Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Regra não escrita da socialização em Espanha

Isto pode parecer um pouco estranho, mas trata-se de um fenómeno curioso que notei já noutras vezes que estive neste país e que agora continuo a confirmar, com menos excepções do que esperava. É simples: as meninas neste país, andam sempre acompanhadas por uma amiga que é parecida com elas em termos de aparência física. Passo a explicar através de exemplos.
Uma rapariga feia (sim, e há-as aqui aos molhos), gorda e com cara de quem saiu de um hospício, há de andar acompanhada por uma rapariga feia, gorda e com cara de quem saiu de um hospício.
Se uma rapariga for... ahem... simpática, vestida como trailer park trash e com brincos de cigana, há de estar acompanhada por uma amiga... simpática, vestida como trailer park trash e há de usar brincos de cigana.
As raparigas giras, que são todas alternativas, vestem-se como hippies, usam rastas no cabelo e piercings nos sítios mais originais, normalmente andam acompanhadas por... raparigas giras, todas alternativas, que se vestem como hippies, que usam rastas no cabelo e piercings num sítio ainda mais original (ou até no mesmo da primeira).
As raparigas bonitas, todas urbanas, jovens profissionais, que se preocupam que a roupa que usam faça algum sentido e com um sentido estético convencional, andam acompanhadas por outra rapariga bonita, urbana, jovem profissional, que se preocupa que a roupa que usa faça sentido e que tenha um sentido estético convencional.
O último exemplo são as super-modelos que abundam (não há suficientes para todos, mas abundam...) por aí, que se vestem para impressionar e para salientar os seus bons atributos e que estão sempre preparadas para uma festa e para conhecer la gente guapa, andam quase sempre com uma amiga que parece uma super-modelo, que se veste para impressionar e para salientar os seus bons atributos que está sempre preparda para uma festa e para conhecer la gente guapa que anda por ai.
O que não se vê por aí é uma rapariga feia com uma rapariga gira ou uma super-modelo com uma rapariga... simpática. É como se houvesse um mecanismo de auto-regulação social em que por questões que me ultrapassam (talvez uma espécie de protecção de ego, ou algo assim) as miúdas andam acompanhadas por um seu equivalente na escala de "boniteza"...
Nunca reparei nisso em Portugal ou em Inglaterra, pelo menos não na escala com que se passa aqui, por isso descrevo isto como um fenómeno específico deste país. O que tem as suas vantagens, porque basta ter uma amiga gira, para se arranjar logo outra!
PS: Curioso também é reparar na estrutura da minha escala de "boniteza": feia, ... simpática (sim, tem de levar as reticências antes), gira, bonita e super-modelo. Hum...

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Jack Hawksmoor said...

Mano, duas notas:

1 - Já em inglaterra é mais ou menos a mesma coisa... não concordas?
Pelo menos em Londres era assim...

2 - E na tua escala de beleza, onde é que entramas búlgaras?
;)


Ah, depois vê no meu blog a crítica que fiz ao concerto!

Grande abraço!

G.

fevereiro 10, 2006 8:38 da tarde

 
Blogger Andre said...

Talvez sim, talvez não...
O que vais notar também é que em Espanha elas saem nao 1, 2 ou 3 juntas, mas em autentico batalhão so delas...

fevereiro 12, 2006 9:56 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Talvez tenha surgido em Espanha o ditado "uma desgraça nunca vem só", pela parte de alguem que conheceu uma rapariga feia, gorda e com cara de quem saiu de um hospicio!...

E segundo consta, também não estão no top das mais asseadinhas...

BJS
Carla Louro

PS - Esqueci-me da tua festa de despedida!! Sorry. Ainda n tenho PDA e n me lembro de "alarmar" tudo no telemovel! Sorry! Sorry!

fevereiro 18, 2006 5:11 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home