Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

quarta-feira, novembro 26, 2008

R.wan

E ainda na espectacular oferta musical de Genebra, fui a um concerto com uns amigos.
"É um tipo da minha cidade, lá na Bretanha".
"Ok, então vamos lá!"
No dia do concerto, estou na paragem do eléctrico e perguntam-me se gosto de hip-hop. Eu respondo que "não, nem por isso".
"Mas o concerto que vais ver não é de hip-hop?"
"O QUÊ?!?!?!?!"
Pois bem, R.wan (nome original é Erwan, típico nome bretão), é o vocalista de uma banda chamada Java. Francesa, pois claro. Lá vi o concerto do tipo no Chat Noir, em Carouge.
Bom, tenho de dizer que fiquei surpreendido. Eu tinha uma ideia antiga de que o hip-hop francês não tinha nada a ver com o hip-hop americano ou português (a ideia dos "gangstas" e isso) nem com o alemão ou espanhol (que nem sequer tenho palavras para descrever). Seria sim, uma coisa muito deles, com algumas excepções honrosas. Um bom exemplo disso era, quanto a mim, MC Solaar. Passado. Nos últimos anos, até porque tenho visto mais MCM do que devia, o hip-hop francês tem-se cada vez mais revelado como a mesma pepineira que o hip-hop americano (mas com miúdas menos "plásticas". Assim, as minhas expectativas eram muito baixas.
Bom, posso dizer que fiquei agradavelmente surpreso com o que se passou. O concerto era com o R.wan e com um baterista e um sintetizador (isto provavelmente tem outro nome, mas eu sou ignorante). Só isso. O espectáculo era R.wan a demonstrar toda a sua versatilidade, mudando de estilo para estilo com uma enorme velocidade (enquanto mudava de guarda-roupa em palco para se adaptar ao estilo), e "gozando" com os vários estilos músicais que eu abomino (entre várias nuances de hip-hop), enquanto demonstra quão "fácil" (pelo menos para ele) é fazer alguma daquela música com qualidade. Em suma, a procurar no You Tube!

Etiquetas: