Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

terça-feira, maio 09, 2006

Carcassonne

Saio da estação e deparo-me com o rio. Um canal controla o fluxo das águas e permite perceber que há passeios de barco no l'Aude. Assim enquadrada, a estação até parece bonita, com um pequeno parque arborizado nas margens do percurso de água domado. Escolho o caminho mais curto e evito o centro da cidade nova. Arrependo-me, não por ser um percurso feio, mas simporque os meus vislumbres pelas ruas que penetram a esquadria do centro prometem algo ainda mais interessante.
Tenho uma decepção numa praça antes da ponte que leva à ao lado velho da cidade. Tapumes prometem uma vida melhor aos cidadãos de Carcassonne. E tudo por causa de 400 lugares de estacionamento. Atravesso o rio em busca da Pousada da Juventude, mas perguntando-me se não estará cheia e se não devia pelo menos perguntar os preços nos hotéis de duas estrelas.
O meu dom de ler mapas falha-me quando por uns segundos me distraio a olhar para a bela silhueta do castelo. Entro pelo lado oposto, mas não me oponho, uma vez que estou mais perto do meu objectivo sem ter de me orientar no labirinto da cidade velha. As portas medievais estão agora sempre abertas e o que antes repelia estrangeiros, hoje, ironicamente atrai-os.
A cidade está perfeitamente conservada, mais do que outras que já visitei que ganham dinheiro à conta do seu passado medieval. Em Portugal Óbidos, Marvão ou Castelo de Vide não lhe devem muito, em Espanha, Pedraza é apenas mais pequena e na Croácia, Dubrovnik, pela sua maior importância histórica, bate esta francesa, mas sem dúvida a visita vale a pena.
Durmo uma noite na Pousada da Juventude, pejada de pequenos escursionistas espanhois. A simpatia dos trabalhadores de hotelaria franceses deixa a desejar, mas eu fico contente por perceber que ainda falo a lingua e por não lhes deixar nem um cêntimo de gorjeta. No dia seguinte tiro umas fotos (não digitais, lamento), percorro a muralha por fora e vou embora. Desta vez passo pelo centro da cidade nova e constanto que fiz bem, pois a cidade é bem animada, cheia de comércio, tem muita gente e uma possui uma arquitectura que não sendo do outro mundo, é digna de nota.

Etiquetas: