Conversa, futebol, cinema, música, viagens, banda desenhada, culinária e as coisas estranhas que acontecem na minha vida.

segunda-feira, fevereiro 27, 2006

15 minutos de fama - Élian Gonzáles


As figuras que de forma fugaz marcaram um período.
Élian Gonzales emigrou ilegalmente de Cuba com a sua mãe quando tinha apenas cinco anos. A sua mãe, juntamente com mais dez emigrantes ilegais, morreram na travessia. O rapaz foi resgatado por pescadores americanos que o entregaram a um tio-avô residente em Miami.
Quando o seu pai, residente em Cuba pede que este seja entregue à sua custódia, inicia-se uma batalha judicial condicionada pelas relações internacionais "difíceis" entre os Estados Unidos e Cuba. A parte família do "pequeno Élian", como eu me lembro de ele ser chamado nos meios de comunicação portugueses, residente nos EUA tenta que o menino possa ficar no território. O resultado em entregar a criança descamba numa extrema acção de justiça parental com uma equipa de 8 elementos da SWAT (a polícia de choque local) a invadirem a casa e recuperarem a custódia da criança que foi posteriormente devolvida ao pai.
Élian Gonzáles tem agora 13 anos, vive em Cardenas, perto de Varadero onde o seu pai trabalha numa estância turística. Diz-se feliz e considera Fidel Castro "mais do que um amigo, um pai".

Etiquetas:

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eventualmente em português significa, em última análise, talvez. take care!

março 01, 2006 10:43 da manhã

 
Blogger Hugo Viseu said...

Demasiadas linguas na minha cabeça, pelos vistos. Vou editar o post. Obrigado pelo comentário.

março 01, 2006 11:37 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home