Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

quinta-feira, novembro 17, 2005

Medicamentos

Os meus medicamentos preferidos são a Aspirina e a Mebocaína. Sim, eu tenho medicamentos preferidos. A Aspirina é porque é tão eficaz contra dores de cabeça que, não raras vezes, tenho e pela forma rápida como actua, bem como pelas suas propriedades preventivas de problemas cardíacos. A Mebocaína é porque tenho frequentes problemas de gargantas inflamadas, irritações, alergias, etc, que são irritantes e ainda porque sabe bem.
Agora o que me leva a escrever este post esquisito. Fui a uma farmácia perto do hotel onde estou a ficar. Ou seja, fui a uma farmácia onde não conhecem a minha cara (apesar de na minha zona também não me conhecerem porque existem cerca de 8 ou 9 num raio de 3 quarteirões e eu não vou sempre à mesma) e disseram-me coisas novas.
Em primeiro lugar, que não devo tomar a Aspirina em jejum, o que faz todo o sentido dado tratar-se de um ácido e de eu saber que pessoas com estômagos frágeis não devem tomar (tenho o exemplo da minha mãe, que quando tomava Aspirina substituia dores de cabeça por dores de estômago). E eu farto-me de tomar Aspirina em jejum, principalmente quando são dores de cabeça devido a ressaca...
Em segundo lugar, que podia tomar Mebocaína de duas em duas horas. Ora, a primeira vez que eu tomei este medicamento, o farmacêutico recomendou um espaço de cinco horas entre cada vez que tomava isto. O que era manifestamente insuficiente quando a irritação na garganta é mais grave. Da segunda vez, alguém me recomendou de três em três horas, o que me parecia suficiente mesmo nos casos de maior irritação. A farmacêutica de hoje disse que deveria esperar DUAS horas entre cada aplicação, o que me parece exagerado. Deve dar para ficar com a língua dormente! Enfim, acho que no meio é que está a virtude e vou começar a tomar Mebocaína de 3h30 em 3h30 nos casos de maior irritação e de cinco em cinco horas quando não estou tão afectado. Como é mesmo? "De médico e louco todos temos um pouco"? Dr. Hugo dixit!

Etiquetas: