Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

sábado, novembro 29, 2008

Estrela - plantel 2008/09

Em primeiro lugar, estou doente com esta história dos salários em atraso. Ao contrário de todos os idiotas que comentam nos jornais "despromoção já!", não posso aceitar que se diga isso sem qualquer tipo de conhecimento do que se passa no clube. O Estrela da Amadora cumpriu todos os pré-requisitos para poder participar nesta temporada. Dessa forma, foi bem inscrito. Depois não pagou salários. Certo. É GRAVÍSSIMO! Mas se for despromovido agora, o que é que acontece? Fica a primeira divisão com 15 clubes? Sobem o clube do major? Ou o do outro corrupto que ainda leva menos gente ao estádio do que o Estrela? Não creio.
Outra questão é apontarem o dedo ao presidente do Estrela. Como sócio, gosto do trabalho dele. Pegou num clube em que anteriores direcções fizeram o que quiseram e deixaram que alguém viesse para concertar as asneiras que cometeram e transformou-o num clube que será possível gerir a médio prazo. Obviamente não é perfeito e o seu benfiquismo irrita-me e já nos causou dissabores. Mas é esforçado e tem conseguido algo impressionante, que é a manutenção já por três anos consecutivos com orçamentos baixos. Falando em orçamentos, quando argumentam que "quem não tem dinheiro não tem vicios" e que o Estrela entra em loucuras, é de realçar que temos um orçamento RIDÍCULO para a primeira divisão.
Aquilo que eu quero agora, é ver as contas dos últimos anos que o presidente VERGONHOSAMENTE não apresentou! Porque não as apresentando, o que parece é que está a tentar "arranjá-las" até ao momento certo em que se apresenta como herói. Não queremos isso, queremos transparência.
Quanto ao motivo de não pagarmos os salários, acho que já toda a gente que realmente está interessada em saber, já sabe que se trata da existência de penhoras das nossas receitas, que existem, para pagar dívidas antigas. Tenho pena que algumas sejam fruto de cobranças de antigos sócios, que já tiveram posições em órgãos sociais do clube e que possivelmente terão tido mais benefícios do que custos da sua posição, TERÃO LESADO O CLUBE EM ALGUMAS TRANSFERÊNCIAS (relembro que no mesmo ano vendemos Jorge Andrade e Miguel a FC Porto e Benfica) por tuta e meia. No caso do Jorge Andrade, lembro-me de poucos meses depois de ter sido vendido ao FC Porto, se falava numa possível revenda por valores que rondavam os 2000% (DOIS MIL) do seu valor de compra ao Estrela da Amadora.
Se tiver oportunidade, depois deste momento mais conturbado passar, tentarei ver o que é pode ser feito no âmbito dos estatutos do clube para sublinhar a minha desaprovação do comportamento destes sócios face ao clube.
Enfim, como disse, esta história dos salários em atraso, tem-me dado muitas dores de cabeça.
O comportamento do clube este ano, felizmente não. Apesar de um ou outro jogo menos conseguido, a posição na tabela é confortável e, se tudo correr bem, poderemos manter-nos novamente. No entanto, a minha expectativa mais favorável é mesmo o 14º lugar.
É que este ano conseguimos pegar nos melhores jogadores da terrível equipa que tinhamos no ano passado, vendê-los barato e substituí-los por jogadores da 2ºa divisão B. Com algumas honrosas excepções...
Assim, eis o plantel que se tudo correr bem, nos levará a conseguir a permanência.
GR - Nélson. Espero muito deste grande guarda-redes. Quem sabe não possa ser a prazo chamado à selecção? Tem feito exibições ENORMES!
GR - André Marques. Terceiro guarda-redes, não deve jogar.
GR - Filipe Mendes. Suplente do Nélson, só jogará se este se lesionar.
Defesa - Filipe Figueiró. Brasileiro que nem sei em que lugar da defesa joga. Possivelmente central, veio no carregamento deste ano. Não deve ter muitas oportunidades até ao fim do ano se os que têm jogado actualmente continuarem a actuar como até agora.
DC - Nuno André Coelho. Titular da selecção de sub-21 emprestado pelo FC Porto, espero que seja titular e que dê consistência ao centro da defesa.
DC - Mustafa. Argentino que chegou e se impôs, quase fazendo esquecer Maurício. Por agora, tudo ok, vamos ver se continua a ser titular até ao final do ano.
DC - Hugo Carreira. O nosso jogador mais experiente e julgo que mais antigo no clube. Não tem jogado regularmente, mas creio que é o central que entrará quando um dos dois anteriores não puder jogar.
DE - Vitor Vinha. Este defesa que veio da Académica poderá ser uma boa opção, mas por agora ainda não jogou.
DD - Nélson Pedroso. Chegou com o (ex-)treinador, Lito Vidigal. À partida será o suplente do...
DD - Hugo Gomes. Este defesa que veio também de um ex-clube do (ex-)treinador, julgo que terá ainda jogado na primeira divisão pelo... Farense! Tem sido titular e a defesa tem actuado bem. Deve ser o titular.
DE - Vitor Moreno. O ano passado não gostei das suas exibições. Mas este ano tem sido titular. Vamos ver se assim continua.
DC - Ney. Outro que veio no carregamento anual de brasileiros. Mais um que não tem tocado na bola.
MD - Pedro Pereira. Eu sou fã do Pedro Pereira. Mas o (ex-)treinador não. Quem sabe seja por culpa de este ano jogarmos em 442 losango e este ser um médio ala que não é muito útil em missões defensivas. Se a táctica continuar a mesma, não deve acabar com muitos minutos.
MC - Jardel. Já este médio, que veio no carregamento, tem sido titular e tem jogado bem, segundo parece. Confesso que das vezes que o vi jogar não me impressionou, mas os treinadores têm confiado nele, e isso para mim é suficiente. Pelo menos joga.
MC - Celsinho. O "novo Ronaldinho" que veio emprestado do Sporting tem feito jogar e tem marcado. Mas o (ex-)treinador punha-o a jogar no apoio ao outro avançado e eu prefiriria vê-lo a jogar a nº10. Por agora tem sido mais falado por sair à noite do que por fazer a equipa jogar. Espero que isso mude daqui para a frente. Um dos REFORÇOS.
MC - Luís Vidigal. Uma surpresa ter este internacional A de Portugal no plantel. Imagino que muito disso se deva ao facto do seu irmão ser o (ex-)treinador. Mas agora que cá está, conto com ele para se servir da sua experiência para conduzir o clube a uma temporada, se possível, tranquila.
MC - Marco Paulo. Outro veterano, este ano continua a jogar e parece que com melhores resultados do que no ano passado.
MC - Celestino. Outro emprestado do Sporting (acho), é titular, é ele que marca (MAL) quase todas as bolas paradas. Eu gostava que ele melhorasse um bocado, porque realmente não me parece "suficiente" para ser titular.
MC - Marcelo Goianira. Este chegou no carregamento de brasileiros do ano passado, manteve-se (o que não é nada normal) e este ano tem jogado mais. E tem sido constante. Oxalá mantenha a forma, já não era mau.
MC - Diego Paulista. Outro membro do carregamento anual, não tem jogado.
MC - Fernando Alexandre. Este é ex-junior do Benfica. Por isso tem direito a muito boa imprensa. Não tem tido muitas oportunidades, mas pelo que já vi, parece-me competente. Mas entre ele e o Celestino, julgo que o último jogará mais vezes. Banco para este.
MC - Têti. Outro brasileiro que veio no carregamento deste ano. Acho que foi este (mas posso estar enganado) que estava em dúvida se podia jogar ou não devido a ter jogado num clube e no seu satélite no Brasil. No único jogo que vi dele parecia ser um lutador. Não sei se será titular indiscutível, mas gostei da atitude.
MC - Marcelo. Esteve emprestado no ano passado ao Olivais e Moscavide. Este ano não tem tido muitas oportunidades. Mas ainda é novo. É ex-junior e é sempre bom tê-los no clube (se valerem a pena. Pode ser que sim).
ME - N'Diaye. É este ano, N'Diaye? Com uma média de UM GOLO POR ANO desde que chegou há quatro anos, este ano já o marcou. Será que é desta que se impõe? Tem jogado mais vezes do que eu esperava, dada a táctica não ser a mais adequada para um extremo. E tem jogado bem... mas ainda não é aquilo que eu espero dele.
AV - Anselmo. Este ano dada a presença do Celsinho e especialmente do Varela, não tem jogado tanto. Pode ser que a mudança de treinador o ajude.
AV - Monteiro. Outro que veio do clube do (ex-)treinador. Por agora, não tem tido muitas oportunidades. Também me parece que não será uma das escolhas mais óbvias. Mas ainda é novo. Pode ser que melhore e que aproveite algumas oportunidades que lhe possam ser dadas ao longo da época.
AV - Rui Varela. Este fomos buscá-lo ao Olivais e Moscavide. Tem tido algumas oportunidades. Ainda não marcou e é isso que se espera de um avançado. Deve ser, por norma, suplente.
AV - Adul Baldé. Outro ex-junior. Já era hora de um junior se impor na equipa novamente. Será este?
AV - Garavano. Avançado argentino (agora estão na moda). Ainda não teve muitas oportunidades. Espero que consiga MARCAR GOLOS!
AV - Silvestre Varela. Este não engana. Sou seu fã desde há algum tempo e fico muito contente que o Sporting não o queira. Este marca golos e poderá ser o nosso abono de família para este ano. E era tão bom que pudesse ficar...
Quanto ao treinador... o que dizer. Lito Vidigal, um treinador sem qualquer experiência na primeira divisão, outra boa aposta do nosso presidente que realmente parece que tem dedo para descobrir bons treinadores (presumo que baratos). Depois de António Conceição e Daúto Faquirá, Lito Vidigal. Um belo começo, que poderia ter tido um futuro mais risonho... não fossem os problemas de salários. Após a vitória na taça face à Académica que nos colocou nos oitavos de final, despediu-se em solidariedade com os jogadores. Tenho IMENSA pena. O presidente resolveu dar uma oportunidade ao treinador adjunto Lázaro. Vamos ver o que se passa a seguir.
Vai ser uma época longa, que até agora tem sido cheia de percalços, mas se tudo correr bem, vamos conseguir a manutenção... e PAGAR OS SALÁRIOS!

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Mr. S said...

Parece q a questão dos salarios está a ser ultrapassada. Enfim, já sabes o q desejo ao teu estrela: Vitória em todos os jogos do campeonato menos contra o Benfica! :D
Espero a manutenção!

dezembro 02, 2008 6:20 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

Obrigado Mr. S!
A retribuição é o Benfica ser o único grande ao qual ainda não ganhámos fora. ;)

dezembro 03, 2008 8:21 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home