Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

terça-feira, julho 04, 2006

Inglaterra 0 - Portugal 0 (1-3 em g.p.)

E lá conseguimos. Superámos as expectativas de todo o mundo. Creio que ninguém acreditava (mesmo os portugueses teriam de ser demasiado optimistas para ter certezas quanto a uma presença nas meias finais) que poderiamos passar dos quartos de final. Há quatro anos atrás sim, tinhamos uma equipa que era das melhores do mundo, que jogava futebol bonito e que era um dos "dark horses" para a vitória final. Acabámos na fase de grupos humilhados por EUA e Coreia do Sul, essas potências. Este ano ninguém dava nada por nós. É um bocado idiota, uma vez que somos os vice-campeoes europeus, mas como ninguém quer falar de um torneio onde quem ganhou foi a Grécia...
O jogo foi excitante para portugueses e ingleses. Presumo que tenha sido um jogo mau para o resto do mundo. Portugal foi incapaz de romper a muralha defensiva inglesa mesmo depois de Wayne Rooney ter sido expulso. Também, sabemos que Portugal precisa é de grandes desafios e que uma equipa com menos um jogador nao é o nosso adversário ideal.
Apesar de termos controlado as operaçoes pela primeira vez nao marcámos neste mundial e tudo foi decidido nos penaltis. Aí, o Ricardo brilhou novamente tendo-se tornado no primeiro guarda-redes a defender três penalties num jogo do campeonato do mundo. Para além dele, destaco os defesas que estiveram imperiais, Carvalho e Meira (sim, Meira que tem subido a qualidade das suas exibiçoes desde o primeiro jogo), Maniche que foi incansável a recuperar bolas no meio campo e novamente Figo. o Cronaldo também esteve bem, embora (tal como o Figo) nao conseguisse decidir. Hugo Viana lá jogou os seus minutos e nao esteve mal, pelo que apenas os guarda-redes suplentes e Ricardo Costa ainda nao jogaram. Menos bem esteve Tiago (novamente), Petit e Pauleta. Mas pior que Pauleta foi mesmo o Hélder Postiga. Creio que apenas o Scolari nao percebe que o suplente do Pauleta é o Nuno Gomes. Mas como até agora temos ganho, deixa lá o Scolari ter a sua opiniao.
Segue-se a França (já hoje). As minhas expectativas já foram superadas e agora segue-se um dos adversários com os quais temos tradicionalmente dificuldades. Mas é um jogo de mundial e tudo pode acontecer. E sim, creio que é diferente de um jogo de europeu onde temos tradiçao em sermos eliminados nas meias finais pelos franceses. Veremos o que podemos fazer, temos hipóteses de passar. Caso nao passemos, a nossa participaçao foi já brilhante.

Etiquetas: