Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

terça-feira, junho 27, 2006

Os melhores quartos de final de sempre?

Bom, estes quartos de final prometem. Das 7 selecções que já ganharam o campeonato do mundo, seis qualificaram-se para o torneio final (a Austrália eliminou o Uruguai no play-off). Dessas seis, SEIS estão nos quartos de final!!
Olhando um pouco para trás...
Em 2002, Brasil, Alemanha e Inglaterra eram os únicos campeões do mundo presentes, juntamente com os EUA e Espanha que têm alguma história na competição, os organizadores Coreia do Sul e os inexperientes Senegal e Turquia. As duas equipas com mais finais aumentaram a sua distância para as outras com a Alemanha a ser derrotada pelo Brasil
Em 1998 na França, 5 destas equipas estavam presentes, se contarmos com a França, organizadora, que até então não tinha ganho o título. As outras eram a Alemanha, a Argentina, o Brasil e a Itália, bem acompanhados pela dupla vice-campeã Holanda, a Dinamarca e a estreante Croácia. A França esmagou o Brasil num jogo que ainda hoje causa azia no outro lado do Atlântico.
Em 1994, apenas 3 campeões do mundo estiveram nos quartos de final. Brasil, Itália e Alemanha partilharam esta fase da competição com Espanha, Holanda, Bulgária, Roménia e Suécia. O Brasil conquistou o torneio nos penalties contra a Itália.
Em 1990, nos quartos de final daquele que foi o pior mundial de sempre, 4 anteriores campeões do mundo jogaram esta fase. Inglaterra, Alemanha, Itália e Argentina estiveram nas meias finais com maior palmarés de sempre, eliminando respectivamente Camarões, Checoslováquia, Irlanda e Jugoslávia. Na final mais monótona de sempre, a Alemanha ganha com um penalty roubado à Argentina.
Em 1986, foram 5. Se bem que a França ainda não contava como tal. As selecções que já tinham sido campeãs eram a Argentina, a Inglaterra, a Alemanha e o Brasil. As restantes 3 eram as regulares Espanha e Bélgica e o organizador México.
Em 1982 não houve quartos de final (nao estou a brincar).
E para trás já é demasiado longe para eu ir ver. O que importa realmente é que estes quartos de final têm quase todas as equipas que já ganharam a competição, o vice-campeão europeu e um estreante.
O Alemanha - Argentina promete ser muito excitante. A equipa organizadora está estranhamente renascida de um período de letargia e maus resultados para se tornar uma das selecções que mais categoriacamente chega aos quartos de final, jogando muito melhor do que há quatro anos onde foi vice-campeã do mundo sem saber muito bem como e com uma ENORME sorte no calendário. A Argentina é a selecção que melhor futebol tem apresentado neste campeonato.
No Inglaterra - Portugal, há um ajuste de contas por fazer. Duas selecções mais conhecidas pelos seus técnicos do que pelos seus jogadores batem-se num duelo que repete o do recente europeu que foi decidido polemicamente nos penalties. A Inglaterra que não tem convencido, mas tem ganho e tem mostrado uma defesa muito consistente defronta Portugal, vindo de uma batalha campal contra a eterna candidata Holanda. Portugal tem sido das formações mais eficientes no mundial. Apenas a espaços mostra o seu potencial, mas tem conseguido temperar as exibições menos conseguidas com uma eficiência notável.
O Itália - Ucrânia, como de costume, favorece os italianos que conseguem por obra sabe-se lá de quê ter as eliminatórias mais fáceis. Vinda de um jogo onde a sorte da arbitragem a favoreceu, contra uma equipa que estava contente por participar e surpreendeu passando aos oitavos, a Itália permanece como a mestre da defesa e do aproveitamento dos erros dos adversários. A Ucrânia, muito conotada (talvez em excesso) com a sua vedeta Shevchenko, é o adversário ideal, uma vez que todos os jogadores italianos o conhecem bem e a selecção é estreante e inexperiente.
Talvez o mais sonante dos quartos de final seja o Brasil - França. O Brasil tem passeado pelos relvados, fruto da sua equipa que, com poucas excepções, tem para cada posição do terreno de jogo o melhor jogador do mundo na dita posição. Desta vez, enfrenta o seu primeiro verdadeiro desafio, a França, que não convencendo na fase de grupos (perdida para a Suiça entretanto eliminada), consegue ir ganhando consistência ao longo do torneio fazendo valer a veterania dos seus jogadores e acabando por eliminar a Espanha que tinha vindo a ser uma das selecções que melhor futebol apresentava.
As minhas previsões sinceras e desapaixonadas para esta fase, são as seguintes:
Alemanha (factor casa decisivo), Portugal (maior consistência da equipa), Itália (mais expeiência e categoria individual e conjunta da equipa) e Brasil (os maiores, ponto final).

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger Jack Hawksmoor said...

Hummm... a Itália NÃO foi beneficiada pela arbitragem! Dominava a seu bel-prazer quando o sr. árbitro decide explusar o Materazzi por um falta feita pelo... Zambrotta! E é inegável que HOUVE contacto no lance do penalty!

junho 28, 2006 1:21 da manhã

 
Blogger Hugo Viseu said...

Quase me apetece dizer que a expulsao do Materazzi permitiu à Itália arranjar justificaçao para entregar o domínio do jogo à Austrália. Quanto ao penalty, o contacto foi provocado pelo italiano, que viu um corpo australiano no chao e pensou "e se eu arrastasse o meu pe de modo a que ele me toque?". Para mim NAO é penalty. Se bem que já vi mais gente a defender que sim.

junho 28, 2006 8:24 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Se o Itália90 foi o pior mundial de sempre, o que dizer do último mundial da Coreia/Japão. A título de exemplo: o emocionante Argentina-Brasil, nos oitavos de final, que acabou com a vitória inesperada da Argentina. Os surpreendentes Camarões que deram água pela barba à poderosa Inglaterra nos quartos de final, e as duas fantásticas meias finais: Itália-Argentina, Inglaterra-Alemanha. Ok a final foi bem fraquinha. Em 2002 houve algum jogo decente? A final escapou e até não foi má!
Mas já que estamos a falar em relação à Itália, parece que tens algum complexo em relação a eles. Aliás tu e uma quantidade de pessoas que não têm mais nada para dizer em relação a uma selecção que é boa, tem bons jogadores, sempre teve e sempre terá. O campeonato da Itália até ao momento: jogo do Gana, a Itália jogou bem, controlou e venceu calmamente por 2-0. Jogo dos EUA: a Itália não jogou bem, é um facto. Jogo da Rep. Checa: a grande, tecnicista e maravilhosa selecção eslava, foi reduzida a uma selecção insignificante. Resultado final 2-0. O jogo da Austrália: o primeiro comment a este post diz tudo, no entanto o penalty é forçado. Quanto ao conseguir ter as eliminatórias mais fáceis deve-se simplesmente ao facto da França não ter ganho o seu grupo. A Itália limitou-se a ganhar o dela. Sinceramente deixem lá a Itália, vamos mas é preocupar-nos com a Inglaterra e esperar que a Itália não nos apareça pela frente. Tb só poderia ser na final. Sim porque a história não nos é muito favorável em confrontos com os transalpinos. Certo com a França é pior. Pena não ser possível apanhar a Holanda na final!!

junho 28, 2006 12:20 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

vfcb: pelo teu nick nao te reconheço, pelo que presumo que nao nos conheçamos. Se me conhecesses saberias que SIM, tenho (nao um complexo, mas sim...) algo contra eles. Detesto-os de forma quase irracional devido às incontáveis roubalheiras que as equipa italianas já fizeram às equipas portuguesas nas competiçoes europeias com a conivência da UEFA, devido ao seu estilo de jogo retranca que me desagrada esteticamente e devido à inexplicável "sorte" que lhes calha (consulta lá os resultados dos sorteios de apuramentos dos últimos 30 anos e diz-me um grupo de apuramento difícil que tenham tido).
Mas podes ter a certeza de que apesar disto, tento ser o mais objectivo possível nos meus comentários.
Quanto a jogar contra eles, sinceramente, se passarmos Inglaterra, qualquer um é tao difícil como outro qualquer.

junho 28, 2006 12:44 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Num mundo perfeito:

Alemanha (roubando ligeiramente)
Itália (desta vez talvez não roubem como fizeram em três dos quatro jogos - não precisam)
Nós (wishful thinking)
França (Alá esteja com eles)

Alemanha (estabelecendo um novo recorde mundial de roubalheira, de preferência)
Nós (se a bitch brazuca pode fazer qualquer diferença é aqui; mais do que vingança de 84 ou 00, quero o regresso aos 70's quando a alcunha destes tipos era les chiennes d'europe)

3/4º
Itália (para a maldição subsistir, os francius jogarão com os B)

Final

eh, eh, eh.

junho 28, 2006 6:14 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Ah... Já estava a esquecer-me:

The doctor's new love interest:

http://www.hbo.com/interviews/mollyparker/


The future womb bearer of Humanmap's love child.

junho 28, 2006 6:18 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home