Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

sexta-feira, maio 06, 2005

A exposicao Turner - Whistler - Monet

Foi muito fixe! Os tres tem percursos muito parecidos pelo que pude aprender na exposicao, que estava APINHADA de gente (mas consegui ver tudo com calma e decentemente - apenas a primeira sala foi mais complicada). Claro que a certa altura fiquei um bocado abismado com a interpretacao que especialistas dao a determinadas coisas. Por exemplo, numa das primeiras salas, estavam varios trabalhos do Turner que, vendo bem, podem ser interpretadas como uma serie de cores espalhadas (se quisermos ser mauzinhos, pelo menos) que nao tem ordem e nao mostram nada... Mais a frente, vemos uma das ultimas obras do homem, que aparentemente a critica nao gosta tanto. Mas pelo menos, define-se claramente um ceu, um mar e barcos no mar. O comentario do quadro indica que e uma obra bem mais abstracta do que aquelas de periodos anteriores... COMO?!?!?!? Se nas primeiras mal se distingue ceu de paisagem e na ultima claramente se vem as diferencas, como e que a ultima e que e a abstracta??? Enfim...
Relativamente ao Whistler, nao conhecia e fiquei surpreendido com os seus (falta-me o termo tecnico e nao tenho comigo o panfleto)... desenhos... (bolas, agora perdi uma chance para brilhar...)
Em todo o caso, toda a obra destes sujeitos alude muito ao Tamisa e concretamente (e nao penso que feito de uma forma apreciativa, apesar de tal ter dado muita discussao ate na altura, particularmente com o Whistler) a poluicao que no final do seculo XIX assolava Londres e o seu rio.
Outra coisa, estes tipo fartavam-se de viajar... E engracado ver as pinturas deles de diversos sitios ao redor da Europa.
Concluindo, valeu a pena ir!
H.

Etiquetas: