Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Thank you for Smoking


Este é um dos filmes mais imaginativos e bem conseguidos dos últimos tempos. Começa muito bem com uma sequência de créditos iniciais absolutamente brilhante do ponto de vista estético.
Creio que a primeira longa metragem de Jason Reitman, actor e realizador nascido numa família de actores e realizadores (o pai, Ivan, realizou "Os Caça-Fantasmas" e mais recentemente My Super Ex-Girlfriend" que eu tenho uma curiosidade quase mórbida em ver), que nasceu no mesmo ano que eu (o que me deixa com uma certa inveja) e que consegue criar algo com substância, inovação e sofisticação.
A história gira á volta de Nick Naylor (possivelmente o papel mais destacado da carreira de Aaron Eckhart), o porta-voz de um lobby pró-tabaco. Tendo ele o emprego possivelmente mais odiado nos EUA, tem de criar novas maneiras de reverter a tendência para queda no negócio do tabaco americano. Ao mesmo tempo, um senador (William H. Macy) tenta fazer passar uma lei para que todos os maços de cigarros tenham um símbolo de veneno. A tudo isto se adiciona uma reportagem sobre o próprio Nick que acaba por ter repercussões imprevisíveis.
No geral, um filme bem conseguido tanto em termos de guião como em termos de acção filmada, que nos faz pensar de forma divertida e espectacular nas consequências do lobbying, nos jogos de poder e influência, na manipulação dos media e no que é realmente uma verdade. O mais incrível de tudo é que não se vê ninguém a fumar durante o filme todo!
Como adenda, para alguém que como eu estudou sociologia da ciência, este filme acaba por tocar em muitas das coisas de que falámos nessa disciplina de uma forma sensível e relevante para a sociedade nos tempos de hoje, o que o torna uma verdadeira pérola.
Nota final: *****

Etiquetas: