Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

sábado, agosto 26, 2006

Lady in the Water


Pela primeira vez fui ver um filme de M. Night Shyamalan ao cinema. Lady in the Water à partida não me interessava, mas eventualmente a curiosidade apoderou-se de mim e não resisti. Confesso que parte dessa curiosidade advinha do excelente poster do filme (aqui ao lado) e de ser um filme com dois actores de segunda linha de quem gosto particularmente (Paul Giamatti - American Splendor, Sideways - e Bryce Dallas Howard - Manderlay). Sinceramente, se soubesse que ia ser o que eu acabei de ver, não tinha ido.
Não é um mau filme, mas não é o género de filme que eu mais gosto. É uma espécie de história de encantar moderna, com toques de messianismo por parte do realizador (ou não fosse ele quem representa alguém cujo trabalho irá mudar o mundo).
Segundo a história, Story (Bryce Dallas Howard) é uma Narf que é encarregada de "ver" alguém, neste caso Victor (Shyamalan) e assim mudar a sua vida. Mas os inimigos mortais dos Narf, uns seres tipo lobo, têm planos que passam por impedir o regresso de Story ao seu mundo e Cleveland Heep (Giamatti), que é quem encontra inicialmente Story e a protege da criatura-lobo recruta uma série de inquilinos do condomínio onde toda a acção se passa por forma a assegurar o regresso a salvo da Narf.
O que me faz não gostar muito do filme é que há uma certa ingenuidade na forma como a história é contada e como um filme que à partida não parece ser fantasia, acaba por ter elementos fantásticos e de como as personagens reagem ao que se passa á sua volta que desacreditam a acção. Julgo que é um pouco o estilo do realizador que me desagrada. Já o tinha constatado em "Signs". O facto do realizador querer transmitir que há que acreditar em contos de fadas, não desculpa que hajam certas reacções das personagens que parecem fazer crer que os contos de fadas realmente acontecem a toda a hora e que estragam o filme para mim.
Se calhar sou eu que sou cínico ou o filme apanhou-me num mau dia, mas não gostei do que o realizador pretendia.
Nota final: **

Etiquetas: