Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

quarta-feira, novembro 26, 2008

Cinema em Novembro

Quantum of Solace (2008)
O novo 007 é um pouco sui generis. Tanto quanto sei, é a primeira vez que se trata de uma continuação do filme anterior.
Amargurado pela morte da sua anterior Bond Girl, Vesper, Bond persegue os responsáveis. E ao fazê-lo, apercebe-se que há uma organização com um nome estúpido (Quantum) que tem agentes infiltrados em todo o lado. Agora há que descobri-los. Só que ele tem um certo problema... não consegue seguir o rasto dos bandidos sem matar toda a gente que lhe aparece pela frente.
A gerência não gosta e começa a persegui-lo. Mas no final tudo se explica por um zelo e determinação acima do normal.
De notar a mensagem ecologista do filme. Já começa a ser moda. Ainda bem, podia ser pior.
No final, a bond girl boliviana (representada por uma russa???) não morre nem cai na cama do Bond mais louro de sempre.
Um filme de acção decente.
Nota final:***
____________________________________________________________________

Témoin Indesirable (2008)
No mundo real... temos um documentário que fui ver no âmbito do festival de cinema latino-americano de Genebra e arredores.
É sobre um reporter colombiano, Holden Morris, que tem um programa (o único, financiado por estrangeiros) na televisão colombiana que pretende retratar o conflito armado, verdadeira guerra civil que existe entre as guerrilhas comunistas (FARC), os grupos paramilitares (de extrema direita) e o exército (que supostamente luta contra ambos - mas não esquecer que metade ou mais do governo, incluindo o presidente, é suspeito de ter ligações aos grupos paramilitares). No meio, os traficantes de droga, os camponeses que cultivam cocaína e a total indiferença da população que vive nas cidades.
Algumas pessoas na Colombia não gostam do trabalho de Holden Morris e este filme retrata o seu dia a dia.
Interessante quanto ao conteúdo, algo parcial quanto ao objecto em estudo, a nota final é: ***

Etiquetas: