Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

domingo, julho 17, 2005

Estrela da Amadora 2005/06

E a época futebolística está quase a começar. O Estrela da Amadora está novamente na primeira divisão, e desta vez o objectivo passa exclusivamente por atingir o 14º lugar, o último daqueles que não descem. É triste, mas é realista. O nosso plantel foi totalmente renovado e apesar de parecer mais forte do que o do ano passado, a mim não me dá garantias nenhumas de tranquilidade. Veremos o que é que o treinador é capaz de inventar este ano.
Eis o plantel, de acordo com a edição de ontem de "O Jogo", seguido dos meus comentários.
Guarda-redes
1-Bruno Vale (ex-FC Porto). Tenho muita fé neste guarda-redes que muitos apontam como o sucessor do Baía no FC Porto e quem sabe, o futuro guarda-redes da selecção nacional. Mas não é pelo guarda-redes que eu temo. O do ano passado e de há dois anos, o Veiga, era competente e não foi por aí que as coisas deixaram de correr bem.
24-Paulo Lopes. Não sou grande fã dele, mas é competente. Não traz mais valia nenhuma.
12-Hugo Cardoso (ex-Sporting). Não conheço, mas só jogará em condições muito especiais.
Defesas
18-Tony (ex-Chaves). Não conheço.
7-Zamorano. Vi-o jogar o ano passado algumas vezes. Parece competente, mas incapaz de fazer a diferença. Tenho pena de não ter o Quim Berto este ano.
4-Hugo Carreira. Muito propenso a erros. Espero que este ano atine, mas espero que tenhamos melhor que ele.
5-Santamaria. Uma esperança. No entanto, o ano passado, nos jogos que o vi fazer, foi nulo. Espero que tenha sido só coincidência.
23-Carlos. Este não me agradou muito. Mas acho que jogou consistentemente o ano passado. Veremos como se dá na primeira divisão.
2-Amoreirinha (ex-Estoril). Eu tenho uma boa ideia deste jogador. Vi-o na pré época do Benfica do ano passado e sempre me pareceu melhor do que o Argel. Não percebi a sua dispensa, mas estou contente por o ter na Amadora. E também pode jogar a lateral. Veremos. Acho que ele e o Santamaria deveriam ser os nossos centrais.
17-Eusébio (ex-Marítimo). Experiente e que me dá garantias. Gosto dele e acho que é o títular do lado esquerdo.
25-Wesnalton. Lesionou-se num jogo que fui ver o ano passado. Já há muito que não joga. Parece um jogador absolutamente normal. Quando recuperar é o suplente natural do Eusébio.
Médios
22-Pedro Simões. O capitão. Nunca foi um jogador de se mostrar muito. Quando está em dia sim, o meio campo tem consistência. Quando está em dia não, não serve para nada.
20-Jordão. Já não tem o fulgor de outros tempo e longe vão os tempos em que o nosso meio campo constituído por ele, o Chaínho e o traidor Rodolfo era um dos melhores da 1a divisão (e nós jogavamos em 4-3-3 sem medo de ninguém).
14-Emerson (ex-Maia). Parece que fez um bom campeonato da Liga de Honra o ano passado. Não conheço.
55-Paulo Machado (ex-FC Porto). Segundo sei, tem possibilidades de a curto prazo integrar o plantel principal do FC Porto. Oxalá encare a possibilidade de ser titular numa equipa da "mouraria" com seriedade...
26-Tiago Rosa (ex-júnior). Um júnior!! É sempre bom vê-los no plantel principal! Depois do João Moreira, transferido demasiado cedo para o Valência (B...), veremos se este tem potencial para se impor na equipa.
6-Hugo Morais (ex-Aves). Não conheço bem. Parece que também foi uma daquelas compras de jogadores jeitosos da Liga de Honra...
3-Rui Duarte (ex-Leixões). Idem, idem...
10-Coutinho (ex-Vasco da Gama). A minha esperança para por o meio campo do Estrela a funcionar. Depois de o ano passado não termos um número 10 decente, e de termos desperdiçado o Doriva há coisa de uns anos atrás, veremos se este faz o nosso futebol ser dinâmico.
Avançados
35-Manu (ex-Modena). Acho que está cá por empréstimo do Benfica e que se quer mostrar para ir jogar para a Luz. Não faço ideia do que vale. Espero que marque golos.
8-Igor Souza (ex-Marco). Este já jogou na Amadora há uns anos atrás e depois esteve emprestado ao Torreense ou algo assim. Quando saiu, eu não percebi porquê. Parecia-me bom, apesar de fazer a mesma posição do Semedo. Agora não há Semedo (uma pena, oxalá se arrependa, porque era bom sinal para nós. Mas só lhe desejo o melhor) tem o lugar para ele...
16-Roberto Santos (ex-Ponte Preta). Será que é o ponta de lança que precisamos?
19-Igor (ex-Setúbal). Este parece que fez um campeonato razoável pelo Setúbal no ano passado. Veremos o que faz este ano.
9-Anselmo (ex-Torreense). Não faço ideia.
21-Rui Borges. Este deu muito jeito o ano passado e por ele passou grande parte do nosso ataque (que foi deficiente o ano todo). Se marcamos os golos suficientes para subir no ano passado, foi muito por culpa deste senhor.
30-Careca (ex-Futebol Benfica). Veremos. Dos distritais para a primeira divisão... Não faço ideia. A última vez que contratámos um jogador ao "Fofó", acabou a jogar nos dois grandes de Lisboa, em Espanha e foi internacional A. Veremos o que este faz.
Equipa Técnica
Treinador: António Conceição "Toni"
Adjuntos: Lázaro Oliveira e Luís Baltazar
Treinador de guarda-redes: Valter Onofre
Preparador físico: José Vilaça
Departamento clínico
Médicos: João Pedro Oliveira, Bento Leitão, Manuel Castelo e Custódio Carlos
Fisoterapeuta: Armando Jorge
Enfermeiro: Mário Veríssimo
Massagistas: Justino Casanova e Horta Brito
Previsão: De guarda-redes estamos bem servidos. A defesa parece sólida o que é meio caminho andado. A última vez que descemos, a nossa defesa era de papel. O meio campo é muito renovado e inexperiente. Talvez uns reforços de inverno aqui não fizessem mal... Pode ser que os fulanos das equipas menores da Liga de Honra tenham sido bem escolhidos. O ataque, uma incógnita. Este ano não há Julio César, como há dois anos atrás. Esse (agora no AEK do saudoso Fernando Santos) faz uma falta descomunal. E como ele não vamos apanhar muitos. A ver vamos como é que os pontas de lança deste ano se saem. Não acredito num campeonato fácil, mas não espero ficar em último. Acredito na manutenção, mas não acredito que possamos ficar acima do 10º lugar. Este é um ano de transição e quero acreditar que tudo foi bem planeado porque a direcção parece credível. Espero ficar entre 11º e 15º (que este ano desce). Acredito poder ficar à frente de V. Setúbal, Naval, P. Ferreira, Gil Vicente, Rio Ave, e U. Leiria. Mas nunca à frente de todos estes... Lutar pelas posições da Académica, Penafiel e Nacional (que acho que devem acabar à frente dos outros), seria um bom campeonato. Um mau campeonato será descer de divisão.

Etiquetas: