Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

domingo, dezembro 16, 2007

The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford

The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford
Este é um filme sobre o assassinato de Jesse James, o último grande "herói" do faroeste americano. É a história do seu assassinato e do seu assassino, muito mais do que de Jesse James. A estrela aqui não é o Jesse James - Brad Pitt, mas sim o assassino, Robert Ford - Casey Affleck.
O filme vai crescendo lentamente até ao clímax inevitável que é o anunciado assassinato. E este crescendo lento é quase angustiante, enquanto nos explica as razões que levam esta personagem que não é agradável, Robert Ford, a assassinar a "estrela" Jesse James.
Por momentos pensei que o filme deveria ter terminado imediatamente após o assassinato, uma vez que após isso, a tensão cai a pique e interrogamos-nos se não está a ser agora uma porcaria. Mas não, no final vemos a consequência do assassinato na vida do assassino e percebemos a verdadeira ideia do autor, percebemos finalmente que o filme é sim sobre Robert Ford e não sobre Jesse James e percebemos que passámos o filme todo à espera de ver as acções de um herói Jesse James e, tal como os contemporâneos, nos estamos a lixar completamente para o verdadeiro "herói", Robert Ford.
Obviamente que se pode escolher quem é a personagem memorável, mas a escolha da memória colectiva já está feita. Jesse James está presente no imaginário de milhares de pessoas, quem sabe quem o matou, são muitos menos.
Gostei deste filme. Nota final: ****

Etiquetas: