Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

segunda-feira, outubro 29, 2007

Catching up... slowly

Comecemos pelo cinema emMarço...


Dreamgirls

Este filme baseado de forma livre na vida das "Supremes", é um musical cheio de graça, que conta com um elenco muito bom que consegue, de forma muito elegante contar um pouco o que foi a história da Motown e de todo o movimento de música "negra" vindo da Detroit dos anos 60.
De destacar, para além da lindíssima Beyoncé Knowles, a grande voz da derrotada dos "Ídolos" americanos, Jennifer Hudson.
Excelente guarda-roupa e cenografia.
Perde um pouco o ritmo perto do final e por isso:
Nota final: ****











El Laberinto del Fauno
Este filme conta com uns efeitos especiais fantásticos (e não é uma produção americana, mas sim ESPANHOLA, mesmo aí ao lado), pelos quais foi recompensado com vários Óscares nas categorias técnicas.
A história vive à volta de uma menina, filha de um primeiro casamento de uma senhora que agora casou com um oficial do exército nacionalista espanhol, logo a seguir ao final da Guerra Civil. A missão do oficial é acabar com uma célula de resistentes que ainda combatem na floresta. A mesma floresta que parece agora revelar alguns segredos sobre a verdadeira identidade da menina e do seu passado fantástico.
Nota final: ****








Das Leben der Anderen
Vencedor do Óscar para melhor filme estrangeiro, conta a história de um agente da Stasi, a policia secreta da RDA a quem é confiada a missão de descobrir (dê por onde der) algo que incrimine um dramaturgo, cuja esposa é cobiçada pelo ministro da Cultura. O problema é que tanto o dramaturgo como o agente da Stasi são leais tanto ao regime vigente como às suas consciências. Como conjugar as duas coisas?
Muito bem filmado, a história é inteligente e vale a pena ver, sem dúvida.
Nota final: ****











The Good Shepard
Filme realizado por Robert de Niro, conta com um surpreendente Matt Damon (gritem todos: "MATT DAMON") no papel de um agente a quem é confiada a missão de organizar os serviços secretos americanos imediatamente a seguir à segunda guerra mundial.
O filme peca um pouco por ser longo e tem uma coisa muito pouco credível: QUEM NO SEU PERFEITO JUIZO PREFERIA IR TRABALHAR LONGOS PERÍODOS NO ESTRANGEIRO, TENDO EM CASA A ANGELINA JOLIE?
Seja como for, o filme tem mérito.
Nota final: ***











The Good German
Filme de Steven Soderbergh, a preto e branco (que chatice...) sobre um jornalista militar que se envolve numa investigação sobre um assassinato que envolve a sua ex-mulher e o seu motorista.
Fiquei com uma boa impressão deste filme, mas já não me lembro de muitos pormenores.
Nota final: *** (baixo, porque senão lembrava-me de mais)














Fur
Duas belas interpretações, de Nicole Kidman e do maldito regressado Robert Downey Jr. enchem uma biografia imaginária de Diane Arbus, uma das mais influentes e conceituadas fotógrafas norte-americanas (como se eu soubesse alguma coisa sobre ela). Seja como for, o filme é bom e o Robert Downey Jr. tem imenso pelo. Que a Nicole Kidman corta. E tira fotografias. Ah, e envolvem-se emocionalmente.
Nota final: *** (alto)













The Man of the Year

Um filme de Barry Levinson, um realizador eventualmente menos conceituado do que deveria tendo em conta a quantidade e diversidade da sua obra... com Robin Williams... num papel que medeia entre o cómico e o sério. Eu não gosto do Williams como actor sério, mas como aqui está num papel "sério" onde é um comediante... até escapa.
A história é a de um apresentador de um programa de entretenimento de cariz político (um "Daily Show" imaginário) candidata-se a presidente dos EUA... e ganha. Como é que ele ganha e o que faz com essa informação é do que trata o filme.
Acaba por falhar um bocado.
Nota final: **

Etiquetas: