Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

domingo, agosto 27, 2006

Futebol 2006/07

Em primeiro lugar, acabei por ir ao futebol aqui em Madrid. Fui ao Santiago Bernabéu com o André e a Elsa. Aqui fica a minha primeira foto no blog comigo (no canto inferior esquerdo), juntamente com eles. Ao fundo, o guarda-redes do Anderlecht tentava perceber como é que uma equipa tão má pode ser campeã da Bélgica.
Entretanto, ficam os meus prognósticos para os grandes da liga Portuguesa para este ano. Aviso desde já que ao contrário do ano passado, não me foi possível ver jogos de todos os grandes, mas apenas do Benfica (contra o Estrela).
Começando pelo F. C. Porto, a equipa mantém a estrutura do ano passado, sem contratações sonantes, mas com uma grande mudança, relativamente inesperada. Co Adriaanse, o treinador, abandonou o clube depois de um "levantamento de rancho". Jesualdo Ferreira, um treinador de quem eu não gosto muito, mas por exemplo os adeptos do Braga parecem gostar pelo trabalho que fez nos anos anteriores, assumiu o comando da equipa e praticamente ainda não deu para perceber o que se vai passar com a estrutura da equipa. Aparentemente, Ferreira parece ir manter a táctica dos 3 defesas, que Adriaanse fez com que não fosse suicida (apesar das derrotas nos jogos importantes). Eu não confio nas capacidades deste treinador para fazer funcionar esta táctica. A história mostra-nos também que o F. C. Porto não se dá bem com mudanças de treinador nos inícios de época. A acreditar nisso, creio que poderão não ganhar este campeonato para o qual eram claros favoritos caso o treinador holandês se mantivesse. Na Liga dos Campeões, espero que sejam capazes de passar o grupo onde calharam, o que para mim é o mais equilibrado. Mais do que isso seria muito bom.
Ponto forte: o meio campo.
Ponto fraco: o treinador.
Quanto ao Sporting, a estrutura também se mantém. Uma ou duas contratações interessantes (Farnerud e Paredes) e uma aposta sincera nas camadas de formação do clube fazem com que esta equipa tenha grandes perspectivas de futuro e que se adivinhe uma boa época. Não sei se o treinador já o é oficialmente. O ano passado dizem que deu solidez à equipa, mas creio que ainda é demasiado "verde" (no mau sentido) para este clube. Preciso de os ver jogar e estou curioso. O plantel, à partida seria o mais inexperiente dos 3 grandes, veremos se vão pagar por isso ou não. Podem ganhar o campeonato, mas sinceramente não me parece possível. Na Liga dos Campeões, o grupo mais complicados dos 3 participantes portugueses faz com que a qualificação para a taça UEFA seja o objectivo a atingir. A passagem á fase seguinte seria, quanto a mim, uma superação das capacidades do clube este ano.
Ponto forte: a aposta nas camadas jovens.
Ponto fraco: a inexperiência de treinador e jogadores.
Finalmente, o Benfica. Eu sou um grande admirador do treinador, que esteve quatro anos no Estrela da Amadora e desde um primeiro ano em que escapámos na última jornada à despromoção, nos dois últimos anos eramos uma das equipas que melhor futebol praticava, à parte dos 3 grandes. Assim, confio mais nele do que certamente todos os benfiquistas, até porque os resultados da pré-época não ajudam muito. No entanto, parece-me que o plantel benfiquista não deve nada a nenhum outro em Portugal e quanto a mim, a defesa é das melhores da Europa. Claro que a não venda de Simão faz com que o treinador não possa usar a táctica que inicialmente previa. Isso traz como vantagem que vai haver alguma continuidade face ao ano anterior. Dada a eventual fraqueza do F. C. Porto pela troca de treinador, acredito que o Benfica possa ser o principal competidor dos portuenses para a vitória final. Na Liga dos Campeões, um sorteio favorável faz com que a não passagem à fase seguinte seja uma desilusão. Passar dos oitavos de final seria muito bom, mas dado que o ano passado o conseguiram e a estrutura se mantém, porque não esperar novamente uma presença nos quartos de final? Mais do que isso seria bom demais.
Ponto forte: a defesa.
Ponto fraco: o ataque.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Andre said...

Grande estadio o Santiago Barnabéu!!
Valeu!!

setembro 04, 2006 11:23 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home