Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

terça-feira, março 08, 2005

Dia internacional da mulher

Mais um ano, mais um dia internacional da mulher. Nao acho piada nenhuma a este dia. Acho que e humilhante para as mulheres uma vez que as remete para a condicao normal de "sujeita a um mundo de homens". Quanto a mim, nao as respeita enquanto individuos capazes. Nao me parece que em sociedades que se consideram igualitarias faca qualquer tipo de sentido reservar um dia para comemorar mais de metade da populacao porque sao "iguais".
Sempre que faco qualquer tipo de comentario deste tipo sou normalmente acusado pela populacao feminina de ser machista, quando aquilo que eu sou, se alguma coisa e extramente feminista. Nao me parece ser digno que todos os anos os homens (letra pequena) devam ser lembrados que existe uma parte da populacao que merece ser considerada e tratada de igual forma. Tal comportamento deve estar imbuido no dia-a-dia da totalidade da populacao masculina e quanto a mim, quem pense de forma diferente vive noutro mundo, noutro tempo ou noutra realidade. Como tal, nao faz sentido. E as mulheres, a quererem ser tratadas de forma igual, deveriam imediatamente exigir (seja individualmente ou atraves de qualquer tipo de grupo de pressao) a existencia de um dia mundial do homem (que toda a gente considera ridiculo) ou exigir o fim imediato da celebracao de um dia que as relembra da sua posicao subalterna no funcionamento do mundo. Ao inves de regozijarem pela existencia deste dia, devem TODOS OS DIAS esperar um tratamento igualitario, denunciar os pobres de espirito que nao comungam desta visao (tendo em conta obviamente diferencas biologicas - as mulheres e os homens nao sao iguais, mas NUNCA se podera inferir daqui uma posicao de hierarquia relativa) e trabalhar todos os dias para que casos de descriminacao nunca mais possam acontecer. E todos os homens tambem se deveriam empenhar seriamente nisso. Esse esforco diario contribuiria muito mais do que um "seculo internacional da mulher" o poderia fazer.
Como podem perceber, os direitos das mulheres sao muito importantes para mim. Primeiro porque tenho uma mae (e por isso acho que todas as pessoas do mundo deveriam sentir isto como eu) e duas irmas e nao suporto quando qualquer uma delas, ou uma qualquer amiga minha sao descriminadas devido ao seu sexo. Depois porque como sabem, gosto muito de mulheres em geral (umas mais do que de outras, mas percebem o que eu quero dizer). Terceiro e mais serio, porque no contexto geo-politico actual, penso que as civilizacoes do mundo estao divididas em diferentes estagios de progresso. Falo essencialmente da divisao que tem trazido mais problemas politicos ultimamente, a fenda entre "ocidentais" (nao me posso definir como cristao) e muculmanos. Aqui penso que essencialmente o problema reside no atraso (e aqui sim, estou a defender hierarquias e acredito firmemente na superioridade da minha cultura relativamente ao Islao) de mentalidades relatiavamente a importancia de deus na sociedade e... o estatuto da mulher na sociedade. As sociedades muculmanas tem um grande caminho a percorrer. Talvez nem tao grande como isso. Valha a verdade, nos paises mais progressistas muculmanos, o atraso relativamente as estas questoes nos paises ocidentais mais atrasados (vide o caso portugues ou espanhol) nao e mais do que uns 50/60 anos.
Este genero de progresso e que tem de ser atingido e nao me parece que seja com celebracoes (que dificilmente serao permitidas nos paises onde o problema e mais serio) de dias internacionais que se atinja algum tipo de resultado concreto.
Lamento se segreguei muito veneno...
H.

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É de facto triste que tenhamos de ser lembradas desta forma. É de facto triste que (ainda) exista a diferença. Mas este dia existe à conta de poucos que segregam muitas, à conta das ideias dominantes, à conta de alguns pensarem ser melhores que outras...
Cabe-nos a todos fazer a diferença pela positiva e abrir espaço à igualdade. De género, de raça, de religião... Ou o progresso só se identifica com o que nós conhecemos e vivemos?
Fica o repto...

março 08, 2005 2:07 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Completamente de acordo... Sempre me fez "espécie" este dia (até pq em geral não sou gde apologista de dias comemorativos, geralmente mais manipulações comerciais importadas do que outra coisa qq). E também já desisti de partilhar esta opinião porque tb não recebo o melhor feed-back (mas nunca me acusaram de "machista", tvz por ser mulher)... De resto, acho tudo isto extremamente paternalista, e patético. É como um dia das "coitadinhas". Como se não bastasse ser mau o suficiente por ser um "Dia de...", em que no dia seguinte volta tudo ao mesmo, simplesmente ridículo. Enfim, chamem-me desmancha-prazeres.

CR

março 10, 2005 12:32 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home