Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

sábado, agosto 26, 2006

Lord of War


Este filme com Nicholas Cage conta a história (inspirada em acontecimentos reais) de um traficante de armas. A personagem de Cage é completamente amoral, encarando o seu trabalho como algo que faz bem e alheando-se completamente das consequências que o seu comércio traz.
O filme conta a sua ascensão e os acontecimentos que estão por trás dela de uma forma bastante rápida, dando a ideia de que mais do que um filme, esta história mereceria uma série de televisão ou algo assim. O que parece é que o ritmo dos acontecimentos é demasiado apressado e ficamos sem perceber como é que alguém que "decide" ser traficante de armas passa a ser alguém que tem o poder de decidir sobre o destino de tantas e tantas vidas influênciadas pelo seu tráfico.
Pelo meio o filme fala da vida familiar de Yuri (Cage) e de como ele tenta encaixar o seu trabalho com a sua relação com os seus pais, irmão (sócio ocasional) e esposa.
No final, apesar de abordar uma temática interessante e de conseguir ter bons momentos de narração de partes da história, em termos de filme, parece-me algo falhado em termos de ritmo, nomeadamente nos "saltos" que dá em termos de "progressão na carreira".
Mas não deixa de ser um belo exercício sobre a moralidade deste tráfico que é o que certamente mais contribui para a infelicidade de grandes partes da população mundial.
Nota final: ***

Etiquetas: