Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

quinta-feira, março 12, 2009

Watchmen (2009)

O que dizer sobre este filme? Que me lembro de ficar excitado com a ideia de que alguém o queria fazer? Que me lembro de viver na Damaia e de ler um artigo onde o Arnold Schwarzenegger
estava "intrigado" com a possibilidade de rapar todos os pelos e ser pintado de azul? Que vi todos os filmes baseados em histórias do Alan Moore (Zeus, até "Swamp Thing" com a Heather Locklear)? Que DEVOREI a mini-série numa até à altura inédita maratona de 3 ou 4 horas seguidas para saber quem tinha matado o Comediante? Que a personagem com quem me identifiquei quando li o livro foi o Ozimandias e que queria, como ele, salvar o mundo?
Enfim, um sem número de coisas que quando agora, uns 17 ou 18 anos depois de ter lido a banda desenhada pela primeira vez, me trazem tremendas lembranças.
Para resumir: estamos em 1985. Os super-heróis estão proibidos desde 1977. Apenas alguns continuam em actividade ou clandestinamente, como Rorschach ou ao serviço do Governo, como o Comediante ou o Doutor Manhattan. O Comediante é assassinado. Quem é que o matou e porquê? A resposta a essa pergunta leva Rorschach a tentar contactar os seus ex-parceiros, na sua maioria, agora reformados. Mas alguém quer todos os super-heróis fora do seu caminho...
Filmado com actores de segunda linha, o filme é lento, mas fidelíssimo ao argumento original tirando uma pequena mudança no final (que quanto a mim resulta de forma excelente - chego até a pensar que se trata de um final melhor do que o do comic). É esplendoroso em termos visuais e, tal como o comic, muda completamente como vemos os super-heróis no cinema actualmente. Como pensou o Alan Moore sobre o comic, porque não fazer um comic de super-heróis onde eles se portem como adultos normais?
Enfim, adorei o filme, por tudo o que o comic me diz, pelas lembranças que me trouxe, pelo bem que está feito, por fazer jus ao comic.
Nota final: *****

Etiquetas:

4 Comments:

Blogger Mr. Brightside said...

Não sendo um conhecedor do comic a minha abordagem ao filme foi mais "virgem": gostei do arrojo da fidelidade ao material original (porque se nota na estrutura do filme, mesmo não o conhecendo), mas achei que essa fidelidade acaba por ser o seu ponto menos positivo. Temos 2/3 do tempo de caracterização das personagens e quando chegamos à narrativa propriamente dita o mistério com que abrimos o filme já perdeu o gás.

Dito isto posso afirmar que gostei do filme, muito por causa dos flashbacks com o Comediante e especialmente pelo desempenho do
Jackie Earle Haley do Rorschach.

Abraço.

março 13, 2009 12:21 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

Pois.
Para filme é complicado porque parece que se perde tempo a conhecer as personagens. Na banda desenhada isso é essencial, no filme, para além de tornar o ritmo mais lento, acho que há a sensação que realmente não era necessário sabermos detalhes da vida de cada uma das personagens. É um ponto forte do comic que no filme é um ponto fraco.
Mas lê o livro! Garanto-te que (ok, agora já sabes quem matou o Comediante...) lendo tudo, os detalhes sobre as personagens são muito mais interessantes e, ao contrário de achares que tiram ritmo, acrescentam ao livro o carácter de obra-prima que é praticamente incontestável.
Quanto a actores, o Rorschach está fantástico! O curioso é que todos eles emprestam às suas personagens as características que eles têm no comic. Ou seja, se o Night Owl parece um bocado "deslavado" é mesmo porque é essa a personalidade dele (no comic).
Uma nota para a Silk Spectre II. No comic ela não é suposto ser bonita (pelo menos não tanto como a sua mãe). Ela aqui RULA!
O Doctor Manhattan parece tão irreal como devia parecer. Outra grande vitória.
Abraço.

março 13, 2009 2:35 da tarde

 
Blogger Gonçalo Azevedo said...

Ta calado.
Gostaste mas foi da pila do Dr. Manhattan.
Voltando ao filme : eh um bom filme, sim, mas para nos geeks. para o resto do povo, nao funciona. Eu vi aqui o filme em Londres e ouvi os comentarios do resto do pessoal. Ha, na historia, demasiadas coisas e nuances que so fazem sentido a quem le comics ha muitos anos.
Os actores fizeram todos um belissimo papel, mesmo a Silk Spectre (ah, e deixa-me discordar de uma coisa : sempre achei a SSII bem mais bonita que a mae. A mae no filme e bem tesuda! Onde esta o penteado meio afro e aqueles cigarros com uma bola no fim?).
Houve partes no filme que quase me fizeram chorar, especialemente as partes em Marte. Mas o filme tb tem coisas mal feitas.... no ataque ao comediante da para perceber muito bem que eh o Ozymandias que lhe limpa o sebo. Depois, nem sequere explicam pq raios o Dr. Manhattan anda com a pila mutante ao leu, ou pq eh que ele tem o simbolo do hidrogenio na cabeca.
O Hollis Mason eh quase esquecido, e abastardizaram por completo a cena em que o Rorschach parte os dedos do outro no BAR!
Ainda assim, creio que sera a melhor adaptacao possivel.
Teria dado um 5 tb, mas o fim estragou tudo para mim.
Sim, esta bem feito a mesma, mas NAO eh o fim que deveria ter tido, (embora concorde que eh mais plausivel que o original)e por isso deixou-me um mau gosto no fim.

P.s. - aproveita e saca os dois extras que sairam : 'Under the Hood', um documentario sobre o Hollis Mason, e 'Tales from the Black Freighter', a animacao do subplot que nao apareceu no filme.

Abraco!

março 29, 2009 2:39 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

Quanto à pila do Dr. Manhattan, deixa-me só referir o comentário do actor referindo-se à sua, real: "cortaram um bocadinho".
LOL!
Quanto ao filme, sim, para nós é excelente, para os outros, talvez nem tanto. É demasiada informação. Talvez uma mini-série em 4 ou 6 episódios, mas pronto. Temos um filme, que tenho a certeza que nós geeks vamos pegar de vez em quando para recordar, como com o comic.
Quanto à "rivalidade" SS1 vs. SS2, acho que ambas as actrizes são lindas, mas que no comic, a SS1 é suposto ter uma beleza mais clássica do que a sua filha. Acho que isso também adiciona à rivalidade entre as duas, já que a 2a se torna heroina por pressão da mãe.
Pá, acredito que 60% das pessoas entraram na sala de cinema a saber que era o Ozymandias a limpar o cebo ao Comediante, pelo que nem me importo que se perceba.
Detalhes como o símbolo do Hidrogénio na cabeça do Manhattan são demasiado pequenos para serem explicados. O filme já está cheio de peuqenos detalhes.
Eu também acho que é a melhor adaptação possível para filme.
Quanto ao final, ok, não temos alien gigantesco, não temos ilha com artistas, etc... Mas olha que é bem pensado e se calhar até justifica melhor a partida do Manhattan do que no comic.
Quanto aos extras, só te digo que este é um DVD que eu quero ter!
Grande abraço!

março 31, 2009 5:18 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home