Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

domingo, setembro 30, 2007

Estrela da Amadora 2006/07 - resumo do ano passado

Como no ano passado, mas bem mais tarde, faço agora um resumo do que acho que foi o Estrela da Amadora no ano passado.
A grande revelação foi o treinador. Com um plantel que quanto a mim era claramente mais fraco do que no ano anterior (faltavam Bruno Vale, Maurício, Emerson, Paulo Machado, Manú, Semedo...) conseguiu fazer o mesmo resultado, o nono lugar, mas com menos concorrentes. Mais uma vez, não fomos suficientemente convincentes no que diz respeito à qualidade de jogo, embora na nossa pobre liga, até nem tenhamos estado muito mal. Se no ano anterior desciam quatro equipas e se justificava que todos jogassem à retranca, este ano, desciam apenas duas e mesmo assim pouco mudou. É certo que menos, mas quase todos os clubes voltaram a jogar à retranca, tirando desta vez o Belenenses (que devia ter descido, mas que eu secretamente - e viu-se no decorrer do ano que seria uma pena - não queria que descesse), para além dos três grandes e do Braga.
O Estrela começou muito mal, com apenas um ponto nos primeiros quatro jogos. Isso fruto de decisões muito mal pensadas do nosso presidente, como por exemplo o de ir jogar à Luz contra o FC Porto. Ridículo. E não vejo porque é que os grandes podem adiar jogos a torto e a direito e o Estrela da Amadora, não tendo o seu estádio pronto, teve de ter dois dos seus três jogos grandes fora de casa. Enfim, uma burrice. Como começámos no fundo, tivemos alguns problemas, uma vez que jogámos sempre com a pressão de recuperar os pontos perdidos no início para sair da linha de água. Acabámos por ir subindo lentamente e conforme isso se ia passando, melhor foi o nosso desempenho.
Obviamente o ponto alto do ano foi a nossa primeira vitória em casa do FC Porto. Foi um bom jogo e apesar de não termos o domínio do jogo, até considero que merecemos ganhar, na medida em que o FC Porto realmente não fez grande coisa para o merecer. E lá está: se para os grandes funciona a coisa do "merece ganhar quem marca", então merecemos ganhar. E deu para me rir e muito.
O treinador foi sempre muito discreto, mas tirando alguma sobranceria que ainda não tinha sido justificada no início do ano (que depois veio a demonstrar que era justificável), foi sempre bastante correcto. Gosto dele e tal não é incondicional, porque ele nunca apostou decentemente no Rui Borges e pôs SEMPRE a jogar o Marco Paulo, coisa que nem eu nem nenhum outro estrelista realmente percebeu porquê... Enfim, ficámos em nono.Uma nota para o facto de termos usado por norma muitos portugueses.
A dada altura eramos uma das três equipas que utilizavam mais portugueses (as outras duas eram o Sporting e o Aves).
A táctica oscilou entre o 4-3-3 no início e o 4-4-2 mais para o final, não tendo havendo, na minha opinião, uma preponderância entre nenhuma delas.
Eis (um)a equipa tipo do ano passado:
_____________Paulo Lopes_________________
Rui Duarte__José Fonte__Amoreirinha___Edu Silva
_______________Daniel__________________
___Marco Paulo___________Tiago Gomes______
Jones____________Dário______________Ndaye

Etiquetas: