Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

segunda-feira, agosto 21, 2006

O campo de concentração de Aluche

Fui tentar arranjar um cartão de residente em Espanha. Não sei se não irei precisar dele daqui a uns tempos. Dirigi-me a uma esquadra da polícia e perguntei como é que tinha de fazer. Disseram-me que havia dois sítios onde o podia fazer. Deram-me a morada de um. Aluche. "Onde raio é Aluche?" pensava eu enquanto me dirigia á estação de metro mais próxima. A resposta é simples: no confim mais longínquo de Madrid! Apanhei a linha 5 e lá fui eu até quase ao final, arredores muito arredores. Aí chegado, pergunto onde é a esquadra e entre velhotes confundidos, rapazes novos enganados, donas de quiosques antipáticas ao extremo e finalmente um senhor de meia idade que me consegue apontar a direcção certa, fiquei um pouco desapontado com a hospitalidade espanhola. Mas até aí, tudo bem.
Chego finalmente à "Comisería de Policia" e reparo que há grandes muros, câmaras de vigilância, grades e uma enorme fila de gente. Diriijo-me ao agente que está na entrada e digo-lhe ao que venho. Pergunta-me se já tenho os documentos e eu digo que nem sequer sei quais são. Indica-me que devo ir para a fila das informações. "E onde é a fila das informações?" pergunto eu... "É esta toda?" digo eu apontando para as 400 a 500 pessoas que esperavam nas arcadas de um edifício vizinho às grades que vedam o acesso á esquadra. Ele responde que "não, é ali no meio... pergunte por aí...". Dirijo-me na direcção que ele me indicou, esperando ver qualquer outro agente... Enquanto caminho, reparo que o edifício cuja sombra todos estes imigrantes aproveitam está completamente velho, abandonado, degradado, vandalizado, mas pior... que pertence à polícia.
As condições deste local lembraram-me um campo de concentração, tanto pelo ambiente, como pelos edifícios, como pela organização, com filas enormes de gente à espera de ser "processada" por uma máquina burocrática que aparenta ser bastante ineficiente e que não manifesta o mínimo de preocupação com aqueles que "processa". Que seria aqueles que deveria SERVIR!
Creio que foi Winston Churchill que disse que uma civilização se pode avaliar pela forma como trata os seus prisioneiros. Estes "prisioneiros" do sistema de legalização de imigrantes em Espanha mereciam ser acolhidos por uma civilização superior.
Ah, já agora, voltei à esquadra para perguntar onde era o outro local onde podia desenvolver este processo, já que Aluche é mesmo no fim do mundo. É no centro de Madrid. "Obrigado senhor agente, pela gentil indicação".

Etiquetas: