Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

terça-feira, outubro 24, 2006

The Black Dahlia


Excelente filme de Brian de Palma que retrata o assassinato de uma jovem aspirante a actriz na Hollywood dos anos 40. O filme é baseado tanto nos factos reais como na novela de James Elroy sobre o mesmo tema.
"Bucky" Bleichert (Josh Hartnett) e Leland Blanchard (actor da moda deste ano Aaron Eckhart) sao dois polícias que sao encarregados de resolver o assassinato da jovem actriz uma vez que sao os detectives-estrela da altura. Uma espécie de pseudo triângulo amoroso cria-se com a namorada de Leland, Kay (Scarlett Johansson), mas Bucky permanece fiel ao seu parceiro e rejeita os avanços de Kay. Durante a investigaçao, pela qual Leland se torna obcecado, Bucky envolve-se com Madeleine Linscott (Hillary Swank), que é suspeita no crime. Bucky oculta-a da investigaçao.
Pelo meio, ameaças do passado e outros crimes que envolvem os dois polícias acontecem e o desfecho é o esperado.
O filme está muito bem feito. De Palma homenageia o género de policial negro filmando-o muito realista e duro. Os planos e a fotografia sao excelentes e a próprio casting (com uma excepçao) está bem feito. Depois de Femme Fatal em 2002, que também parece ser um exercício de estilo sobre o género, tentando elevá-lo à perfeiçao, The Black Dahlia é-o para o policial. E os resultados sao muito bons.
De facto, apenas nao gostei de Josh Hartnett no principal papel. Confesso que a antipatia (completamente irracional, mas que diminuiu depois de ontem) que tenho pelo actor influencia o meu julgamento, porque ele está furos acima do que eu esperava, mas mesmo assim creio que outra escolha poderia ter levado o filme a níveis ainda mais elevados. Outro pormenor que nao gostei foi o da modernidade daqueles anos 40. Eram um "o que aconteceria se os anos 40 fossem agora". O que em termos de cenários e tecnologia (refiro-me concretamente à qualidade dos filmes que sao projectados dentro do filme) faz com que eles sejam demasiado sofisticados. Talvez tenha sido uma escolha consciente, mas quanto a mim diminui o resultado final.
No final, um belo filme para ser apreciado no seu máximo esplendor no cinema.
Nota final: *****

Etiquetas:

7 Comments:

Blogger Hugo said...

já entendi. A tua escala é de * a **********

outubro 24, 2006 9:32 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

Tu és um crítico implacável!
Diz-me um filme que tenhas visto ultimamente que mereça mais estrelas do que este! Só um!

outubro 25, 2006 12:53 da tarde

 
Blogger Hugo said...

só estou a dizer que as estrelas servem para separar o muitobomimprescindívelobraprima. Os dispensáveis vão todos para o mesmo saco.

outubro 29, 2006 6:14 da manhã

 
Blogger Andre said...

Eu dou de recomendacao:
O Jerusalem
Thank you for Smoking
Inconvenient truth
The Wind that shakes the barley
Perfume

E que tal esta seleccao??

outubro 31, 2006 6:13 da tarde

 
Blogger Hugo Viseu said...

André:
Jerusalem, Inconvenient Truth e Perfume, nao vi.
Thank you for smoking e The wind that shakes the barley estao entre os meus preferidos deste ano.
Gancho:
Para mim este está na categoria OBRA PRIMA. Daí as 5 estrelas.
Relembro a minha escala:
* - Um nojo.
** - Indiferente.
*** - Gostei!
**** - Muito bom!
***** - Obra prima!!
Este para mim foi uma obra prima. Ok, talvez um 4 e meio... Mas nao menos que isso! E além disso este ano dei tao pouco 5s que resolvi puxar este um bocadinho de nada acima.

novembro 02, 2006 10:30 da manhã

 
Blogger Andre said...

Acabei de ver o filme....
Sinceramente ainda nao sei que score poderia dar...
Muitos pormenores no filme sao rebuscados ou complicados (pelo menos para mim)...
Muita coisa ficou por explicar diria eu...
Algumas perguntas te faria que talvez pudesses ajudar:
A historia do dinheiro com a Kay (debaixo da tijeleira)
O assasinio do Leland ao individuo gordo (quem era?)
Como e que o Leland vai a casa da Madeleine? como descobre a pista? atraves dos fosforos??

novembro 20, 2006 12:55 da manhã

 
Blogger Hugo Viseu said...

Aham... eu já vi este filme há um mês, mas segundo me lembro...
O dinheiro da Kay debaixo da tijoleira era o dinheiro que o Leland tinha sacado ao tipo que marcou a Kay. Ou seja o outro roubou o dinheiro e o Leland sacou-lho depois de o prender.
O tipo gordo sabia demais sobre o Leland, mas nao me lembro do que.
Leland vai MESMO a casa de Madeleine através dos fósforos.

novembro 20, 2006 7:05 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home