Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Good Night, and Good Luck


Este filme é, na minha opinião, uma comparação entre o clima de suspeita e propaganda que se viveu durante os anos 50 com a perseguição cega e intrusiva aos comunistas nos Estados Unidos da América com o clima de suspeita e propaganda que se viveu durante o "reinado" de George W. Bush com a sua "guerra ao terror" e o seu "quem não está connosco, está contra nós".
No entanto, a história baseia-se num programa de televisão apresentado por um reporter, Edward Murrow, que tenta demonstrar que, independentemente dos objectivos a alcançar, nos EUA há valores e direitos individuais que devem ser respeitados. E quando o senador McCarthy com a sua caça às bruxas começa a atropelar as liberdades e direitos individuais daqueles que persegue, este jornalista está lá para denunciar os excessos.
Acaba por fazer pensar também na influência que o poder económico tem sobre a informação, uma vez que as considerações sobre a opinião dos patrocinadores relativamente ao conteúdo dos programas são tomadas em consideração.
Como sabemos, o senador McCarthy teve sucesso até um certo ponto em que alguém se fartou. A mensagem de Edward Murrow, não pró-comunista, mas anti-atropelos à lei e aos direitos individuais foi capaz de passar nos anos 50. A grande questão que este filme pode levantar é se nos dias que correm, mensagens deste tipo, contra a política vigente passarão ou não e se agora será mais fácil e haverá um maior grau de impunidade relativamente a estes atropelos a direitos e liberdades individuais que estão consagrados na constituição americana desde a sua fundação.
À parte da mensagem, o filme tem uma boa estrutura e tem boas interpretações, embora haja algumas coisas menores a apontar, como algumas histórias paralelas que na minha opinião estão a mais ou seriam dispensáveis. Muito bom casting do actor principal David Strathairn (de quem eu não me lembro de lado nenhum). No final, um bom filme de George Clooney (não a sua estreia como eu pensava). Ficamos à espera de mais.
Nota final: ****

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger Jack Hawksmoor said...

E sabias que Frank Langella fez de Skeletor no filme do "He-Man"?
Ah pois.

fevereiro 14, 2006 11:27 da manhã

 
Anonymous Anónimo said...

Ena! Isso é que tem sido "cinemar", muito bem :)
bjs

fevereiro 14, 2006 3:37 da tarde

 
Blogger Andre said...

Confirmo que e um filme interessante... desculpa, documentário...interpretacoes boas qb... para um filme que deve ter saido barato.
E que tal Jarhead? surpreendeu-me pela positiva.

fevereiro 14, 2006 7:27 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

De facto, o cinema tem sido a minha maior companhia nos últimos tempos. E não consegui ver Jarhead. É difícil apanhar filmes que não sejam semi-intelectualoides sem ser em versão dobrada - que eu me recuso a ver. Assim, Jarhead não foi considerado suficientemente intelectualoide para levar legendas... Tenho pena.

fevereiro 15, 2006 8:59 da manhã

 
Blogger Mr. Brightside said...

David Strathairn, actor bastante subvalorizado, terá tido o seu momento de maior exposição no filme LA Confidential como Pierce Morehouse Patchett, o rico empresário que mantinha uma rede de entertenimento adulto que consistia em sósias de estrelas da altura. (http://www.imdb.com/name/nm0000657/)

fevereiro 15, 2006 2:46 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home