaço de manobra para Frank Miller melhorar os seus dotes.
Pelo visual, a nota final é: ***
______________________________________________________________________

Gomorra (2008)
Vi este filme o ano passado, mas já depois de ter escrito o post dos prémios do ano. Senão talvez tivesse nomeado este filme. É um filme que fez com que o seu realizador, Matteo Garrone, fosse ameaçado de morte e abandonasse Itália. Foi filmado com recurso a actores amadores (um dos quais foi recentemente "apanhado" num caso relacionado precisamente com máfia).
O filme conta cinco histórias que se interligam de forma e que retratam a forma como é a vida no sul de Itália actualmente. É um filme cru, filmado de uma forma muito realista e violenta, onde todas as expectativas são concretizadas, por norma da forma mais violenta possível.
Sem dúvida a não perder, embora não seja para as pessoas mais sensíveis.
Nota final: ****

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Peles? NUNCA!

De volta a coisas mais sérias, andei a limpar o meu correio electrónico. Tinha cerca de 1700 mensagens no meu inbox. Neste momento tenho 7. Uma delas, foi uma que recebi em 14 de Abril de 2008. Era uma daquelas petições que não servem para nada, mas que normalmente alertam para coisas sérias. Tinha um link que eu vi, mas não até ao fim. É demasiado cruel. É demasiado inumano.
Se tiverem estômago forte, vejam aqui como em alguns casos se recolhem as peles que depois vão ser usadas seja lá por quem for, por preços exorbitantes. Quem me conhece sabe que eu não nutro nenhum amor especial por animais. Não quer dizer que não goste deles, mas não retiro da sua companhia o prazer que muitas pessoas obtêm. Quem me conhece sabe por exemplo que eu até acho piada a touradas, que reconheço, para que aconteçam tem necessariamente de haver sofrimento do animal.
Mas nunca vi nada comparado com o que está neste video, acho mesmo que quem quer que seja contra touradas, vendo isto, preferirá mil vezes o tratamento que é dado aos animais na arena do que aquilo que é visto neste video.
Nunca conseguirei olhar para alguém que compre um casaco de peles da mesma maneira e farei de tudo para que qualquer pessoa que eu conheça que compre algo com pele de animal TENHA de ver isto até ao fim. É uma tortura incomparavelmente menor do que possivelmente o animal que ele ou ela veste terá sofrido.
Se no passado distante usar peles eram uma questão de sobrevivência, agora é uma questão de vaidade. E não há vaidade nenhuma no mundo que valha o que aqui é mostrado.

Etiquetas:

Prémios do Ano - 2008

So here are the results of this year's Prémios do Ano!
Maybe I should give them a name, eheheh!

In any case, here goes:

Album of the year
This was a surprise. First of all because I saw them by accident and was absolutely convinced that it was something original and of good quality (even though I can understand why some people might hate them). So with 6 votes, VAMPIRE WEEKEND's homonimous album was the Album of the year.
dEUS came second with 3 votes, Cut Copy and Nick Cave had 2 and MGMT, Wave Pictures and... aham... (argh...) Paulo Gonzo... had 1 each.
____________________________________________________________________

Movie of the year
As usual, Movie of the year goes to a super-heroe movie. This time, the almost universally pleasing THE DARK KNIGHT, with 7 votes. My favorite, "Be Kind, Rewind"came second with 5 votes. Write in candidate "Wall-E" and "Iron Man" both got 2 and 1/3 votes, "Get Smart"1 and 1/3 and last (maybe a bit unfair as it was really the best from that director that I've seen in years)... "Vicky Christina Barcelona" with... MINUS 1 vote! Ouch...
____________________________________________________________________

Movie of past years only released in a place I could see it in this year
This was the most contested category. Here, all nominees had (positive) votes and it had to be my vote to break the tie. So, with 5 votes (including mine), THERE WILL BE BLOOD won. With the same 5 votes, "Into the Wild" was a very close and deserved second. Then "Juno" and "No Country for Old Men" came third with 3 votes each. Finally, Persepolis had 2 votes.
____________________________________________________________________

Comic Book of the year
In a surprise landslide win, THOR got 5 votes (out of 7)! It is deserved, although my favorite "All Star Superman" is possibly the best story of the character... ever. "Astonishing X-Men" also had a well deserved vote.
____________________________________________________________________

Portuguese League Footballer of the year
Non-Portuguese voters might had a problem with this category, but the voting was pretty much straightforward. With 6 votes, LISANDRO LOPEZ won. Next came Lucho Gonzalez and Simon Vukcevic with 2 votes. Bosingwa and write-in vote Oscar Cardozo got 1 vote.
____________________________________________________________________

Portuguese Footballer of the year
CRONALDO won again, this time with 7 votes. And I guess he'll win for a few years more, as no one seems to be close to him, as he his possibly the best player in the world. Second came Ricardo Carvalho with 2 votes. Bosingwa, Simão and ironic write-ins Quim and Petit with 1 vote each completed the fold.
____________________________________________________________________

And that's it.

Here is now the complete list of past winners:

Album of the year
2005 - Chemical Brothers - Push the Button
2006 - The Strokes - First Impressions of Earth
2007 - LCD Soundsystem - Sound of Silver
2008 - Vampire Weekend - Vampire Weekend

Movie of the year
2005 - Sin City
2006 - X-Men III: The Last Stand
2007 - Eastern Promises
2008 - The Dark Knight

Movie of past years only released in a place I could see it in this year
2005 - The Life Aquatic
2006 - V for Vendetta
2007 - Letters from Iwo Jima
2008 - There will be Blood

Comic Book of the year
2005 - Hellblazer (Mike Carey, various artists)
2006 - Captain America (Ed Brubaker, Steve Epting)
2007 - Chronicles of Wormwood (Garth Ennis, Jacen Burrows)
2008 - Thor (J. Michael Straczynski, Oliver Coipel)

Portuguese League Footballer of the year
2006 - Lucho Gonzales (FC Porto)
2007 - Liedson (Sporting)
2008 - Lisandro Lopez (FC Porto)

Portuguese Footballer of the year
2006 - Cronaldo (Manchester United)
2007 - Cronaldo (Manchester United)
2008 - Cronaldo (Manchester United)

Again, thank you for all of you that voted! I hope I can count on your votes next year and feel free to come back to the blog to watch my news. I know I write in Portuguese, but for instance if you use an on-line webpage translation service, you can be sure you are in for a very funny experience!

Cheers!

Etiquetas: