Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

Inglaterra - Franca num pub ingles...

O rugby e um desporto lindo!
Sempre gostei de rugby e sempre achei esquisito como muita gente nao gosta ou mesmo desdenha ou goza nas (cada vez mais) raras vezes em que um jogo passa na televisao portuguesa. Por aqui, o rugby e um desporto quase tao popular como o futebol. E ontem a Inglaterra jogou contra aqueles que talvez sejam os seus mais irritantes rivais no hemisferio Norte, a Franca.
Confesso que no rugby, raras sao as vezes em que torco pelos ingleses. Nas minhas complicadas escalas de preferencias desportivas, os ingleses so vem a frente das equipas do hemisferio Sul, com esporadicas excepcoes para os "All Black". Quando era mais novo, gostava da Escocia. Para ja, tem a bandeira mais "cool" do mundo, e depois o conceito de Escocia como entidade indenpendente da Inglaterra intrigava-me.
Nos ultimos anos comecei a gostar mais da Franca. E isto porque a dada altura os franceses eram os que tinham o jogo de maos mais desenvolvido do desporto. Como eu acho que e a coisa mais bonita que se pode fazer num jogo de rugby e driblar os adversarios com passes constantes e com velocidade, fiquei imediatamente fa deles.
Mas ontem estava a ver o Inglaterra - Franca num pub em Inglaterra. Fui ver com o Josh, que e americano. Logo, era apenas o 2o jogo de rugby da vida dele (sendo que o primeiro foi a derrota da Inglaterra a semana passada com Gales). Ele, como bom americano, despreza um bocado os franceses e estando em Inglaterra, penso que sentira um pouco mais de afinidade com os ingleses. Ja lhe tinha dito por alto que prefiro a Franca, mas nao arriscaria repeti-lo naquele local.
A Franca comeca o jogo a ganhar atraves de uma penalidade, mas os ingleses fazem um ensaio e a partir dai comecam a dar um baile de rugby aos franceses. Convertem o 2o ensaio e mais uma penalidade e eu comeco a ver que aquilo vai dar cabazada! Mas falham tambem penalidades... E a Franca nao. Na 2a parte, os franceses atraves de mais uma importacao (mas desta vez nao das colonias), um tal de Yashvili (tipicamente frances), marcam 5 penalidades e... ganham o jogo!!!!!
Confesso que a Inglaterra fez muito mais para ganhar do que a Franca (os franceses NUNCA tiveram hipotese de fazer um ensaio), mas o tal Yashvili estava "on-fire" e falhou apenas 2 das penalidades: uma foi ao poste (!!!) e a outra era em cima da linha de meio campo, e levava a direccao certa, mas foi com pouca forca. Ou seja, brilhante! O josh comentava que ele podia ir para o Futebol Americano fazer pontapes, ganhar milhoes e ainda voltar a tempo para o torneio das 6 nacoes... Nao me parece que um frances o quisesse (mesmo importado da Georgia ou outro que tal).
Resumindo, tive a minha diversao... apesar de nao poder comemorar abertamente a derrota dos ingleses. Mas foi curioso ver como o pessoal daqui vibra intensamente com o desporto! Tal como deveria ser em todo o lado!
H.

Etiquetas: