Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

segunda-feira, outubro 31, 2005

Dear Hugo...

"...the SPRU Examination Board recommended to the University that you should be awarded the MSc degree in Science and Technology Policy, and I am writing you to add my congratulations on this achivment. Well done indeed."
Assinado: Director of Graduate Studies.
Ou seja, passei no mestrado. Um ano bem passado. Adoro quando os planos funcionam na perfeição.

Etiquetas:

Estrela 0 - Nacional 2

Pois é... o Estrela perdeu em casa pela primeira vez este ano e aproxima-se perigosamente dos lugares de despromoção. Fui ver o jogo e o que achei foi que o resultado foi injusto, pois o Nacional limitou-se a ver jogar e a marcar dois golos em poucos mais remates. Na primeira parte, o Estrela atacou com pouca consequência. O Nacional não fez nada e num livre no final do primeiro tempo, aproveitou o facto de que a defesa do Estrela é muito mole e marcou sem saber bem como. Na segunda parte, o treinador do Estrela fez asneira. Até dada altura, o Alexandre Goulart estava a ser marcado pelo Amoreirinha e não estava a fazer grande coisa, ou pelo menos o defesa esquerdo (!?) do Estrela estava a dar conta do recado. Numa tentativa desesperada de mudar as coisas, Toni tira o Amoreirinha e mete um jogador mais atacante... Resultado, o Alexandre Goulart marca um golo, sem marcação.
Apreciações individuais:
Bruno Vale - Seguro em tudo excepto em algumas bolas por alto.
Toni - Não tão fulgurante como em outros jogos, mas sempre um dos mais esclarecidos a defender e a levar a bola para a frente;
Santamaria - Uma exibição segura, com o cartão amarelo do costume;
Pedro Simões - Outra exibição segura, até porque o Nacional quase não atacou;
Amoreirinha - Estranhamente adaptado a lateral esquerdo pela 2a vez que eu tenha visto, fez um bom jogo e até atacou mais do que eu alguma vez esperaria;
Emerson - Parte importante do meio campo. Saiu ao intervalo e a equipa ficou com uma transição para o ataque mais deficiente;
Paulo Machado - Bons toques, mas falta de "killer instinct";
Coutinho - Será que este senhor tem ordens para NÃO andar com a bola? Eu sei que a bola anda mais depressa se a passarmos do que se alguém a levar, mas às vezes dava a nítida sensação de que era preciso alguém que levasse a bola para a frente, este senhor tem o número 10 nas costas e nunca o fez na 1a parte. Na segunda fê-lo algumas vezes;
Rui Borges - Na primeira parte fez alguns toque deliciosos, com passes, fintas e rodopios com a bola que eram agradáveis e consequentes. Mas faltava alguém na grande área... Decaíu um pouco na segunda parte;
Manú - Continuo a achar que rende mais do lado esquerdo. Fez um jogo apagado, mas também, raras foram as vezes que a bola lhe chegou decentemente;
Semedo - Combativo como sempre, não foi o mais consequente dos avançados. Na segunda parte tem uma jogada excelente em que passar por uns 3 adversários e só com o guarda-redes à frente, atira ao lado, falhando aquele que seria um grande golo.
Anselmo - Muito verde, lutou com a defesa adversária, mas parece que lhe falta confiança;
Maxi Estevez - Depois do golo contra o Micaelense para a taça, foi-lhe dada outra oportunidade desta vez no campeonato. O "gordo" como lhe chamaram na bancada foi inconsequente. No entanto, não lhe perdoo o golo feito que falhou quando com todo o tempo do mundo, virado para a baliza e com a bola controlada, atira por cima.
Resumindo, jogámos melhor do que o Nacional que apenas apostou em orgnizar-se na defesa e aproveitar as falhas (idiotas) da defesa do Estrela. Não mereciamos este resultado, mas de facto, tanto a defesa como o ataque do Estrela são muito macios.
Dicas e perguntas para o Toni:
1) Sei que o Maurício faz muita falta, mas em vez de se adaptar o Pedro Simões a central e o Amoreirinha a lateral esquerdo, porque não por o Amoreirinha a central e o DEFESA ESQUERDO DA SELECÇÃO DE SUB-21, o Valdir a defesa esquerdo?
2) Será que só eu é que notei que tanto neste jogo como contra o Benfica, assim que o Emerson saíu a transição defesa ataque da equipa sofreu e muito? Que tal para a próxima tirar o Coutinho ou o Machado? Só para ver o que dá...
3) Que tal começar os jogos em casa com um ponta de lança, uma vez que foi evidente que todas as equipas até agora vêm à Reboleira para defender e perdemos sempre vários minutos da primeira parte em que construímos boas jogadas de perigo que são desperdiçadas porque não há ninguém na área para as aproveitar?
4) Já reparou na altura média da equipa? Sei que este ano não há muito a fazer, porque crescer eles não crescem, mas uma equipa de baixinhos já não se usa. E como nenhum deles é o Romário (nota especial para o ponta de lança(!!!!) Maxi Estevez que é mais baixo que a minha irmã)... O ano que vem temos de ter mais altura na equipa.
5) Precisamos de um ponta de lança melhor. Não sei porque é que o Igor nem sequer é convocado, mas o Anselmo, apesar de ter futuro, não tem feito muito e o Maxi não me parece ter categoria suficiente... Não querem fazer o choradinho para tirar o Helder Postiga da 2a divisão B?
6) A substituição do Amoreirinha quando ele estava a marcar (e bem) o Goulart e ainda por cima a subir bem no terreno foi injustificada. Há que ter mais atenção nestas coisas e se calhar esperar um pouco mais. Até nem estavamos a jogar mal... Mas depois de sofrermos o 2o, acabou o jogo.
Bom, acho que é só. Se me lembrar de mais digo...

Etiquetas:

Cozinha do Caos - o regresso!

Pois é, a pedido de muita gente, a cozinha do caos está de volta... mas apenas para dizer que não tenho cozinhado muito! A minha irmã agora mora comigo e tem cozinhado muito mais do que eu... Deixo-vos o meu último exemplo de cozinha de campanha para quem não tem paciência para cozinhar que tive a oportunidade de confeccionar para mim... e para a minha pobre irmã que teve de comer aquilo naquele dia...
Ingredientes:
Penne para duas pessoas;
Um resto de chouriço;
Azeite q.b.;
Salsa q.b.;
Sal q.b.;
Pimenta q.b.
Preparação:
Mete-se o Penne ao lume e deixa-se cozer o tempo que diz na embalagem, colocando o sal na água quando esta começa a ferver. Entretanto, vai-se cortando o chouriço aos cubos. Quando a massa está pronta, mete-se numa tijela com os cubos de chouriço e tempera-se com azeite, salsa e pimenta a gosto. Está pronto a servir cerca de 13 minutos depois da água estar ao lume!
Nota final: **1/2

Etiquetas:

Afastado...

Pois. Tenho ignorado o mundo bloguístico há já algum tempo. Nestas semanas em que não tenho escrito nada, a minha vida definiu-se como bem quis e eu escolhi seguir o caminho que me apareceu à frente, sem discutir muito e fazendo o que normalmente sempre fiz, ou seja aproveitar as coisas boas que se proporcionam. Não me parece que me acomode, mas como todas as opções que me apareceram me agradariam de alguma forma, aproveitei. Para quem não sabe do que estou a falar, nas últimas duas semanas arranjei emprego. Mas o emprego que arranjei (na verdade um estágio) é no estrangeiro novamente.
A minha primeira opção seria ficar em Portugal, a fazer algo de que gostasse e a ser bem pago, com perspectivas de carreira. Tal não foi possível. Fiquei triste? Sim, um pouco. Mas a segunda opção (este estágio no estrangeiro, também bem pago) não é nada má. Então, estarei eu contente ou triste? A resposta é contente! Parecendo um pouco insensível, não há nenhum factor que me prenda absolutamente a Portugal! Claro que tenho cá a maior parte dos meus amigos e grande parte da minha família, mas... já o ano passado parti, e apesar das saudades (que se verificaram com a quantidade de vezes que voltei ao país), gostei de estar fora de Portugal a conhecer uma nova cidade e novas pessoas. Porque não fazê-lo novamente, e desta vez, a ganhar dinheiro? A mim parece-me uma boa opção. Resumindo, volto a emigrar em Janeiro.
Pergunto-me no entanto se esta vontade de sair começará a ficar permanente...

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 17, 2005

Last Days

O novo filme do Gus Van Sant é inspirado nos últimos dias de vida do Curt Cobain, mas não procura ser um relato fiel. É muito interessante em termos de estética, fotografia, cenários, etc, mas acaba por ser um pouco parco em movimento. Tradução, é meio chato.
Pormenores curiosos: a utilização de um artifício que já tinhamos visto em Elephant, ou seja, a revisitação de uma mesma cena de uma perspectiva diferente e a utilização dos nomes reais dos actores para os nomes das personagens, com a excepção da personagem principal.
No final, uma obra interessante, sobre um objecto bem definido, com um resultado final que não é virado para as massas, mas que tem o seu mérito. Peca no ritmo.
Nota final: ***

Etiquetas:

Estrela 2 - Marítimo 2

NÃO ACREDITO! NÃO ACREDITO!!!!!! AAAAAAAAARRRRRRRRGHHHHH!!!!!!!
O Estrela da Amadora ofereceu dois pontos ao Marítimo. Deve ter sido em retribuição do leão maritimista que o presidente do Marítimo ofereceu à direcção do Estrela no início do encontro, seja lá por que razão foi... O que aconteceu foi o seguinte: O Estrela inicia o jogo e DÁ UM BAILE DO CARAÇAS AO MARÍTIMO. Durante a primeira parte SÓ HOUVE ESTRELA DA AMADORA e apesar de resistirem durante algum tempo, o golo do Maurício dá abre o marcador e o segundo do Manú, pela 2a vez, completamente isolado em frente ao guarda-redes, dá justiça ao marcador! Pouco antes de acabar a primeira parte, eu pensava satisfeito, "hoje damos uns 3 ou 4!". Mas no último segundo da 1a parte, o Marítimo marca num livre esquisito (que já agora, surge de uma falta inexistente, mas enfim...). Na segunda parte, o jogo começa mais equilibrado, mas com mais hipóteses para o Estrela. Nada fazia prever o golo do Marítimo, mas há uma jogada completamente incompreensível em que um jogador dos visitantes se vai arrastando pelo lado direito sem que ninguém o pare e acaba por acertar no Pedro Simões que mete a bola na própria baliza!!!!! Um golo absolutamente inacreditável e que só prova que aquela defesa (remendada) é um nojo! Depois foi só Estrela, mas com as substituições parvas do Toni, não deu para marcar.
Um a um:
Bruno Vale - Sem culpa nos golos, teve apenas uma situação em que não esteve muito seguro. Mas não brilhou;
Tony - o melhor em campo! Este lateral direito é um poço de força e por pouco não marcava numa arrancada fantástica em que corre e dribla uns dois ou três adversários e remata fortíssimo para uma boa defesa;
Maurício - muito seguro, abriu o marcador com um remate fantástico.
Pedro Simões - tudo muito bem, mas o seu auto-golo nasce de uma jogada que já devia ter sido parada muito antes;
Carreira - a jogar mais pela esquerda, ele devia ter dado uma sarrafada no gajo que remata para o golo do empate. É uma falha no jogo todo, mas que custou dois pontos;
Emerson - Muito seguro, fartou-se de cortar jogadas a meio campo. Devia ter sido expulso por ter pisado um adversário quando este estava no chão (apesar dele merecer, porque estava farto de distribuir fruta...);
Paulo Machado - Este jogador emprestado do F.C.Porto foi crucial no meio campo. Mas tal só se notou quando ele saiu (e o meio campo do Estrela desapareceu);
Rafael Gaúcho - tinha uma ideia diferente deste tipo do que os jornais diziam dele na pré-época. Não é um número 10 típico. Defende muito, mas sabe levar a bola com ele. Teve um jogo bastante interessante;
Rui Duarte - o elemento mais fraco do meio campo. Ele sim, parecia que estava a fazer de número 10. Com poucos resultados. Mau nas bolas paradas, devia ter sido ele o primeiro a sair e não o Paulo Machado;
Semedo - Primeira parte interessante, segunda parte nula. As coisas não sairam bem depois do meio campo se desorganizar;
Manú - Falhou um golo sozinho em frente ao guarda-redes, marcou na segunda vez que isso aconteceu. Já o vi falhar mais golos nesta situação quando ele vem da direita e desta vez marcou quando vinha da esquerda. Será que devia trocar de posição com o Semedo? E será que não treinam situações destas? Foi um dos que sempre conseguiu levar a bola para a frente;
Igor Sousa - NULO!!!!! Não fez nada! Má substituição. A partir do momento em que este sujeito entrou para o lugar do Paulo Machado, deixámos de criar perigo. Tudo o que fez foi perder bolas.
Rafael Gaúcho - o melhor dos suplentes, deu alguma coesão ao meio campo e jogou melhor do que o Semedo o estava a fazer na segunda parte. Não chegou;
Igor - Falhou um golo de baliza aberta. Acho que a substituição a fazer quando nos vimos empatados era a entrada deste (ou do Anselmo) para o lugar do Rui Duarte e jogarmos num 4-3-3 típico. Muito trapalhão.
Resultado final, perdemos 2 pontos que nos vão fazer muita falta no fim. E já agora, o Marítimo que não se ponha a pau e ainda vai parar à segunda divisão, porque são de longe, uma equipa pior do que o Estrela da Amadora.

Etiquetas:

O festival de cinema francês

Pois é, tinha bilhetes de borla e mesmo assim, só aproveitei 4 filmes... Enfim, nem tão mau como isso. Aqui ficam as críticas aos filmes que tive a oportunidade de ver.
C’EST PAS TOUT À FAIT LA VIE DONT J’AVAIS RÊVÉ - de Michel Piccoli
Este filme é uma história de um triangulo amoroso nervoso. Um homem, já com uma certa idade, é casado e vive em casa com a sua esposa. No entanto, divide o seu tempo com o seu clube de jogo de cartas e a casa da amante. Principalmente com a amante. O filme acaba por contar toda esta relação a três e o corulário é que ela só faz sentido enquanto for sentida a três.
Estéticamente é uma pérola, na medida em que o seu ritmo é acelarado, e tem um ambiente que circula as personagens que é muito interessante. Mas acaba por ser MUITO aborrecido em determinados pontos. Já agora, o nome Michel Picolli é mais conhecido pelas suas actuações do que pelas realizações. Segundo o IMDB, participou em mais de 200 filmes como actor este é apenas a sua 5a experiência como realizador.
Nota final:**
LA MOUSTACHE - de Emmanuel Carrère
Um homem pergunta à sua esposa: "E se um dia eu cortasse o bigode?" A resposta pode ser mais assustadora do que o esperado, quando ele o corta, mas toda a gente lhe diz que ele nunca usou bigode... Mas ele tem fotografias com o bigode! Será que está a ficar louco ou que todos os outros o estão a enganar?
Na minha opinião é um filme à David Lynch, mas com menos requinte. Mas interessante de se ver, sem dúvida. (ah, Patrícia, a esposa entra mesmo em "É mais fácil um camelo...", mas tem um papel secundário. Será daí que a conheces?).
Nota final: ***
LES REVENANTS - de Robin Campillo
Um filme de zombies francês!!!! A loucura! Então um dia, os mortos (só os relativamente recentes) voltam à vida e estão literalmente, meio zombies, ou seja, não comunicam muito bem. Uns melhores que outros. Explicação? Não há! E o que é que se faz com eles? O estado-previdência francês SUBSIDIA O SEU REGRESSO AOS ANTERIORES EMPREGOS!!!!!!! Só mesmo em França para se pensar nisso num filme de zombies... Tudo parece relativamente bem, até que eles começam a reunir-se! E os que nunca morreram começam a tomar algumas previdências... O filme tem alguns pormenores interessantes enquanto acompanha o regresso essencialmente de três personagens (uma criança, um jovem adulto e uma idosa). No final, digamos que somos confrontados com efeitos especiais dignos de "Duarte e Companhia" ou qualquer outra produção cómica portuguesa da década de 80... Ah, entretanto, este foi o único filme em toda a minha vida em que adormeci no cinema.
Nota final:*
JOYEUX NOËL - de Christian Carion
A história da trégua que aconteceu em determinadas partes da frente de combate no natal de 1914 durante a primeira guerra mundial. Acompanha um regimento escocês, um alemão e um francês no processo de negociação da trégua e tudo o que mais envolve o aparecimento de tal comportamento espontâneo (e desobediente). Começa bem, mas acaba por exagerar um pouco e no fim, parece que já são todos camaradas e não inimigos. Tanto que uma pessoa mais ignorante perguntou atrás de mim "mas a guerra era contra os alemães?".
Nota final: ***
Sou um crítico implacável!

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 10, 2005

Portugal no mundial!!

Pois, não vi o jogo, parece que foi uma tristeza do pior que há. Mas o importante é o resultado final e desta vez não precisámos de fazer contas na última jornada! Pela primeira vez na nossa história futebolística, estamos em dois mundiais seguidos! Se não formos para lá armados em campeões e percebermos que não somos favoritos a nada e que as nossas reais capacidades estão muito abaixo do que publicitamos e consequentemente trabalharem decentemente e com brio, temos reais hipóteses de chegar aos quartos de final (e com sorte com quem nos calha nessa fase, às meias).
Entretanto o Scolari diz que se calhar se vai embora. Isto porque o Madaíl se mostrou descontente com o resultado com o Liechenstein... Quando é que será que nos (nós portugueses adeptos de futebol) livramos do Madaíl? Acho-o um imbecil incompetente!

Etiquetas:

Festival de cinema francês...

Vou ver uns quantos filmes do festival de cinema francês que está a decorrer actualmente no Fórum Lisboa e no Instituto Franco-Português. Aqui ficarão as críticas... Em breve escreverei mais sobre isto.

Etiquetas:

segunda-feira, outubro 03, 2005

Eclipse

Hoje levantei-me para ver o Eclipse (não fui a Bragança, como me chegou a passar pela cabeça no sábado à noite) e valeu a pena. A diferença de temperatura e de luminosidade eram fáceis de sentir. E foi engraçado ver a Francisca meio desnorteada (para quem não sabe, a Francisca é a gata cá de casa).

Etiquetas:

Inside Deep Throat

O documentário sobre o filme pornográfico mais famoso do mundo é interessante, mas parece-me que o tema em si acaba por ser limitado. Não sei, mas acho que esperava uma análise mais profunda e cuidada sobre o impacto que o filme teve na sociedade do tempo, mas quanto a mim apenas se limita a afirmar que teve impacto. Há diversas entrevistas onde várias opiniões são dadas, com mais relevo para um dos lados da "contenda", ou seja, os pró-liberdade de expressão e apenas um ou dois dos pró-"moralidade". É óbvio que na minha opinião deve haver liberdade de expressão total, nomeadamente em termos artísticos. Mas sabemos que os Estados Unidos são um país onde a direita religiosa (e muitas vezes extremista) tem um peso muito grande e acaba por poder impor os seus próprios conceitos de moralidade, limitando assim a liberdade de expressão artística (e não só). Curioso foi aprender que tentaram prender o actor (!?), que fizeram uma "oferta que não se podia recusar" ao realizador do filme para desistir da sua parte nos lucros e finalmente poder ver (ainda ontem discutia isto com um perito: os circuítos de distribuição de pornografia de qualidade, nomeadamente dos anos 70 e inícios de 80 são muito frágeis) em acção a menina Linda Lovelace (que dá uma nova dimensão à ideia de menina manipulavel). Ou seja, finalmente vi o "truque" da menina em acção. Só posso dizer isto às meninas (e eventualmente meninos) interessados: APRENDAM!
Nota final: ***

Etiquetas:

De onde é que isto saiu?

A caminho do cinema passei por um prédio novo. Acho piada quando isto acontece. Quando nem sequer reparamos que estão a ser construídas fundações e de repente passamos por um lado e aparece um prédio novo. A surpresa é ainda maior quando gostamos do prédio, o que aconteceu comigo ontem. O prédio em questão é na Av. da República, mesmo ao lado da estação de Entrecampos, do lado oposto à Feira Popular. Eu gosto do prédio. Mas não sabia que estava a ser construído.

Etiquetas:

Amarcord

Ontem vi um filme do Fellini, Amarcord. Um filme onde ele passa por algumas das suas recordações de infância/adolescência em Itália nos anos 30 sob a ditadura fascista. Ele retrata os acontecimentos caricaturando algumas personagens que lhe devem ter sido caras e conseguindo, com uma colagem de acontecimentos mais ou menos separados que decorrem ao longo de um ano, uma história coerente e (possivelmente) fiel à realidade que tenta retratar.
Nota final: não me atrevo a dar menos que *****

Etiquetas:

Violência doméstica

Ontem vi um cartaz muito engraçado sobre violência doméstica. Não me lembro exactamente como começava, mas era qualquer coisa como "Capuchinho Vermelho, de tão indignada com os gritos do Lobo Mau, disse-lhe para calar a boca imediatamente". Não eram estas as palavras exactas, mas era uma metáfora para os contos de fadas e a felicidade conjugal. Dizia que toda a gente sonha em pequeno(a) em ser feliz e que todos o merecem. E que gritos, ameaças ou violência É CRIME. E há que lembrar isso sempre! E que gritos, ameaças ou violência não fazem parte dos nossos sonhos infantis e que muito menos devem fazer parte da nossa realidade quotidiana. Era um cartaz muito bem feito. E há que lembrar que estas coisas infelizmente existem.

Etiquetas:

domingo, outubro 02, 2005

Preciso de um novo hobbie

Estou em casa num domingo à tarde e não tenho nada que fazer! Preciso de um hobbie que envolva sair sair de casa! Posso passar a tarde toda em frente à televisão, ao computador, no cinema, ou numa esplanada a beber copos... mas para quê? Preciso de algo com o qual ocupar o tempo, de preferência ao ar livre! Alguém sabe de alguma coisa? Pode ser (até seria desejável) que envolvesse alguma actividade física. Aguardam-se sugestões...

Etiquetas:

Belenenses 0 - Estrela 2

A primeira vitória do Estrela fora de casa! E contra o Belenenses, que eu pensava que fosse equipa de outro campeonato! Eu não vi os primeiros 20 minutos de jogo, mas vi o resto com alguma atenção através da televisão. Aquilo que me pareceu foi que aproveitamos muito bem os descuidos do Belenenses. Fomos sólidos defensivamente, mas em termos ofensivos desistimos completamente do jogo e deixámo-nos ficar numa retranca de que eu não gosto absolutamente nada. Continuamos a ser uma equipa incapaz de construir jogadas de ataque consequentes. A minha esperança para por o jogo do Estrela em ordem este ano, o nosso número 10, o Rafael Coutinho, joga sempre muito atrás e pouco se nota durante o jogo todo. Normalmente jogamos pelas alas, o que eu não tenho nada contra, mas com o nosso sistema de 4-4-2, com dois extremos em vez de dois pontas de lança (ou seja, jogamos SEM ponta de lança), não há ninguém na área para aproveitar algum cruzamento que possa aparecer! E além disso, o nosso meio campo joga demasiado recuado. Resumindo, estou contente pela vitória, para uma equipa que anunciou o seu objectivo neste campeonato como sendo o 14º lugar, se calhar estamos bem, mas como os meus standards são um pouco mais altos, nomeadamente no que diz à capacidade de produzir pelo menos algumas jogadas de perigo, não estou assim tão contente.

Etiquetas:

Ela Odeia Me

O novo filme do Spike Lee é sobre fraude corporativa e engravidar lésbicas. É isso mesmo. São duas coisas bastante diferentes, que o Lee tenta reunir num filme coerente... mas quanto a mim falha. Os pontos positivos do filme, quanto a mim é o elenco, onde ele reúne alguns actores de quem eu gosto (Ellen Barkin, Woody Harrelson e Monica Bellucci) com alguns ilustres desconhecidos interessantes.
O filme no seu todo pareceu-me desconexo, apesar de alguma imaginação na forma como tudo acontece e mesmo nas voltas estranhas na vida da personagem. No final, são mais de duas horas de uma análise aos costumes e moralidades diferentes que existem na nossa vida profissional e pessoal. Podiam ter tido melhor resultado.
Nota final: ***

Etiquetas: