Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Kosovo

Porque vai contra o direito internacional;
Porque é abre um precedente perigosíssimo;
Porque é o resultado de uma política de hostilidade para com a Rússia (que devia era ser nossa amiga);
Porque é o resultado de uma política de expansão da área de influência dos EUA nos Balcãs;
Porque é o resultado da inexistência da União Europeia em termos políticos;
Porque não faz sentido criar um estado novo a partir de uma comunidade emigrante que se sobrepõe à comunidade nacional;
Porque a sua aceitação não tem em conta objectivos de longo prazo com vista à estabilização político-militar da região;
Porque o auto-proclamado "governo" não tem condições de (nem interesse em) garantir a segurança das minorias que lá moram;
Porque repete erros do passado ao abusar das condições impostas a derrotados em guerras anteriores (todos vimos que a Alemanha tinha alguma coisa a provar na 2a Guerra Mundial);
Porque nem todas as opções diplomáticas foram esgotadas;
Porque a questão ganhou mais importância em termos de política externa americana devido a ser necessário distrair o mundo do caso Mónica Lewinski;
Porque o novo "estado" não tem sustentabilidade económica;
Porque o novo território desde a sua saída da alçada do governo legítimo sérvio tem sido usado como plataforma de tráfico de droga e armas;
Porque não foram apenas os sérvios que praticaram crimes de guerra durante a sublevação terrorista (se agora toda a gente é terrorista, estes também podem ser) dos combatentes kosovares de origem albanesa (KLA);
Porque foi o KLA a quebrar acordos de cessar fogo e a forçar a actuação do exército sérvio;
Porque sou contra o meu dinheiro de impostos subvencionar serviços de suposto estado sem legitimidade legal:
SOU CONTRA A INDEPENDÊNCIA DO KOSOVO!
E espero que o Governo Português tenha a coragem de NÃO fazer como costume e ir atrás dos chamados países "grandes" e alinhe com os países que compreendendo as implicações políticas e de segurança de uma aberração como esta, NÃO RECONHEÇA A INDEPENDÊNCIA DESTE ESTADO PIRATA!
SIM À UNIDADE DO ESTADO SÉRVIO!

Etiquetas:

The Darjeeling Limited (2007)

Um elenco muito bom, um realizador que nos habitua ao melhor, argumentistas que por norma nos obrigam a pensar e com um sentido de humor excelente, uma cenografia impecável...
Porque é que raio me soube a pouco?
Talvez a fasquia estivesse demasiado elevada, mas na verdade não gostei assim tanto deste filme.
Depois do excelente The Royal Tenenbaums e do muito bom The Life Aquatic with Steve Zissou, este filme fica claramente aquém do que eu esperava. Se é mau? Nada disso. Mas que não chega, não chega. Estou mal habituado com o Wes Anderson.
Nota final:***

Etiquetas:

Rambo (2008)

John Rambo.

John Rambo!

John Rambo!!!

JOHN RAMBO!!!!!!

JOHN RAMBO!!!!!!!!!

JOHN RAMBO!!!!!!!!!!!!!!

JOOOOOOOOOOOOOOHN RAAAAAAAAAAAAAAAMBOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

Nota final: **

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 11, 2008

The Golden Compass (2007)


Este filme é o primeiro de uma trilogia (onde é que eu já vi este modelo antes?) baseada na obra de Philip Pullman. Conta a história de uma menina Lyra Belacqua, que num universo paralelo ao nosso, é dotada da capacidade única de conseguir interpretar as direcções que lhe são reveladas por uma bússola dourada.
Lyra dirige-se para norte, para procurar o seu tio, ou pai ou lá o que é, e ao mesmo tempo para libertar alguns amigos seus, ajudar um urso polar a recuperar o seu trono e para descobrir o que é "poeira".
Imagino que o sucesso comercial desta trilogia tenha sido tão grande que o filme tenha sido praticamente obrigatório. Relativamente ao filme em si, não sendo uma obra prima e contando com as estrelas de peso Nicole Kidman e Daniel Craig (o novo James Bond para os distraídos), acaba por alcançar o seu objectivo, que presumo que será satisfazer os leitores dos romances e capitalizar em forma de cinema de uma bela propriedade intelectual. Ok, talvez esteja a ser um pouco cínico, mas confesso que o filme não me conseguiu conquistar.
Belos efeitos especiais, como seria de esperar, interpretações mornas de toda a gente e claro, um to be continued final que lhe retira bastante do mérito como filme individual.
Nota final: ***

Etiquetas:

Control (2007)


Ainda em 2007, ainda em Portugal, vi Control. O bio-pic do Ian Curtis, o cantor de Joy Division. É um filme de época sobre o mesmo. A sua relação com a sua esposa, a formação da banda, a forma como lida com o sucesso, a sua saúde (ou melhor, a sua doença), etc.
Confesso que não fiquei tão excitado com este filme como alguns dos meus amigos. Talvez porque tenha olhado para ele como um filme e não como uma ode ao Ian Curtis, por muito que goste dele e dos Joy Division e mesmo dos New Order. Vi-o como um filme onde se conta a história da ascensão e declínio de um artista. Mas não o achei extraordinário como filme.
Ian, pá, devias ter mais juízo nessa cabeça e se calhar ainda cá estavas a dar-nos boa música. Assim, temos de nos contentar com um bom filme sobre a tua vida, mas que não inventa nada em termos de cinematografia.
Nota final: **** (baixinho...)

Etiquetas: