Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

domingo, março 13, 2005

Um dia cheio - parte 5 (uff...)

2h30 da manha. Hora para qualquer ingles decente estar em casa a dormir. Afinal, os pubs fecharam ha 3 horas atras (sim, e triste...) e os "clubs" ha meia hora. Claro que ha sempre os restos. E sim, sao restos assustadores. Por varias vezes falei mal dos desgracados que comecam a emborcar bebida cedo e pelas 8 da noite estao completamente bebados, a vomitarem pelas ruas e a cairem como se fossem bebes de 11 meses, a serem violentos e a tentarem a pior forma de engate possivel (Como e que alguem pode pensar que a miuda dos seus sonhos vai gostar deles a cheirar a vomito e cerveja se elas, quando eles estao sobrios, nem sequer olham para eles? Resposta: porque elas sao INGLESAS!). Sim, todos eles estavam na rua aquela hora. Dirijo-me para a residencia de estudantes em King's Road, com o Josh. Afinal ele mora la. Eu apenas disse a Kasia que iria ter com ela la depois do Karaoke. Afinal, ha uma festa em King's Road praticamente todos os dias. Nao estava com muita esperanca de achar piada a festa (para alem dos ingleses, parece que a comunidade estudantil estrangeira tambem gosta de dar temas a suas festas - a de ontem chamava-se "Sex Party - bring your own sex toys") . Cheguei la, e felizmente nem sinal de sex toys. No entanto a musica estava engracada (melhor que a da festa do dia anterior, em que a musica Africana imperava...) e parecia haver um razoavel numero de pessoas interessantes. Mas cedo percebo que estava enganado. Quando chego ao local onde a musica esta a passar, esta vazio (ou seja, ninguem com os mesmos gostos musicais que eu). Eu e o Josh estacionamos no corredor e uma menina vem falar connosco. Diz qualquer coisa numa lingua praticamente ininteligivel. A unica palavra que percebo e "dobra", que quer dizer qualquer coisa como "bom" nas (algumas?) linguas eslavas. Digo-lhe que nao percebo nada e ela diz-me para eu adivinhar de onde ela e:
"Polonia?"
"Nao."
"Eslovaquia?"
"Nao."
"Russia?"
"NAO!!!!"
"Ok, ok, entao de onde es????"
"Grecia..." (aparentemente sabe falar outra lingua que acabei por ficar sem saber qual era porque entretanto a conversa muda...)
"E tu de onde es", pergunta-me ela.
"Portugal"
"AH!!! Ganhamos-vos no Euro 2004!!!!!" (o chato de ter perdido com os gregos e que eles sao tao foleiros e com tao mao feitio que nunca nos irao fazer esquecer este facto)
"Sim, eu sei" tentando ser simpatico, la lhe digo qualquer coisa como "A vossa defesa era muito boa..."
E ai comeca o abuso:
"Nos fomos foi muito melhores que voces! Os gregos sao superiores!" e dito isto vira-se para o Josh que ate a altura era apenas um inocente espectador...
"E tu, de onde es?"
"Sou dos Estados Unidos", responde o Josh possivelmente ja a antecipar que qualquer coisa de mal vira dali...
"Ah sim? E quantas linguas falas?" (pergunta fatal para a maior parte dos americanos, especialmente num ambiente internacional onde o falar muitas linguas e quase sinal de uma especie de hierarquia social)
"Bom... falo ingles e um pouco de frances..."
"Ah! Voces americanos..." e felizmente foi-se embora.
Enfim, mais tarde volto a encontra-la e ai la se desculpou com um "estou bebada" e terminou com um fantastico "Os gregos sao um povo superior e a minha civilizacao e mais antiga do que a tua". De facto, sou um gajo pacifico, porque realmente ter de levar com "civilizacao superior" de fulanos que foram dominados pelos turcos (!) e obra. Ainda por cima, os gregos de hoje tem menos em comum com os gregos de entao do que com os eslavos que desde a queda do imperio Romano do Ocidente invadiram e miscigenaram-se com a populacao "grega" da altura. Claro que mesmo quando sao academicos serios a dizer isto, os gregos agarram-se com unhas e dentes ao seu suposto legado historico e negam convictamente que a civilizacao grega acabou. Se calhar o actual presidente deles ate e um descendente directo de Pericles... Ou ele ou eu, acho que temos aproximadamente as mesmas hipoteses.
Enfim, foi uma noite interessante. Passados 10 minutos do Josh ter abandonado a festa, fiz-me a estrada e fui dormir.
Estava cansado porque tive um dia cheio...
H.

Etiquetas: