Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

terça-feira, maio 09, 2006

Para intervalar... 15 minutos de fama - Dona Branca


Dona Branca foi uma "empresária" que emprestava dinheiro numa altura em que o sistema financeiro português estava décadas (literalmente) atrás do que é hoje ou era em países mais desenvolvidos que Portugal na altura. Ela financiava esses empréstimos com depósitos (tal e qual como qualquer banco) que remunerava com um juro de 10%. Era um esquema de pirâmide que funcionou durante algum tempo. Ou seja, funcionou, enquanto havia novas pessoas a "depositar dinheiro" nas suas mãos.
Quando deixou de haver confiança no sistema, este deixou de funcionar. Lembro-me vagamente de, em Junho de 1984, ver notícias na televisão sobre algumas dezenas ou centenas de pessoas reunidas à porta da casa da senhora, a partir de onde ela levou este negócio, perto do Socorro, a protestar, basicamente porque tinham ficado sem o seu dinheiro. Basicamente o esquema acabou em desgraça para muita gente (os que entraram em último, principalmente) e a senhora foi parar ao tribunal.
A 7 de Fevereiro de 1990, é condenada a dez anos de prisão por burla agravada e emissão de cheques sem provisão.A história de D. Branca acabou por inspirar uma telenovela, "A Banqueira do Povo", interpretada por Eunice Muñoz (que aqui mostro, pois não consegui uma foto da verdadeira). Morreu em data que não consegui determinar, não sei se em liberdade, se ainda presa. Ok, não sei muitos detalhes, mas lembrei-me que teve os seus 15 minutos de fama...

Etiquetas: