Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

quinta-feira, março 12, 2009

The Curious Case of Benjamin Button (2008)

Que filme deprimente! Estava muito curioso com o que seria, depois de todo o "hype" à sua volta.
Acho que toda a gente sabe que se trata de um filme onde um desafortunado (ou não) Brad Pitt nasce velho e rejuvenesce à medida que o tempo passa. A sua amiga de "infância"/velhice (quando ele tinha nascido há pouco tempo) acompanha-o a espaços na sua vida e o filme conta como foi a sua vida.
E eu posso dizer o seguinte: FOI TRISTE! FOI DEPRIMENTE! Começou mal, acabou mal!
Boa actuação do Pitt e da Blanchett e um bom filme, mas realmente, é de querer cortar os pulsos...
Nota final: ****

Etiquetas:

Watchmen (2009)

O que dizer sobre este filme? Que me lembro de ficar excitado com a ideia de que alguém o queria fazer? Que me lembro de viver na Damaia e de ler um artigo onde o Arnold Schwarzenegger
estava "intrigado" com a possibilidade de rapar todos os pelos e ser pintado de azul? Que vi todos os filmes baseados em histórias do Alan Moore (Zeus, até "Swamp Thing" com a Heather Locklear)? Que DEVOREI a mini-série numa até à altura inédita maratona de 3 ou 4 horas seguidas para saber quem tinha matado o Comediante? Que a personagem com quem me identifiquei quando li o livro foi o Ozimandias e que queria, como ele, salvar o mundo?
Enfim, um sem número de coisas que quando agora, uns 17 ou 18 anos depois de ter lido a banda desenhada pela primeira vez, me trazem tremendas lembranças.
Para resumir: estamos em 1985. Os super-heróis estão proibidos desde 1977. Apenas alguns continuam em actividade ou clandestinamente, como Rorschach ou ao serviço do Governo, como o Comediante ou o Doutor Manhattan. O Comediante é assassinado. Quem é que o matou e porquê? A resposta a essa pergunta leva Rorschach a tentar contactar os seus ex-parceiros, na sua maioria, agora reformados. Mas alguém quer todos os super-heróis fora do seu caminho...
Filmado com actores de segunda linha, o filme é lento, mas fidelíssimo ao argumento original tirando uma pequena mudança no final (que quanto a mim resulta de forma excelente - chego até a pensar que se trata de um final melhor do que o do comic). É esplendoroso em termos visuais e, tal como o comic, muda completamente como vemos os super-heróis no cinema actualmente. Como pensou o Alan Moore sobre o comic, porque não fazer um comic de super-heróis onde eles se portem como adultos normais?
Enfim, adorei o filme, por tudo o que o comic me diz, pelas lembranças que me trouxe, pelo bem que está feito, por fazer jus ao comic.
Nota final: *****

Etiquetas:

Doubt (2008)


Filme sobre um colégio católico na América dos anos 60. Um padre (Philip Seymour Hoffman supostamente abusou de um aluno negro (o primeiro do colégio). Uma freira (Meryl Streep) suspeita, mas não tem como provar. Mas basta-lhe a dúvida para actuar, segundo ela, nos melhores interesses do aluno.
Não sendo o meu género de filme, consigo achá-lo interessante, apesar de meio parado. Claro que são boas interpretações, mas achei-o meio "caça Óscares". Acho que acabou por não resultar.
Nota final: ***

Etiquetas: