Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

segunda-feira, março 27, 2006

Manderlay


Manderlay é a segunda parte da triologia de Lars Von Trier que começou com Dogville, que conta as desventuras de Grace, a filha de um gangster na América dos anos 20. Mais uma vez, Grace (Bryce Dallas Howard - que vai ser Gwen Stacy em Spiderman 3!!!) é colhida pelo seu idealismo e estabelece-se em Manderlay, apoiada pelos gangsters do seu pai. Manderlay é uma propriedade onde a escravidão seguiu como se não tivesse havido guerra civil nos Estados Unidos e Grace tenta modelar aquela pequena sociedade de escravos e antigos donos da forma que acha melhor. Como sempre, quando tentamos moldar a realidade de acordo com a nossa vontade, as boas intenções nem sempre são premiadas da melhor forma.
Em termos de forma, novamente Von Trier opta pelo hiper-reducionismo, com as formas das casas marcadas no chão, praticamente nenhum cenário e tudo filmado em fundo preto ou branco, conforme é noite ou dia. Resulta muito bem, se nos convencermos que é um artifício estético que acrescenta alguma coisa ao filme. Distraimo-nos menos, mas eu desconfio que o Von Trier é é preguiçoso...
Nota final: ****

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Mr. Brightside said...

Bryce Dallas Howard revelada no fabuloso "The Village" de M. Night Shyamalan.

março 28, 2006 10:54 da manhã

 
Blogger Hugo Viseu said...

Que eu não vi... :(

março 28, 2006 11:39 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home