Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

La vida secreta de las palabras


... ou The Secret Life of Words ou A vida secreta das palavras ou La vie secrete des môts, etc, etc, etc...
Ontem foi dia de ir ver o filme que este ano sacou os prémios Goya (os Óscares espanhois) quase todos. Como eu tenho o cinema espanhol em grande consideração, fui com grandes espectativas. Sai-me um filme onde a personagem principal é de um mau feitio imenso e o argumento geral me parece pouco credível. A história passa-se numa plataforma petrolífera (a realizadora confessa que lhe apetecia fazer um filme numa plataforma petrolífera...) onde houve um acidente em que alguém morre e o Tim Robbins fica todo queimado. Ok, a personagem que o Tim Robbins desempenha fica toda queimada... A enfermeira que lhe arranjam trabalha numa fábrica têxtil (sim) e está de férias pela primeira vez em anos quando se oferece para ser enfermeira (sim) e vai para um local onde só há cromos que querem ficar sozinhos (sim) entre os quais dois trabalhadores de plataforma gays (sim), um cozinheiro fantástico (sim), um rapaz da limpeza que não diz praticamente nada durante o filme todo e que eu não percebi porque é que lá estava (sim), um comandante que é ainda mais antipático que a enfermeira (sim) e um oceanógrafo que conta ondas e é todo revolucionário (sim). O filme parece-me plástico e feito para apelar a uma sensibilidade demasiado "artsy" para o meu gosto. O resultado final é que há uma revelação choque sobre a personagem principal (que é previsível) que supostamente muda o nosso entendimento do que se passou.
O filme tem os seus momentos, mas eu detesto filmes feitos "por encomenda" e é isto que este filme me parece. Encomenda-se choque e drama. Não me entendam mal, o filme é bem feito e eu até gostei. Mas não muito.
Nota final: ***

Etiquetas: