Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

segunda-feira, abril 10, 2006

Capote


...ou na tradução espanhola, "Truman Capote". Excelente actuação de Philip Seymour Hoffman onde retrata um, quanto a mim detestável, Truman Capote. O filme conta como Capote escreve o seu último livro completo, "A Sangue Frio", partindo de um crime ocorrido no Kansas.
Fazendo-se amigo do chefe de polícia obtém informações e privilégios que são negados a outros repórteres. Insinua-se junto de um dos assassinos e tenta explorar os acontecimentos que levaram àquela fatídica noite em que aconteceu o crime. Tenta demonstrar que existem duas sociedades, uma que vive à margem da lei e outra que coexiste sem se aperceber da primeira.
A sua manipulação de todas as personagens para concretizar os seus intentos começa finalmente a dar mau resultado quando percebe que está demasiado envolvido pessoalmente no resultado final que é a condenação à morte de ambos os crmiminosos.
Capote é um filme onde destaco a capacidade do realizador para transimitir os contrastes entre a vida do escritor e o seu objecto de trabalho. Faz isto através de magníficos planos tanto da paisagem do Kansas como da Nova Iorque adoptiva de Truman. Confesso que a dadas alturas cheguei a ficar um pouco aborrecido com o ritmo do filme, e a minha aversão à personagem (que através da sua fragilidade efeminada e estilo doce obtém aquilo de que precisa e acaba por não revelar quaisquer escrúpulos para o fazer) fizeram com que eu ficasse com uma sensação desagradável relativamente ao filme.
Nota final: ***

Etiquetas: