Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Munich



Fui ver Munich, V.O.S.E. (Version Original Subtitulada en Español). Confesso que não sabia muito bem o que esperar deste filme, mas seja como for, saí satisfeito. Eric Bana num papel bastante mais exigente do que "Bruce Banner" em "Hulk", mas que sai bastante a contento.
O seu papel é de um agente da Mossad a quem é pedido, depois do sequestro e posterior assassinato da equipa olímpica de Israel em 1972, precisamente em Munique, que mate os mentores da operação. O interessante do filme é a evolução da personagem de Bana à medida que vai cumprindo a sua missão, começando por uma obediência inquestionada até ao ponto em que começa a por em causa o sentido, a lógica e mesmo a legitimidade da sua missão. Acrescenta a isto, a sua preocupação com a sua vida após esta missão, pois não será fácil voltar à sua família no mesmo ponto em que a deixou depois de se concretizar algo desta natureza.
Criticado por alguns sectores como anti-semita, penso que o filme consegue um belo equilibrio na demonstração das motivações de cada uma das partes e mais do que isso, transmite uma bela mensagem relativamente ao vazio destas demonstrações de violência quando a personagem de Bana compreende que os seus assassinatos apenas potenciam a substituição dos mesmos por outras personagens ainda mais sinistras e violentas.
Em suma, um bom filme de Steven Spielberg que consegue plenamente contar uma boa história com cenas dinâmicas de acção e demostrando o drama de toda a situação.
Nota final: ****

Etiquetas: