Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

sábado, maio 13, 2006

Estrela da Amadora 2005/06 - treinador e táctica

Toni foi um treinador competente. Mais do que superou as expectativas da direcção em termos de classificação e foi um garante de estabilidade durante o ano todo. Eu estou-lhe agradecido pelo trabalho que desenvolveu. No entanto...
O Estrela não jogou nada. Está certo, este campeonato tinha uma condicionante especial que era o facto de descerem quatro equipas e não três. Assim o que se passou foi que a maioria das equipas (de facto, quase todas excepto os grandes, o Braga e em certa medida o Boavista), aquilo que fizeram o ano todo foi um misto de retranca e pau a fazer lembrar os velhos anos de Jaime Pacheco no Boavista. Assim, o Estrela não foi excepção e a nossa boa classificação deve-se a termos bons executantes no contra-ataque, nomeadamente os extremos Semedo e Manú e ainda o Rui Borges.
Mas jogo jogado... não foi grande coisa. Construção de jogadas de ataque era algo que não acontecia com fluência e o facto de jogarmos sistematicamente sem um ponta de lança de referência era enervante especialmente nos jogos em casa em que se percebia que faltava lá alguém, até porque as equipas iam todas jogar na retranca tanto no José Gomes como em Alvalade.
Assim, penso que apesar de alguns momentos de brilhantismo (como a vitória que poderia ter assumido contornos de goleada ao campeão nacional, não fosse o desespero do fiscal de linha a assinalar o fora de jogo inexistente ao Semedo quando ele marca o terceiro golo), o nosso campeonato foi um misto de sorte com boa capacidade defensiva e rapidez dos executantes na frente.
É curioso que a táctica que o Estrela da Amadora historicamente tem usado que traz melhores resultados é o 4-3-3 que tem foi usado este ano. No entanto o 4-3-3 deste ano tem algumas particularidades. No meu entender, a defesa esteve uma confusão, devido à lesão dos TRÊS laterais esquerdos (que grande galo, hã?). Assim, o lateral esquerdo foi quase sempre um central adaptado. O que fez com que em alguns jogos o que se passava é que jogavamos era com três centrais e o Tony (o lateral direito) jogava num misto de defesa com meio campo (o que dada a invejável capacidade física dele parecia fácil). No meio campo, tinhamos um triangulo muito recuado, com o Emerson no extremo mais perto da nossa baliza e depois dois jogadores um pouco mais avançados (normalmente o Coutinho e o Paulo Machado e mais tarde o André Barreto) que formavam uma rede muito difícil de ultrapassar. Sinceramente, penso que o meio campo foi o nosso sector mais forte (curiosamente como é costume no Estrela). No ataque, começo pelo pivot. Não sei se lhe posso chamar avançado áquilo que o Rui Borges fez durante o ano todo. Por um lado é quase como se fosse o "número 10" (e assim sendo a táctica era um 4-4-2), mas o facto de que ele sabe jogar a extremo e várias vezes fazia combinações e trocava de posição com os extremos que jogavam junto às faixas faz com que eu o caracterize como um avançado.
Uma nota final para o treinador. Não sei se vai permanecer ou não. Espero que sim, que fique, mas não ficarei demasiado triste se for embora, pois não sou um grande fã daquilo que ele (não) conseguiu por a equipa a fazer em termos de manobra atacante e a sua irritante mania de nãop or um ponta de lança pelo menos nos jogos em casa. Desejo-lhe a melhor sorte do mundo e um aumento de salário! O que ele conseguiu com esta equipa foi admirável, apesar de eu querer sempre mais.
Para terminar, aquela que foi a equipa tipo do Estrela este ano, tal como eu a entendi.
______________Bruno Vale________________
Tony_____Maurício__Santamaria____Amoreirinha
_______________Emerson________________
____Paulo Machado________Coutinho_________
______________Rui Borges________________
Manú____________________________Semedo

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Andre said...

Eu sou um admirador de futebol!
Mas estes devem ser os postings mais chatos do teu blog!!
Cheer it up!!!!

maio 14, 2006 1:35 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

Acho que tu és é admirador do Benfica, não de futebol... :P
Aqui fala-se do Estrela com especial atenção.

maio 14, 2006 2:47 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

junho 08, 2006 3:44 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

julho 19, 2006 2:12 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

julho 22, 2006 8:34 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home