Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

sexta-feira, abril 21, 2006

V for Vendetta


Alan Moore não quis ser associado com este filme devido a razões que compreendo, e até posso concordar, mas devia e merecia. É finalmente um filme que faz sombra à qualidade da obra original em banda desenhada. Depois de From Hell (do qual eu até gostei) e da League of Extraordinary Gentleman, um conceito fantástico inventado por Moore e completamente arruinado no filme, finalmente temos um filme que é um grande filme, tanto em termos de adaptação do argumento original, imagem, acção, enredo e realização. É sem dúvida um filme a ver e apreciar. Desde já fica a nota final: *****
Dito isto, V for Vendetta é a história de "V" (Hugo Weaving), um homem que se mascara de Guy Fawkes (o católico que em 1605 tentou rebentar com o parlamento inglês - falhou) com a missão de recordar ao povo britânico oprimido num futuro próximo por um governo fascista que não é o povo que deve temer os governos, mas sim os governos que devem temer o povo. Assim, V leva a cabo uma série de atentados terroristas e assassinatos que têm tanto de tentativa de revolução como de vingança pessoal pela sua própria história.
No processo, V conhece Evey (Natalie Portman), uma mulher que se vê envolvida com V através de circunstâncias fora do seu controlo, mas que a pouco e pouco se identifica com a mensagem e os métodos de V. No final, conseguirá V mudar a sociedade devolvendo o poder ao povo? Serão necessárias bombas para fazer uma revolução? Serão elas desejáveis?
Na minha opinião, este é um filme que aborda brilhantemente as noções de democracia, liberdade e governo e examina os perigos de nos desculparmos (nós, o povo) da governação e de cedermos ao medo e ao conformismo. Assim, nunca é demais sublinhar que o dedo do grande Alan Moore está aqui e que apesar de tudo merece ser associado a este filme (quer ele queira, quer não, eheheh).
Uma nota final para dizer que este filme é mais necessário do que parece. Inicialmente previsto para sair no 400º aniversário da tentativa de atentado do Guy Fawkes real (5/11/2005), mas devido a terem acontecido atentados reais em Inglaterra poucos meses antes, a sua estreia foi adiada. Na minha opinião erradamente, pois a mensagem do filme é mais premente precisamente quando ocorrem acontecimentos que nos fazem sentir mais tentados a prescindir de algumas liberdades em troca de segurança.
Este passou a ser um dos meus filmes preferidos de sempre. Vão ver já!

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Andre said...

fiquei curioso.... nao estava a planear ve-lo.... mas assim... esta na minha lista....

abril 22, 2006 4:39 da tarde

 
Blogger Jack Hawksmoor said...

Argh!

Ainda não vi, mas quero tanto ver!
E onde é que está a crítica urgente ao albúm dos Covenant?

Hug!

G.

maio 03, 2006 9:30 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

Criticas urgentes retomam qdo eu voltar ao trabalho...

maio 03, 2006 9:47 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home