Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

terça-feira, maio 09, 2006

Valência

Chego pela auto-estrada e tento orientar-me pelo mapa que reparo que está orientado a... Oeste. Mais tarde percebo que a cidade é meio esquizofrénica, uma vez que também vi mapas orientados a Leste e a Norte (felizmente). Procuramos a rua onde G. vai trabalhar, orientando-me a muito custo graças a um ponto de referência que finalmente aparece. O mapa não fazia sentido pois o novo caudal do rio Túria (desviado para se construirem parques), parece também um relvado.
À primeira vista a cidade é acolhedora, mas mais no centro, pois até lá chegarmos parece uma urbe igual a tantas outras espanholas. Estacionamos e ela descobre a rua onde eu devo ficar. Surpreende-me pela insistência naquele lugar, mas lá chegado não tenho objecções. Tem tudo o que preciso.
Instalo-me e vou passear pela cidade sozinho. Ligo a outra amiga que também está por perto e tento encontrar-me com ela, mas desengano-me porque ela está um pouco fora da cidade. Mais tarde. Depois de obrigações, viagens e passeios, encontramo-nos os três num bar chamado O'clock, onde vi a melhor equipa de futebol do mundo (este ano) a chegar à final da Liga dos Campeões. Jantamos e passeamos pela noite de Valência.
No dia seguinte, passeio mais. Vejo o velho leito do rio, agora roubado às águas para servir os valencianos. É agradável e espaçoso. No final, uma série de construções modernas impressiona-me completamente. O Palau de les Arts, o hemisferic, o museu de ciência, e o oceanografic fazem um conjunto arquitectónico ultra-moderno difícil de igualar em qualquer lado do mundo. É aqui que mais tarde verei o festival de que falarei mais à frente.
Visito o museu da cidade onde vejo o acervo de obras artísticas do "ajuntament". Cada vez mais compreendo que a iconografia católica é louca e esquizofrénica. Virgens, fujam das pombas que cospem messias directamente para os vossos úteros. Começo a perceber que conheço cada vez mais santos e as imagens que lhes estão associadas. Julgo estar a desenvolver um interesse blasfemo sobre a vida dos santos... Mas há um que interessa em particular: São Vicente foi martirizado em Valência e o "seu" braço esquerdo está preservado na catedral da cidade, onde, já agora, "está" também o Santo Graal (a taça onde Jesus bebeu na noite da última ceia). A catedral é também importante devido a nela se realizarem as sessões do único tribunal reconhecido pela constituição espanhola que não é regido por um ramo do estado espanhol: o tribunal da água que aqui se reúne desde há vários séculos.
Visitei igualmente a cripta de São Vicente, onde uma interessante apresentação multi-média nos revela a importância da cidade ao longo dos tempos, desde a colonização romana passando pelas peregrinações à própria cripta do santo nos tempos visigóticos, a ocupação muçulmana e a sua reconquista definitiva pelos cristãos.
O festival fica para mais tarde.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger B. said...

Agora já sabemos onde procurar o Santo Graal...

maio 09, 2006 7:23 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home