Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

sexta-feira, janeiro 30, 2009

Valkyrie (2008)

Este filme conta a história da última conspiração (segundo o filme houve várias) contra o regime de Adolfo Hitler na Alemanha da 2a Guerra Mundial. Nela, o coronel Claus von Stauffenberg (representado por Tom Cruise) organiza um atentado bombista com o objectivo de matar Hitler e dá ordens para que o exército na reserva tome conta de Berlim com o pretexto de um suposto golpe de estado pelas SS.
Como todos sabemos, o golpe não resultou, mas segundo percebi ao ler um pouco sobre esta história real, é bastante fiel na forma como apresenta as razões para o fracasso do golpe. Na prática, este golpe esteve bastante perto de resultar apesar de Hitler não ter morrido no atentado bombista.
Sinceramente gostei. O Cruise até é bom actor e o a forma como está filmado pelo Bryan Singer, o ritmo do filme, a divisão entre a preparação, a execução e o fracasso do golpe, bem como a apresentação de um elenco de conspiradores tão grande é conseguida de forma muito eficiente.
Desta forma, são duas horas muito bem passadas. Nota final: ****
PS: Ao ler sobre o filme percebi que foi muito controverso na Alemanha... por causa do actor principal. Ao que parece o Tom Cruise não é muito apreciado na Alemanha porque a sua religião é a Cientologia, que é considerada como um... "culto perigoso". Interessante.

Etiquetas: